Pular para o conteúdo principal

Advogado do caso Isabella critica juiz por impedir tv no júri

Roberto Podval dá entrevista sobre o julgamento.

O criminalista Roberto Podval (foto), 44, defensor do casal Nardoni, criticou em artigo na Folha de hoje o juiz Maurício Fossen, sem citar o nome dele, por ter indeferido o pedido para que o julgamento de seus clientes fosse televisionado. Ele lembrou que STF (Supremo Tribunal Federal) já transmite as suas sessões.

Na madrugada de 27 de março, Fossen anunciou a condenação de Alexandre Nardoni, 31, e de sua mulher Anna Carolina Jatobá, 26, pela morte em 2008 de Isabella, 5, filha do réu e enteada dela.

O advogado argumentou que, com a transmissão do julgamento, a opinião pública teria “outra visão” do caso, havendo, assim, uma contraposição ao clamor pré-julgatório “que se acumulou durante dois anos, entre a morte da Isabella e o início do julgamento.

“Como esperar neutralidade de jurados que passaram dois anos sob cobertura jornalística pouco técnica, embora legítima e cada vez mais profissional?”

Por isso, escreveu Podval, a decisão do juiz em não autorizar que as emissoras de TV acompanhassem ao vivo o julgamento “pareceu sem sentido, simbólica de um desajuste entre a instantaneidade dos meios de comunicação e o anacronismo de certo pensamento jurídico”.

“O surpreendente é que, tendo negado nosso pedido, o juiz autorizou a transmissão da sentença, ao final do julgamento, por microfone e caixas de som instaladas na rua. O público não pôde acompanhar a defesa, mas, sob fogos de artifício, ouviu a condenação ser proferida, acirrando os ânimos e sentimentos mais primitivos dos populares ali presentes.”

Podval terminou o artigo com a afirmação de que “quanto mais prejulgados forem os acusados, mais efetiva defesa merecerão”.

> Íntegra do artigo.  > Caso Isabella.

Comentários

Denise Campos de Toledo disse…
Este caso é muito estranho. Recentemente a esposa do promotor foi guinchada para uma promoção a cargo de chefia.Existe algo envolvendo gente poderosa,pedofilia, um tenente da PM que suicidou-se, uma mãe estranha, inicialmente fria e depois pop star midiatica.
Estranhas imagens harmonicas horas antes no supermercado, outros laudos não foram considerados, o forum não foi isolado o que permitiu, gritos e até agressões aos advogados de defesa, jurado que cochilou.Tudo um festival bizarro de uma justiça corporativa,nepótica,corrupta em quem não podemos confiar,
Anônimo disse…
O julgamento coincidiu com o final do BBB da rede globo, o que deve ter confundido a população que ávida por julgar, entrou no oba-oba da mídia.Uma vergonha pra nossa justiça.

Wander
Anônimo disse…
Concordo com o advogado. O povo brasileiro é estúpido. O que a televisão empurrar como verdade eles vão engolir.
E não precisa ser especialista para saber que esse caso, como outros foram pré-julgados.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)