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Agência de viagens diz ser pateta a criança que não for à Disney

crianca-pateta
A agência de viagens Trip&Fun expôs ao constrangimento crianças de pelo menos dez escolas na Grande São Paulo onde fez marketing de uma excursão.

Ela fotografou estudantes ao lado de um boneco do Mickey Mouse que segurava um cartaz com as inscrições: “Se eu não for para a Disney vou ser um pateta”. [reprodução acima]

A excursão de 13 dias custa a partir de R$ 5.216.

Talita Bedinelli, da Folha, localizou uma mãe, a pedagoga Roberta, 40, que ficou indignada com a agência e com o Liceu di Thiene, em São Caetano, pelo abuso da publicidade.

Roberta disse que sua filha se sentiu envergonhada por ser uma das poucas de sua sala que não vão viajar. Ela pretende processar a Trip&Fun.

A agência e a escola afirmaram que o cartaz do Mickey é “uma brincadeira”.

Uma brincadeira lucrativa para a agência e possivelmente também para as escolas, que costumam receber gratificações em troca desse tipo de marketing. Cerca de mil crianças farão a excursão nas férias, em julho.

João Lopes Guimarães Júnior, promotor de Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo, afirmou que, como se não bastasse o bullying, agora as crianças, com o apoio de escolas, estão sendo submetidas a este tipo de abuso psíquico e moral, em desrespeito, inclusive, ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

“Como é possível preservar a imagem da criança com esse tipo de publicidade?”

O inquérito público abriu inquérito para investigar a publicidade tida pelo órgão como abusiva e discriminatória.

> Campanhas publicitárias polêmicas.   > Violência contra criança.

Comentários

Anônimo disse…
É o capitalismo, meu povo! Como diria Millor - "é preciso ter cuidado com as iscas capitalistas..."
A ética já foi pro espaço faz tempo.

Wander
fernando beltrao disse…
Ainda seremos devorados por esse consumismo estúpido! O pior é que os próprios pais são vítimas de coisa semelhante, na medida em que são levados a disputar entre colegas de profissão quem tem o carro mais caro ou quem mora no “melhor” condomínio ou ainda quem comprou mais na última viagem ao exterior (diga-se, viagem a Miami, Nova York ou Paris, sempre!).

Por que a criança ficou com vergonha? Vergonha de quê? De não possuir dinheiro suficiente para consumir um produto supérfluo? De mostrar para os coleguinhas que sua família não tem condições de pagar uma “simples viagem a Disney” (que pode ser financiada em infinitas prestações)? Acho que está na hora de dizer, pelo menos uma vez por semana (o ideal é uma vez ao dia, como remédio), “filho, este produto é é supérfluo, é inútil e nós, seus pais, não concordamos que você seja enganado gastando dinheiro com isso” ou então, “filho, não podemos comprar tal produto porque nosso dinheiro precisa ser bem administrado, sem exageros, sem atropelos” ou talvez: “filho, não sou mané, nem pateta para me endividar durante um ano por conta de uma viagem de poucos dias, tá ligado?”

Se 80 das crianças vão viajar, é porque a viagem deve ser muito importante, não é? Claro que não. É preciso mostrar o quintal às crianças; é necessário brincar com elas no parque; é urgente ler estorinhas para elas. Elas são crianças e precisam, sim, do nosso tempo, da nossa atenção, da nossa boa influência. Como não podemos (ou não queremos) gastar nosso tempo com elas, gastamos o dinheiro e lhes destruímos a alma, aos poucos.
Anônimo disse…
Deus me livre mandar minha filha numa excursão dessas... Ano passado, uma adolescente voltou de lá morta!!!!
Essas agências só pensam no lucro!!! Passam por cima de moral, de sentimentos... E manipulam ciranças e adolecentes.
Eu ainda me lembro da mãe que perdeu sua filha (De São caetano se não me engano) chorando e dizendo que ninguém deu a mínima para ela quando ela perguntava o que estava acontecendo.

Deixaram a menina morrer.

Por que? Porque ela era apenas mais um número.

$$$

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