Pular para o conteúdo principal

Educadora negra diz não gostar de brancos em bloco afro

ile-aye A professora Ceres Santos afirma estar preocupada com a decisão do bloco afro Ilê Aiyê de aceitar brancos pela primeira vez em sua apresentação no Carnaval de 2010.

"Ainda não fiz uma avaliação aprofundada desse fato, mas posso dizer que não é algo que me agrade”, disse a professora da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) ao Uol Notícias.

O bloco Ilê Aiyê foi criado em 1974 para divulgar a cultura afro-brasileira. Surgiu no Curuzu-Liberdade, bairro de Salvador cuja população de 600 mil pessoas é composta por negros, na maioria. Em seus primeiros anos, chegou a ser acusado de estimular o racismo por não admitir brancos como associados.
A letra do 'Eu sou Ilê', o hino do bloco, se refere ao negro como "o mais belo dos belos".

Na quinta-feira do Carnaval, na abertura oficial da festa, o bloco vai sair com ala de sambistas brancos com o nome de "Eu Também sou Ilê".

Diz Ceres: "Acho tudo muito estranho. Não gosto dessa medida".

Antônio Carlos dos Santos, presidente do bloco, não se abala com o estranhamento de Ceres e de outros militantes negros que se querem de um lado e os brancos, de outro.

Ele disse que o objetivo do bloco é chamar a atenção para as injustiças contra os negros, mas o Ilê Aiyê não é separatista.

"Em nossos projetos sociais, não discriminamos. Atendemos crianças brancas, louras, negras", diz.
Ele tem o apoio de militantes como Ana Rosa Azevedo.

"Sou negra e acho essa decisão maravilhosa. Precisamos caminhar para a igualdade de modo que em breve não haja necessidade de políticas de reparação [aos negros]".

> Casos de racismo.

Comentários

Anônimo disse…
Ela só está reproduzindo o tipo de racismo que os brancos fazem com os negros.
Thiago disse…
É uma pena, porque como podem se dizer contra o racismo se também praticam racismo?

Não aprovo nenhum tipo de racismo.
Anônimo disse…
Sistema de cotas para brancos no Ilê!
Renata Ponce disse…
Ela está se igualando a esses brancos racistas que diferenciam a cor da pele como se fosse algo de outro mundo. Pena que ainda exista esse tipo de preconceito até entre os negros,e ela é uma educadora.
Anônimo disse…
Sempre soube que os negros são muito mais racistas que os brancos.Tenho uma amiga negra,que é muito espirituosa.Um dia,estávamos no transito,quando um ciclista,negro se atirou na frente do meu carro.Imediatamente ela disse:-Deixa que eu xingo.Eu posso p q tambem sou negra.Voce só vai ganhar um processo nas costas.
Anônimo disse…
Por isso não confio nem mesmo nos educadores e na educação, atualmente ela se tornou tendenciosa, nunca conseguirá acabar com o racismo, só vai impulsioná-lo de alguma outra forma.
Anônimo disse…
Quer dizer que racismo contra branco podia?
Por que o Ile pode discriminar? Não é crime?
Anônimo disse…
fico me imaginando o que seria se tivesse um "bloco ariano" resgatando as raizes da "colonização alemã"
Kiara disse…
Bom, já guardei o nome dessa mulher. Porque se meu filho estudar numa escola ou universidade em que ela der aulas, eu o tiro de lá na mesma hora.
Anônimo disse…
Hummm, onde esta a punição para essa "educadora"?? Ou as punições por crime de racismo é só para os brancos?? Onde esta a igualdade de Direitos??
Anônimo disse…
Quem é mais RACISTA? Discriminador? Mas o "branco" que discrimina é processado, e o negro racista? Ah, sim, desculpe a política nacional de COTAS permite isso. Por acaso quantos são os negros casados com "branquelas"? Desculpe(2): Branquela é discriminatório, digo, "lourinha". Assim está certo?
Anônimo disse…
Tenho muitos amigos e trato-os por nome. Sejam eles descendentes orientais, afros, europeus, etc. A partir do momento que começar a -V-E-R- sua cor estarei sendo RACISTA.
Anônimo disse…
Fico imaginando o que aconteceria se houvesse um setor da Oktoberfest onde só pudessem entrar brancos.
Anônimo disse…
Oktoberfest só pra brancos.

Orquestra Só Branco sem preconceito.
Anônimo disse…
A decisão do Ilê Ayê foi muito boa. O Presidente do Bloco está dando o exemplo do que fazer para acabar com o Racismo.
Oliday disse…
As pessoas precisam estudar,ler sobre o assunto.Foi positiva a decisão do ILÊ.
A sociedade brasileira é desigual,machista,homofóbica e profundamente racista.Para por o racismo em prática é necessário ter poder e o negros estão fora do poder.Os blocos brancos da Bahia que eliminam negros sutilmente com o preço das fantasias não são mencionados.A professora com olhar atento talvez tema a perda do espaço de negros no ILÊ .
Queremos mais negros na TV, nas UNIVERSIDADES PÚBLICAS,NOS CARGOS DE CHEFIA...NÃO SÓ NO CARNAVAL.
Anônimo disse…
Eu tambem nãspo gosto de pessoas brancas
Anônimo disse…
Eu sou negro e quer saber ,esse negocio de bloco afro é uma palhaçada dos infernos e nao sou o unico a pensar isso.
Anônimo disse…
Então diga para os negros estudarem.
Unknown disse…
Sou branca sou baiana desde pequeno eu ia para o ensaio do Ilê que
era no carmo cresci no meio de vocês não posso ser tratada com indiferença Eu tenho um amor muito grande pelo Ilê aiye sou do candomblé eu acho que todos os baianos que fosse branco que fosse sarar a que fosse nego Moreno mulato deveria ter o direito de participar do do carnaval do Ilê aiye

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Por que Câmara só tem símbolo do cristianismo? Vereadora defende representação do Exu