Pular para o conteúdo principal

Gracie mantém prisão de acusado de furtar R$ 10,95

Ministra Ellen Gracie, do STF.

 

A ministra Ellen Gracie (foto), do STF (Supremo Tribunal Federal), negou liminar que concederia habeas corpus a S.M.V. – um acusado de ter furtado cinco blusas infantis no valor total de R$ 10,95. Ele já devolveu as roupas à vítima.

Na prática, Gracie manteve a condenação ao acusado de prisão de um ano a seis meses a ser cumprida em regime semiaberto. A sentença de primeira instância já tinha sido confirmada pelo TJ (Tribunal de Justiça) do Mato Grosso do Sul e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A Defensoria Pública tinha encaminhado pedido de liminar ao STF com o argumento de que S.M.V. é acusado de furto de roupas de pouco valor e que, por isso, sua conduta é “materialmente inexpressiva”.

Contudo, Gracie, a relatora do caso naquela instância, considerou os “maus antecedentes” do acusado “na prática de crimes contra o patrimônio”. A não concessão do habeas corpus, portanto, segundo ela, “encontra-se devidamente motivada”.

A informação é do site do STF, que não diz quais são os antecedentes do suspeito.

Em 2008, o banqueiro Daniel Dantas, acusado de golpes bilionários, foi preso por determinação do juiz Fausto De Sanctis, da Justiça de São Paulo.

Mas o banqueiro ficou poucas horas atrás das grades: ele obteve do ministro Gilmar Mendes, do STF, um habeas corpus em tempo recorde.

> Rigores da Justiça contra pequenos delitos de pobres.

Comentários

Anônimo disse…
Um absurdo, além de um contrasenso, ilógico, porque mantêm-se agrilhoado ao velho paradigma de que "tanto faz roubar uma agulha, quanto um avião, TUDO É ROUBO"; MAS NA PRÁTICA ENTENDA-SE: "LADRÃO DE AGULHA É PRESO E DE AVIÃO É SOLTO"...Pra que pobre roubará um avião se anda de bicicleta? Ladrões de avião são ricos, e roubam esquadrilhas inteiras e ninguém tem coragem de enfrentar a verdade que, TODO UM SISTEMA DE DEFESA E O PRÓPRIO ESTADO, são acionados segundo o quanto PODEM GASTAR com advogados, propinas a magistrados, favores, benesses políticas, e outras evidências da plutocracia reinante! Furtar é crime, não obstante o ínfimo valor do objeto, QUEM PRECISA DE CIÊNCIA JURÍDICA PRA ENTENDER ISSO? O que não podemos entender é a prostituição descarada com que a Justiça vende o valor sagrado do direito, violando-o por uma inversão do princípio da igualdade: ela favorece nitidamente aqueles que JÁ SÃO CONSIDERADOS MAIS que os outros, portanto, NÃO IGUAIS; enquanto aos desiguais, considerados FORA E EXCLUÍDOS, ela, inflexível, sanciona OS RIGORES DA LEI...Fere, assim, a equanimidade, outra consequência lógica da igualdade, A PROPORÇÃO. Para um pobre, a quem foi negado o benefício do imposto por todos pago, de maneira que nem pode contribuir, quando é pego em fraude, furto ou desonestidade de pouca monta, proporcional à sua estatura econômica e social, A JUSTIÇA É IMPLACÁVEL, DECRETA PRISÃO. Aos que nos expropriam-nos A TODOS, e EM ALTÍSSIMA MONTA, proporcional à nababesca vida em que vivem sob nossas expensas, A LIBERDADE. Onde está a imparcialidade? Pura hipocrisia, pois ao rico, o bom ladrão, apontam o paraíso, e ao pobre, o mau ladrão, os tormentos do inferno. Talvez por isso Cristo morreu crucificado entre os dois.
Anônimo disse…
Na verdade, a ministra decidiu exemplarmente.O cidadão deve ser ladrão contumaz,logo o princípio da bagatela não deve ser usado para acobertar infrator.O que me causa espanto é que as pessoas não pensam no delito em si, usam outros exemplos para justificarem um crime.Ora, graças essa eficiente lógica preferida dos bandidos é que o Brasil está moralmente destruido.Furto é furto,devemos rechaçar qq conduta contrária a lei( e consequentemente à sociedade).É criminoso vender a toga, premiar bandidos, tratar com rigor pobre e com afagos o rico e, especialmente, justificar erros com outros erros.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...