Pular para o conteúdo principal

Pondé: 'Não há nenhuma grande inteligência em ser ateu'

Título original: Budista light

por Luiz Felipe Pondé
para Folha

ateunoceuO "assunto Deus" é complicado. Em jantares inteligentes, é mais fácil você confessar que faz sexo com dobermans, prova de que seu gosto ultrapassou formas sexuais conservadoras. Mas, se falar sobre Deus, há risco grave de que não te convidem mais. E aí nunca mais aquela cozinha vietnamita. Melhor se dizer um budista light.


Mas a mania que muito religioso tem de achar que tudo na vida se deve a Deus (ou similares) é um saco! Isso fala mais de sua preguiça e medo do que de Deus.

Entendo o bode dos ateus com essa gente. Para mim, essa conversa é semelhante ao papo de que você tem câncer porque não resolveu adequadamente seus conteúdos emocionais. Ora bolas, isso quer dizer que, se todo mundo um dia for feliz, ninguém vai ter câncer? Ou que, pior, além de ter câncer, você é um babaca responsável pelo câncer porque não fez terapia? Conheço gente que se diz ateia (e com isso se acha mais inteligente, como de costume) e acredita nessa baboseira de que o amor cura câncer.

Mas, desculpe-me, ateísmo é coisa banal. Quando eu tinha oito anos era ateu. O ateísmo é óbvio (por isso comecei a desconfiar dele), diante do lamentável estado da vida: somos uma raça abandonada (Horkheimer). Ateísmo não choca mais ninguém (pelo menos quem já leu uns três livros sérios na vida), porque ateus já são vendidos às dúzias em liquidações. E mais: ser ou não ateu não diz nada acerca de como a pessoa se comporta com os outros (ao contrário do que muitos ateus e não ateus pensam). Existem canalhas de ambos os lados do muro.

Deus, como se diz em filosofia, "é uma variável sem controle epistemológico", isto é, não se testa Deus em um laboratório.

Mas, antes, uma pequena heresia.

Mais chocante hoje é alguém confessar que não crê no aquecimento global, pelo menos na versão que aconteceu nesse espetacular concílio bizantino em Copenhague, reunindo toda a gente legal do mundo.

Confesso minha fraqueza: sou um herege, não acredito que meu pequeno carro aqueça o planeta, mas já estou pagando mais imposto por isso e tenho certeza de que outros virão. Acho essa história uma mistura de ego inflado (disputamos com o Sol para ver quem aquece mais?) e tédio (que tal salvar o planeta? A vida está tão chata na Dinamarca!). Meu cachorro anda triste? Deve ser o aquecimento global.

Sei que dizem que é fato científico, mas, para mim, que sou um medieval, só acredito na ciência quando vem no formato de resultados de exames do Fleury ou do Delboni, e não quando tem a ONU no meio e gente ganhando milhares de euros salvando o planeta.

Para mim, Copenhague foi aquele tipo de concílio onde se discutia se a roupa de Jesus era dele ou não. Temperamentos autoritários gozaram de tesão em Copenhague.

E o ateísmo? A constatação de que o mundo é péssimo e, por isso, Deus não deve existir é razoável. A primeira vez que isso me ocorreu foi quando descobri que existiam colegas mais felizes do que eu na escola, e aí eu julguei o mundo injusto. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso. Qualquer golfinho consegue ser ateu.

Anos mais tarde, fosse eu uma dessas pessoas legais que creem no marketing do bem, concluiria que o mais justo seria que todos fossem igualmente felizes, e aí Deus teria sido democrático. Graças a Deus nunca passei pelo ridículo de pensar assim. Quanto a Deus ser mau, concluí que melhor seria mesmo considerar o universo indiferente e cego e mecanicamente cruel. Naquele dia, tornei-me um trágico (antes de ler Nietzsche ou Darwin).

Poucos ateus não são descendentes de uma criança infeliz e revoltada (e, veja, 110% das crianças, esses pequenos lindos monstros malvados, são infelizes porque sempre existem crianças mais felizes do que você).

A prova disso é que ateus gostam de falar mal da igreja (nunca superaram aquela freira azeda), de Deus (esse malvado que não me fez mais forte), ou do pai judeu (que me obrigou a só namorar judias).

Ou acham que, se formos todos ateus, o mundo será melhor. Se você é assim e tem orgulho de ser ateu, você é um rancoroso.

Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton): na Natureza, na História, na Ciência, na Dinamarca, em Si Mesmo. Essa última crença, eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona.




Descrentes em Deus têm QI mais alto, afirma estudo

Artigos de Luiz Felipe Pondé

Comentários

Anônimo disse…
Paulo, parabéns pelo texto, muito bom, como sempre.
Agora me permita discordar em alguns pontos.
Acredito que nem todos os ateus escolhem ser ateus devido aos motivos citados.
Não me considerava menos feliz, não sofri nenhuma razão citada no texto, e acho que ao contrário do texto, eu, assim como todos os outros ateus, escolhi sair da obviedade.
Sim, pois Deus é regra, não excessão, portanto ser ateu é uma decisão pensada, ao contrário do que diz o texto.
Isso é fato, ao menos para os humanos.
Escolhi ser ateu não somente por não acreditar em Deus, mas por acreditar que Deus, se existisse, não seria o 'cara vendido a torto e a direito' com colocações tão burras e diferentes entre si.
Notar o poder que Deus exerce na vida das pessoas é outro motivo para ser ateu, não há fatos, nem dedo mindinho crescendo no amputado, mas há cura de cancêr, AIDS e etc.
Ainda assim, precisam de médicos.
A lógica te obriga a ser Ateu, ou ao menos agnóstico, é assim que eu entendo.
Ainda assim concordo com o título do texto, não há nenhuma grande inteligência em ser ateu, mas há uma grande burrice em não questionar, principalmente em não questionar Deus.
Jack Waters disse…
Falando por experiência própria, como ateu, não me encaixo no perfil citado: Não me considero mais inteligente, nem mais feliz, nem mais infeliz que ninguém.

Não acredito em qualquer besteira, pois cheguei ao ateísmo através do ceticismo, e não, como o senhor generaliza, por constatar que o mundo é injusto ou porque odeio as religiões. Ao contrário, busco aprender os bons ensinamentos de cada religião, desprezando apenas a fé.

Não fui uma criança revoltada e infeliz. Minha infância foi maravilhosa, obrigado. Tambem não sou ateu para "chocar" ninguem, nem parecer mais sábio. Considero-me uma pessoa livre e feliz, um eterno estudante da natureza e do ser humano, e não abro mão do meu poder de questionar, de aprender, de ousar, de ter todos os tipos de pensamentos "pecaminosos", de buscar a compreensão do universo e de nós mesmos através da ciência, e não da fé.

Tenho minha ética e minha razão para me guiar, não dependo de medo de castigos eternos ou ambição de uma recompensa e, se tenho consciência social e ambiental, estas provém da educação que recebi, e não de livros sagrados ou pregadores.

Finalmente, ressalto que não sou o único com as características supra-citadas. Apesar de concordar de que existem canalhas de ambos os lados (e como existem ateus canalhas!), a grande maioria dos ateus que conheci - e foram muitos - apresentam muitos pontos em comum, como o respeito às diferenças, a liberdade de pensamento e expressão, a solidariedade, a ética, a ternura e a educação.
Paulo Lopes disse…
Anônimo das 11:46: o texto não é meu, mas de Luiz Felipe Pondé, que se apresenta como filósofo. Inicialmente, por um descuido, o texto foi publicado sem o devido crédito.

O discurso do Pondé assemelha-se com o de ateus. Mas até certo ponto, como fica claro neste artigo.

Talvez para não ser tomado como ateu, Pondé faz, neste texto, várias provocações aos descrentes.

Pondé escreve bem, mas, ainda assim, parece-me que ele se rende fácil a uma frase de efeito -- gosta de chocar talvez para manter sua fama de polemista.
Anônimo disse…
lixo.
Unknown disse…
Olha, há tanto ateus mais inteligentes quanto cristãos mais inteligentes. Mas o que eu acho que difere ateus de crentes é o fator "pé no chão". Mas percebo que religiosidade não implica em inteligência, e sim em como você encara o mundo: se de forma mais terrena, ou, de forma mais "Harry Potter".

Diz-se lá que quando tinha 8 anos era ateu. Eu tenho 16, sou ateu desde os 13. Mas o criador desse texto certamente não foi ateu de verdade. Me permita explicar: ele estava apenas com raiva da vida por nada se adequar ao que ele quer. Com 8 anos se tem raivinha fácil mesmo, se é mimado, e com isso, por não conseguir o que quer, acabou se dizendo "ateu" por raivinha de deus.

Mas com ateus como eu é o contrário, entende? Eu não fiquei com raiva de nada, eu não tive motivos pessoais para me tornar ateu nem nada disso. Eu simplesmente pensei no assunto, e à medida que o tempo foi passando, a opinião foi sendo formada. Uma vez formada, me vi ateu. A partir daí, só pratiquei mais o meu ponto de vista. Eu não escolhi ser ateu, afinal, ser ateu não é uma escolha. Não é como se você imaginasse "cristianismo à esquerda, agnósticos no centro e ateus à direita... bem... eu escolho... ma-mãe man-dou eu es-co-lher es-se da-qui", claro que não. Você simplesmente é ateu. Por exemplo: você escolheu ser homem? Não, simplesmente é. Escolheu ser humano? Não, simplesmente é. É assim, simplesmente.

Mas uma coisa é certa: os grandes passos da humanidade se devem a ateus, porque somos opostos ao pensamento comum da sociedade, e é sendo oposto que há conflitos de pensamentos e se chega a um consenso do que é melhor, e também, se vai contra aquilo que se julga certo que na verdade é errado.
Anônimo disse…
Você tem sérios distúrbios mentais!Ao que me parece, regrediu desde os teus 8 anos de idade!
Douglas Farias disse…
Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton): na Natureza, na História, na Ciência, na Dinamarca,... Uma Pessoa que fala que a ciencia e besteira, não sabe o que diz!
Anônimo disse…
materia lixo detected!
lenny disse…
desculpe-me mas vendo você falar desta maneira da para ver que vc nao conhece os argumentos ateistas

e tambem não me concidero rancoroso ou mais feliz ou menos feliz que outras pessoas

eu apenas penso, logo sou ateu
Paulo Lopes disse…
Observo, mais uma vez, que o autor do texto é o Pondé, e não eu.
Zeh disse…
Olha... Um texto um tanto interessante.
Então, a início da minha pequena crítica, coloco esta citação:
"Acreditar em Si Mesmo. Essa ultima é a pior, é cafona e bla bla bla". Bem, este é o tipo de texto que se joga ao ralo. Pois no final o escritor atesta que nem sabe o porque de estar perdendo seu tempo escrevendo uma ideia sua, sendo que nem ao menos acredita nela. Afinal, ele é uma pessoa que não acredita em si mesmo.

Ele demonstrou-se rancoroso. Uma pessoa que se culpa por impotência. Seu antigo modelo de perfeição não se encaixou ao mundo, e ele nem ao menos fez por onde

Um texto visando polêmica, pois como quase todo texto deste tipo (parece ter virado moda), a falta de parcimônia é evidênte. Talvez seja esse um texto para extravasar.
Helton Azevêdo disse…
Achei seu texto fantástico, apesar de ser ateu e filiado ao Greenpeace, rsrsrsrs... Um abraço!
ANTÔNIO NUNÊS! PAH
Unknown disse…
cara, eu entendi o ponto dele, mas ele acabou generalizando e falando merda tanto sobre ateus, quanto de filosofia, e como se não bastasse, do aquecimento global.

"Poucos ateus não são descendentes de uma criança infeliz e revoltada (e, veja, 110% das crianças, esses pequenos lindos monstros malvados, são infelizes porque sempre existem crianças mais felizes do que você). "

Oo nesse trecho ele deixou bem claro q estava flndo de si própio... aos 8 descobriu q era infeliz (porque o gramado do vizinho sempre é mais verde) virou ateu só de raivinha, pelo visto continua sendo infeliz e acha q td ateu é igual a ele... Não tem coragem de admitir sua infelicidade então fla da suposta infelicidade dos outros! ahhh! não aguento... gente sem noção é "Ó".

"(e, veja, 110% das crianças, esses pequenos lindos monstros malvados, são infelizes porque sempre existem crianças mais felizes do que você). " - E, "oh, meu Deus!" será q esses dados tem algma base, ou foram só mero delírio de um infeliz desocupado... como td o resto do texto?
Unknown disse…
E desculpe Walker Matos, mas o fato de ser ateu é uma escolha sim...

Se vc nasceu homem ou mulher, não dependeu de vc... mas cada um escolhe se vai acreditar ou não em algo.
Anônimo disse…
hahaha o ápice de inteligência do cara foi aos 8 anos de idade.
Zeh disse…
Desculpe-me postar novamente. Mas queria acrescentar a possibilidade deste texto ser todo uma irônia, que pelas suas afirmações a ser julgadas por "absurdas", induz ao leitor pensar exatamente de forma contrária ao texto.
De qualquer forma, ainda acho um texto a não ser considerado confiável, pois suas afirmações são presunçosas e sofistas.
Cedric. disse…
Não pense que todos passaram por suas frustrações. Nenhuma crença implica em inteligência ou burrice, o que o faz é como se atingiu essa crença. E pelo visto, o modo que você passou a desacreditar em deus é atestado de sua ignorância.
Passar bem.
Maurício disse…
E eu assisti Religulous, obrigado.
Deveria ter comentado mais cedo
,enquanto existia um debate
ON-LINE,QUEM SABE NA PRÓXIMA,.PS:Paulo Roberto Lopes, Post mais materias iguais a esta..OBRIGADO!
Bury disse…
Fica, nos comentários aqui presentes, que registram a reação indignada de "ateus" que não sacaram a ironia das palavras de Pondé e vestiram facinho a carapuça da mediocridade, a maior prova de que o cara sabia muito bem aquilo que falava.
Lucio Ferro disse…
Este texto é um lixo, o cidadão acha que as experiencias pessoais dele valem para o mundo todo. Concordo totalmente com as refutações dos comentaristas anteriores.
Anônimo disse…
Não tive muita paciencia pra ler os comentários, mas farei o meu: Paulo Roberto: parabéns por disponibilizar o texto, adoro o Pondé. Ainda sim concordo contigo: ele gosta de provocar uma polêmica, talvez goste dele exatamente por isso...
Profissionalmente sei que a leitura é sempre subjetiva, alguns me pareceram ofendidos por serem ateus e outros por não o serem... Hilário: a mim, parece que o Pondé critica justamente esse preconceito baseado na religião. A mim pouco importa a religião de alguém, até mesmo a minha, o que vale mesmo é a conduta ética de uma pessoa e não o Deus para o qual ela reza.
As pessoas deveriam deixar de acreditar que a sua visão do mundo é a correta: seja ele ateu, católico, budista, evangélico...
Bruno M. Vargas disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Anônimo das 20:29: de maneira geral, também gosto dos polemistas, como o Pondé, que é um iconoclasta.

Mas menos por eles e mais pelas fortes reações que suscitam, as quais revelam o que as pessoas têm de melhor e de... pior.
Daluz disse…
Texto ruim, meio prolixo e sem abordar nenhum ponto realmente, discutir o ateísmo pela internet não dá certo, seria necessária uma habilidade literária grande, uma mente organizada, uma paciência incrível e tempo, muito tempo. Falando pessoalmente eu até me presto, mas faz muito tempo que não encontro ninguem disposto a conversar sobre esses assunto e agora que os que eu encontrei ja são ateus tambem acho que vai demorar muito mais pra eu voltar a ter essas conversas.
Anônimo disse…
Deus é mais
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anderson disse…
Aff... acreditar em "deu$" é melhor que acreditar em si mesmo? Das duas uma: ou você é louco ou você é burro.

Mais burro ainda é quem elogia uma matéria inútil dessas, que de uma maneira conservadora e ridícula critica o ateísmo. Você não vê que perdeu seu tempo? A sociedade já vê com maus olhos os ateus, não seria necessário criticar-mos. Pelo menos eu não me importo de voces continuarem burros, ignorantes e acomodados, mas acho q voces querem nos converter a todo custo. Parece que realmente nosso dinheiro está fazendo falta para a igreja de voces né?
Unknown disse…
Julie, ser ateu não é uma escolha, como eu disse lá em cima. Ser ateu depende de como você encara o mundo, partindo direto de seu próprio pensamento, e não apenas uma escolha, pois escolhas podem ser mentirosas, posso escolher ser ateu mas ainda acreditar um pouco em deus, portanto, não seria ateu na verdade, porque fiz escolha e não abandonei o que foi impregnado dentro de mim. Entendeu?
É só interpretar.

Mas esse texto, como disseram, mostra realmente que o cara num sabe como funciona o pensamento ateísta, e ainda quer nos "apedrejar" por pensarmos diferente daquilo que ele julga ser certo e verdade. Sou mente aberta e sempre que querem conversar comigo sobre o assunto eu converso, sem abaixar o nível, falo com calma, e sempre acabo por ser respeitado. Só não serei se a pessoa for demasiada ignorante.

Como disseram no Orkut sobre essa matéria "se ser ateu num choca mais, por que escreveram essa matéria?", né.

Apenas pensamos diferente, só isso. Somos mais terrenos e naturalistas.

Eu realmente não entendo por que as pessoas que seguem uma religião, acham que justo ela está certa e que todas as outras dezenas, e por que não centenas de religiões do mundo estão completamente errada, uma vez que se deve ter consciência de que as pessoas das outras religiões pensam exatamente isso sobre a sua, e que se você nascesse em outro lugar do mundo, como a Arábia Saudita, você seria do Islã.

"O ápice da inteligência do cara foi com 8 anos de idade" foi realmente esculachante! Hahahaha!

Mas uma coisa é certa... pelo menos o Paraíso dos islamistas é mais bonito do que o Paraíso dos cristãos. O Paraíso dos cristãos é ficar sentado numa nuvem com edifícios de material desconhecido... o Paraíso islão, pelo menos, é um belo oásis que, pelo menos, há virgens te esperando. :D
Anônimo disse…
GENIAL '
Adrien Nader disse…
Eu fui uma criança completamente feliz e mimada pelos meus pais CATÓLICOS, nunca fui revoltado e nem nada parecido e sou ateu.

Sou ateu não por revolta, mas por puro bom senso.
Francisco Costa disse…
Se para justificar a tua crença na existência de Deus, tu precisa ofender aqueles que não concordam contigo, acho que fica desnecessário argumentar.

Qual Deus tu acredita? O óbvio. O Deus Cristão, dentre muitos outros que existem por aí. Brasil, Companhia das Índias, Coroa Portuguesa...

Mas, enfim, fica com Deus e tuas crenças. E não lute por sucesso, por objetivos na vida. Apenas reze e comporte-se, se não vierem resultados na vida, tu vai viver muito feliz no "céu" (mesmo depois que descobriram a existência do universo...).

Que Deus vigie teus atos, e corte tua cabeça quando falar mal dos pobres ateus desalmados... hahaha.
Eliseu disse…
Ao anônimo do primeiro comentário, não sei como você irá interpretar meu resumo de vida, mas uma coisa tenho a dizer, hoje creio em Deus pelo seguinte fato, sofri acidente de moto, fui internado com a artéria rompida, ossos pra fora e com paradas cardíacas. Na mesa de cirurgia o médico se retirou e foi até minha mãe e disse que não tinha mais vida, e que não garantiam estabilizar a minha vida, segundo eles morri, depois de 10 minutos oficialmente voltei a vida, e sabe o que nesse intervalo o médico falou pra minha mãe ? Se eu vivesse, era que Deus havia me poupado do laço da morte, porque a ciência já tinha feito o que era pra ser feito e não tinha mais recursos ou esperança. Tô eu aqui te contando isso cara, interprete como quiser, mas qualquer golfinho pode ser ateu.
Carlos David disse…
então quando alguem entao quando morre significa que deus nao existe?totalmente sem sentido...meu amigo, a ciencia não descobriu tudo e nesse mundo que vivemos tudo é possivel!O que o seguidor de deus fez para merecer quase morrer?deus justo o seu ein?!qual quer mosca pode acreditar em deus...
Anônimo disse…
Paulo, este texto é lixo, vc nem deveria ter postado. Abraço.
Hashyno disse…
Eu não posso deixar de discordar de quem disse que acreditar, ou não, em algo é uma escolha.

Pois, não é. Quando se acredita em algo, aquilo fica impregnado em sua mente de forma que só é possível negá-lo por meio de palavras mentirosas da boca para fora. Do mesmo modo é quando você não acredita. Se você não acredita de fato, ir à igreja ou rezar não ajudaria você a voltar a crer.

Eu não conseguiria crer novamente.
Artur Oliveira disse…
Não há grande inteligência no texto. Cheio de generalizações e argumentos fracos, tanto para os ateus como para os religiosos...
Tenho a impressão de que quem escreveu o texto é que deseja se mostrar mais inteligente.
Anônimo disse…
eu sou ateu pq todos me odeiam, estou revoltadinho... ¬¬
Sinceramente qualquer um no mundo pode ser filosofo até mesmo uma barata pode sonhar, a diferença é que ela não tem como exprimir suas lorotas, agora me diga, bateu a crise dos 40, ou você foi tocado pelo poder das massas cristãs Filipe pondê
Rhü'l disse…
O título está certo. O Ateísmo não faz de niguém mais inteligente. Mas ser mais inteligente q leva alguns ao ateísmo.
Marcelo Schiavo disse…
Sou ateu e muito feliz por isso. Também sou FÃ DO PONDÉ e já tive oportunidade de falar isso pessoalmente pra ele. Gente que tem "as sacadas" como ele tem merece respeito.

O Pondé é pós-doc em epistemologia. Ele manja mais que muita gente aqui que o criticou ad hoc nesse assunto. Só lamento.

O texto é bom e segue o estilo despojado dele. Foi escrito para um público-alvo acostumado com a sua escrita e criticando uma tipo específico de ateu que ele mesmo vivenciou tempo atrás.

O que eu tiro pra mim do texto é: de tão presos no ateísmo, perdemos a noção de considerar o todo e a experiência religiosa, rancoroso e cafona nesse sentido eu mesmo já pensei antes.

Todos no fim tem o mesmo objetivo: mais ou menos segurança, amor, comida e blá blá blá. O que difere é o método e a diversidade características da condição humana.

E sinto muito, é função de um ateu atualizado ir além das críticas às mazelas religiosas (e não são poucas) e já que estamos juntos nessa, tentar tirar logo algo de proveitoso e produtivo das pessoas crentes pois é muito reducionista e pode ficar egoísta agir baseado no ateísmo como "única coisa que vai fazer sua vida mudar!". Pode melhorar e com certeza ser agente transformador, mas não só isso, temos outros métodos eficientes, senão trabalhar em grupo seria simplesmente impossível rs. Nesse sentido, eu tô com o Pondé.

Agora, criticando o Prof. Pondé, acreditar em si mesmo é cafona mas na hora do aperto é o que sobra na prática né. Por isso que nessas horas eu tiro meu ray-ban da gaveta rs

Agradeço o espaço.
Marcelo Schiavo - psicolhando.blogspot.com
Anônimo disse…
Bom, isso só pode ser uma piada ! ha.....ha.....ha !
mas um lixo escrito para "desopilar o fígado"!!
Anônimo disse…
Dã....o ateísmo é para ser o comportamento normal das pessoas normais de inteligência normal.

Já para ser crente é imprescindível não ter inteligência alguma.
Anônimo disse…
Falho.

Você está generalizando ateistas, parece que você autor, tem um rancor contra ateus, não me tornei ateu, sempre fui ateu, achava engraçada a cara das crianças quando dizia que nem papai noel, nem deus, nem coelhinho da pascoa existia, conforme eu ia crescendo, ouvia mais mitos, e sempre dizia que não acreditava, sempre fui cético ao extremo, aos 14, durante minhas filosofias, pensei que eu preciso dar um motivo para as minhas descrenças ou vão achar que sou um chatinho que não acredita em nada, pois bem, pesquisei, não achei motivos para crêr em um Deus, isso me fez achar que os teistas são muito tolos ao verem um pão com a imagem de jesus (sendo que ninguem sabe como é jesus, não há pinturas datando daquela época) e transforamarem isso em fé infinita, acreditar que Jesus ressuscitou, transformou agua em vinho, foi totalmente fora do consenso, não consegui encontrar provas para uma existencia divina, anulo qualquer chance de existencia de algum assunto paranormal, decidi agora, que dentre 5 a 10 anos vou começar pequenas experiencias para testar a existencia de bruxaria, se a citada experiencia funcionar, talvez eu dê crédito para a existencia de um ser divino, onisciente, e onipotente.
Erzsebét disse…
A religião judaico-cristã, por seus valores tenebrosos e sua luta pela imbecilização humana, tem todos os motivos para ser ridicularizada. Falar mal da igreja não pode ser resumido a "problemas com freiras azedas", e para isso não é necessário ser ateu. Aliás, é comum ateus possuírem valores cristãos exacerbados , como aquele que sonha com um futuro mundo melhor, onde ateus darão as mãos. Antes acreditar em nada do que em ídolos de barro.
Anônimo disse…
Não sei se podemos medir a inteligência de uma pessoa pela sua convicção e opção Teísta. Entretanto, é notável que aqueles que se declaram ateus, são mais preocupados em fazer uma perscrutação, investigação e questionamento acerca desse tema. Para mim, antes de admitirmos a variante Deus, é preciso admitirmos uma realidade imaterial, uma infinitude, um outro "mundo" além deste que experienciamos. E é aí que vem o nosso drama,pois somos atormentados por uma sombra do "talvez", ou seja, talvez exista sim um tal Deus, ou, talvez não exista. E se ele existe, como podemos a partir desse mundo, no qual estamos, conhecê-lo? Se admitirmos a não existência dele, fica difícil negar que existe um "mistério" um "inefável" que muitos chamam de Deus. Mas se este mistério for Deus, como posso falar dele? Se falar, ele deixará de ser mistério. A capacidade de reflexão humana, a nossa inteligencia, parece sim, nos levar admitir o Ateísmo.Não obstante, acredito que ele e o agnosticismo é só uma tentativa de acabar com o drama extinguindo o próprio drama. Chamar seus adeptos de "menos inteligente" nao sei se é correto. Agora, como admitir uma inteligência extraordinária àqueles que acreditam em Deus, que não deixa de ser a ideia de imaterialidade, ousam tecer discursos, ousa dar explicações a um ser considerado Todo-Poderoso, entretanto não são capazes de nos dar uma explicação plausível de como podemos a onipotencia dessa Dinvindade não prevalece no mundo no qual vivemos? Basta imaginarmos um dia sem leis, sim, um dia em que a todas as condutas humanas praticadas não fossem consideradas crimes. Duvido muito que a "consciência" religiosa seria capaz de segurar e normatizar a humanidade. Se Deus fosse realmente soberano e as religiões tão influentes assim, não precisariámos de leis, prisões, remédios...
Anônimo disse…
Achei bom o texto porém acho que ao querer dizer se alguém é inteligente ou não apenas por sua crença só me leva a crer que você está cometendo um ato criminoso que pode ser punido pelas leis, preconceito é crime é chamar alguém de "burro" por sua crença ou não crença nos levas a crer a falta de inteligência da pessoa que consegue descriminar alguém apenas por isto, pense bem ao por idéias desse tipo, DECRADI pega ^^'

Sou ateu apenas por perceber que olhando para o mundo é óbvio que se deus fosse tão bom e criado tudo isto, estaria cuidando, e até me pergunto qual o deus certo...

Não existe nenhuma grande inteligência em ser ateu contando o fato que muitos dos maiores ateus são ganhadores de nóbeis =x

Tenho 23 anos formando pela FEA USP, prefiro não citar onde trabalho e nem o nome da minha empresa, porém acho que a inteligência se ve com a capacidade das pessoas e não com a sua crença.
Anônimo disse…
Realmente, não é preciso ser um gênio para ser ateu; basta um mínimo de inteligência. Infelizmente, muitos estão abaixo desse mínimo...
Unknown disse…
Engraçado, me tornei um descrente por pensar que esse mundo e o que tem nele é perfeito demais pra ter sido criado por alguem ou alguma coisa.

Uma pergunta, se o ateismo pra vc é banal, entao pq escrever sobre uma coisa banal?
Campo Visual disse…
Tem uma camisa que diz assim " Sou ateu e sou feliz"
Anônimo disse…
Eu sou cristão porque meus pais falaram que é o certo, e quero garantir meu lugar no céu, então sigo à risca as regras de alienação pessoal impostas por gordinhos pedófilos que se julgam "sumos-pontífices" '-' PS: Ciência e medicina são coisa do DEMÔNIO! Ele PENSA! Fogueira!!!!
Anônimo disse…
na boa... vc é um BABACA... so ateu sim... e acredito q um mundo somente de ateus seria uma maravilha... pelomenos nao teriamos lutado entre nós por crenças estupidas... e estariamos tambem anos lúz a frente do conhecimento de hj... entao... vai c ferra seu estúpido... aliás... alguem q n acredita em aquecimento global n merece ser levado a sério...
Gabriel disse…
Cara, começo dizendo que não sou ateu nem religioso, sou agnóstico.

Digo também, que muitos ateus são tão arrogantes e ignorantes como os religiosos. Você não pode duvidar de sua crença. Eles sempre acham que estão certos mas na verdade, eles não tem nenhuma prova que comprove ou não a grande pergunta: Se Deus existe.

Mas ateísmo não é isso que o texto retrata não. O objetivo do ateísmo não é chocar. Nem mostrar que é mais inteligente que outra pessoa. É somente ter uma visão diferente do mundo das demais pessoas religiosas. Se eu acho que o mundo só com ateus seria bom? Não, seria um saco. Como iriamos discutir?! Hehe

Mas, na moral. Se você tivesse botado esse último parágrafo no começo do texto, eu teria parado de ler na hora. Agora a ciência, história e qualquer coisa que seja comprovada e tenha o mínimo de racionalismo é uma crença besta? Claro, acreditar que um ser que nunca foi compravado se realmente existe, estalou os dedos e em seis dias criou todo o mundo é muito mais lógico...

Lamentável.
Felipe Donadelli disse…
Paulo
Parabéns pela merda do texto que você escreveu
Seu perfil de ateu é realmente uma marmitex que rola pela internet,realmente me arrependo de ter lido isso:
"Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton): na Natureza, na História, na Ciência, na Dinamarca, em Si Mesmo. Essa última crença, eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona."

Qualquer besteira,que não seja deus,é melhor que o próprio deus,porque seria cafona crer em si mesmo?Você acha que tudo que você conquistou até hoje é devido a um cara de barba la no céu,que fica sentado na sua poltrona vendo a vida de bilhões de pessoas o dia inteiro,sem nada fazer,e ele realmente vê tudo,o que você faça,o que qualquer um,a qualquer hora...

Bom,tudo o que eu conquistei na minha vida até hoje,foi graças a mim,deus não fez porra nenhuma,se ele existe,ele deve estar passeando pelo Novo México bebendo cerveja e contando estórias pelos bares.

A partir do momento que não se acredita mais em deus,passa-se a acreditar em qualquer besteira,qualquer besteira mais provavel e concreta do que a de um mané que se diz pai de todos.
Paulo Lopes disse…
Felipe, que coisa feia! Você comenta o texto sem lê-lo.

Porque, se tivesse lido, saberia logo na primeira linha que o texto não é meu, mas do polêmico filósofo Luiz Felipe Pondé.

Você pagou um mico de graça. O que, convenhamos, é pouco inteligente. Mas isso, para mim, não tem nada a ver com fato de você ser ateu.
Anônimo disse…
esse texto é uma merda!!!!

nunca vi tanta besteira junta, um cara se axa superior, só por acreditar em deus.. eca :P

sinto pena de vc q deixa de curtir a vida e fazer o q quer com medo desses deuzinho te castigar...
Mahjones disse…
Poxa, não é que eu fui reprovado no vestibular... Vou passar a acreditar em Deus e ser mais inteligente... Mas sem dízimo, eu taco as moedas para o céu e elas voltam todas...
Rafael disse…
Que generalização estúpida do autor do texto. Ele é arrogante e prepotente ao escrever suas conclusões como se fossem verdadeiras. Fala como, ao deixar de ser ateu, fez o caminho certo e os que permanecem ateus são os errados.

Quem esse autor pensa que é? Que tal ele ter uma conversinha com Stephen Hawking, físico inglês (e ateu), detentor de um dos QI's mais altos do mundo. Será que ser ateu é tão óbvio assim?!

Ser ateu é querer seguir a LÓGICA. Tenho sede pela lógica e pelo que a ciência consegue para o ser humano, por meio de processos EMPÍRICOS.

O que Deus tem de empírico?! NADA!
Vince disse…
Pelos motivos apresentados que te fizeram ser ateu, não me surpreende considerar como negativo não chocar mais nem surpreender.
Nem todos chegam a conclusão de que não há um ser superior por frustrações. Muitos, e eu me incluo, chegaram a essa conclusão, não fechando nenhuma porta pois se aprende sempre, por profunda reflexão sincera, pessoal e de muito tempo.
Destes, não vejo necessidade de chocar, vejo que pessoas se chocam, mas isso não é importante para quem é sincero consigo mesmo.
Acreditar em si próprio é o básico quando se deixa de ser criança e passamos a andar com os próprios pés, deixando para trás o momento que, ao receber o leite da mãe, achávamos que havia um ente superior que existia para nós.
A mim, não há nenhuma inteligência em querer chocar e esta é a única frase que responde diretamente o texto.
Michele disse…
Meu caro, independete de não ter sido você a escrever esse texto de péssima qualidade, sem muito pé e nem cabeça, só um monte de frases insultantes reunidas... é bom ter em mente que você divulgando, por algum motivo...

Em todo caso, ou ateu sim, me sinto bem assim, e isso não quer dizer que eu seja mais inteligente ou mais burra, diz simplesmente que penso diferente, o que é muito comum entre os seres pensantes....

Se esse "filósofo" acha mesmo que todos os atéus são ateus para "chocar os outros"... o que fica evidente que quem faz algum coisa com o mero objetivo de chocar os outros e ele mesmo...
Anônimo disse…
Graças a esses "filósofos" podemos conhecer a grande utilidade da filosofia.

"Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton):"

E em que deus difere de qualquer besteira?

"Quando se começa a acreditar em Deus, passa-se a acreditar em um monte de besteiras (Jairo Luis - filósofo):"
Lucas disse…
Uma pena que a maioria destes comentários aqui postulados não vejam a ironia e, ao mesmo tempo, brilhantismo do texto de Pondé. Leiam com mais atenção meus caros, duvidem mais. Me assusto com tamanha inocência.
Anônimo disse…
bom, as estatisticas mostram que os paises onde tem mais ateus sao mais desenvolvidos, tem menos criminalidade e menor numero de adolescentes gravidas, sorry, numeros sao numeros.
naum eh que ateus "gostem" de falar mal da igreja deus etc... mas temos olhos abertos e vemos esses dogmas absurdos presentes ate hoje,e o mais importante: os teistas nos atacam com unhas de dentes, eu mesmo ja apanhei por que recusei o convite de entrar na igreja do meu amigo e me justifiquei so dissendo que era ateu
Anônimo disse…
Ateus são uns fracassados que não entendem o verdadeiro significado de Deus e do universo.

Deus criou o mundo, os homens, o sofrimento e o pecado para separar aqueles que conseguem seguir seus ensinamentos dos que - seja qual for o motivo - não conseguem. O último grupo será levado ao Descarte Eterno (chamam isso por aí de Inferno), enquanto os que estão dentro dos padrões especificados - conseguiram manter sua fé perante o algoz demônio (bom senso) enganador - estes, ao chegarem no "paraíso", encontrarão uma mensagem escrita pelo próprio punho de Deus: "Parabéns! Tente agora em um nível mais difícil!".

Por isso que é perfeitamente compreensível que o Deus da Bíblia mate 2,3*10^3 humanos e seja considerado um Pai amoroso.

Como os ateus são estúpidos...
Anônimo disse…
não vejo problema nenhum em ser um crente ou ateu...os dois são crentes...rs..tanto faz..
Anônimo disse…
Blá blá blá de Teísta...

E sim o ateísmo está mais relacionado a pessoas de QI mais alto, um exemplo nos países que o ateísmo é maior, melhor é o idh.
Unknown disse…
Talvez ele posto esta matéria para se safar diante daqueles que pensam que é ateu. Por status cometeu esta burrada.
Unknown disse…
Repetindo o que eu disse sobre o estudo que comprova que quem não tem crença em deuses são mais inteligentes.
Isto é verdade. Até mesmo Jesus disse que aqueles que acredita nele são burros.
Jesus disse: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos sem noção". (Mateus 11:25)
E deus disse: "Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes." (1 Coríntios 1:19)
A religião tem medo dos que podem desmentir suas convicções.
Anônimo disse…
Ninguém reclama inteligência por ser ateu. Apontamos a burrice da crença injustificada. É mais simples. Bacana nesse xiitismo todo é quando tu, desesperadamente, tentas salvar a religião. Coisa mais óbvia: dar pau no ateísmo para tentar salvar o próprio ganha pão, um aglomerado financeiro medieval que não serve pra nada a não ser tornar o planeta mais cuzão. Em última análise, deixem os crentes e suas neuroses privadas em paz; mas prestem atenção na cretinice de padres e pastores.

e. maciel
Anônimo disse…
Não acredito nisso de qua ateus sejam mais inteligentes, ou em testes de QIs. As pessoas acham que todas as religiões são iguais, tudo bem. Isso na realidade só indica um conhecimento superficial do assunto. E o ateísmo não é tão racional assim..vide o movimento 'irracionalismo' e nomes como Nietzsche, por exemplo.
Anônimo disse…
Bem, independemente de acreditarem ou não, fato é que um dia todos vão se encontrar com Deus. Daí podem falar pra ELE!
Fernanda disse…
Você já percebeu que todo aquele que se auto identifica como ateu, fala sobre algo que não conhece?
Acreditar que Deus não existe é fácil quando não o conhece. Já fiz alguns desafios: eu já li Nietzsche e Hawkins e você, já leu a Bíblia? Digo, a Bíblia todinha, de cabo a rabo?
Anônimo disse…
Fernanda, eu nunca li a Bíblia, mas pretendê-lo lê-la, porque me falaram que ela tá cheia de sacagem, incesto, por exemplo, além de assassinatos em massa determinados por Deus.
Anônimo disse…
Grande bosta, nietzsche e hawkins, comparados com newton, pascal e leibniz, homens cuja ciência, gigantismo intelectual e genialidade incomparáveis, - que tantos benefícios deram à humanidade-, homens de fé, de ascese espiritual, de comunhão diária. O problema da mediocridade atéia, é usar a mediocridade e o fanatismo das massas religiosas, que nem sabem o que é crer nem QUEM é o objeto em que crêem, presas do totemismo, do animismo e do fetichismo materialistas, e no fundo "ateus"; para justificar sua pequenez eivada de arrogante soberba: ao negarem deuses, sempre se colocam como absolutos, como infalíveis, incorrigíveis, acima do bem e do mal, das mesmas antinomias da razão, que para eles estão resolvidas na sua superficialidade critica e antifilosófica...São tão religiosos e fundamentalistas quanto os das crenças institucionalizadas; o lugar onde melhor se vê isso é nas Academias, lugares onde as seitas disputam os graus de canonicidade e as chancelas oficiais do mesmo poder que criticam, quer da Igreja, quer do Estado. Um crente ingênuo, em sua simplicidade ainda que manipulada pelos espertos das profissões religiosas, ainda pode despertar para uma pergunta radical e filosófica a respeito do PARA QUE serve a crença...Um ateu não é despertado pra mais nada. Está confiante na sua cega dogmaticidade do Deus não existe, tudo é permitido.
Raphael da Silva Santos disse…
Perda de tempo ler esse texto bizarro;só não chega a ser engraçado porque essa não era a intenção do autor.

"Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira (Chesterton): na Natureza, na História, na Ciência, na Dinamarca, em Si Mesmo. Essa última crença, eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona."
Anônimo disse…
O Eliseusb fez um relato que me emocionou. Chorei ...de rir.

Ao invés de ficar todo quebrado, e "voltar à vida", coisa que ocorreria de qualquer jeito, senão tinha partido mesmo ...quem cuidou da artéria partida, dos ossos pra fora e das paradas cardíacas?

O deus romano botava pra quebrar, secava até figueira fora de época. Porque não aliviou nessa?

Sobre o texto, é tosco.
Nathan Tubino disse…
Todos os cristãos que conheço não são tão felizes quanto eu.
Todos estão sempre se lamentando: 'porque isso aconteceu comigo?', e as mesmas balelas de sempre!

Eu o respeitava até ler esse texto.
Mas percebi o quanto você ainda tem de estudar sobre ateísmo para poder falar dele!

Não conheço um ateu sequer que acredita que o amor cure o câncer. Já religiosos, vejo centenas que acreditam que uma força superior (e cá entre nós INEXISTENTE!), irá curar o câncer. Os médicos estão aí para nada. Você absolutamente não sabe nada sobre ateísmo, e tão pouco sobre religião! Até mais!
Ricardo disse…
"O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso."

Concordo. O ateísmo é óbvio.
Felipe H. Bento disse…
"Deus, como se diz em filosofia, "é uma variável sem controle epistemológico", isto é, não se testa Deus em um laboratório. "

Discordo dessa parte, uma vez que não cabe a mim o onus da prova. Discordo também de algumas outras partes, mas nada digno de discussão, apenas pensamentos angustiados postos pra fora.

Voltando ao que quero propor.

Não é necessaria a comprovação da existencia de deus. Se os senhores concordarem comigo, deus explica os fenomenos que nós, ainda, não conseguimos explicar. Não consigo entender a motivação para a crença em deus em um mundo que se entenda cada fenomeno responsavel pelo funcionamento do universo.

Claro pode existir o caso em que não nos sobre alguma outra resposta, e então devamos nos admirar com um milagre, convenhamos que ainda é cedo para isso, fazem menos de 200 anos que se compreende o eletromagnetismo, e antes disso, bem antes disso era praticamente a escuridão com alguns pontinhos de luz.

O que me faz recusar esse "claro pode existir..." é que a crença em um deus não é algo intrinseco ao homem, o que é intrinseco é a busca por explicações, dai querer explicar o que a gente não entende utilizando um ser sobrenatural cujas manifestações que realmente são incontestaveis se encontram somente em um texto controverso, é no minimo digno de comodistas.
Anônimo disse…
Ei, Paulo, entreviste o Pondé. Ele pode te explicar porque deixou de ser ateu.
Anônimo disse…
Eu sou um religioso, e tenho amigos ateus nunca os tratei mal de forma alguma.
Mas a única coisa que nunca gostei, foi de sempre ver discuções sobre Deus e ateísmo, e nunca ver uma discução sobre como ajudar a salvar o planeta entre eles.
Eu disse uma vez na brincadeira "que se cada vez que eles ficassem sempre discutindo ou fazendo brincadeiras aonde eles ironizavam Deus, eles pegassem e planta sem uma arvore, já teríamos uma pequena floresta em nosso quintal.
Acho que o mundo precisa de pessoas que tentem mudar nossa forma de viver sem destruir tanto nosso lar, do que viver a sempre discutir um assunto que em minha opinião já esta mais do que ultrapassado!
Ana disse…
Um dos piores textos que já li, ao que parece vc que é o rancoroso com ateus. Em que estatistica vc achou que ateus sao pessoas que foram crianças infelizes ??? Eu sempre fui muito feliz e alias quando acreditava em deus recebia as coisas que eu pedia ... Ser ateu é apenas conseguir se livrar do discurso de lavagem cerebral das igrejas, e cá pra nós, quem não consegue fazer isso pode ser por um QI menor sim, mas também pode ser por fraqueza, por medo. Seu texto não tem sentido, nem embasamento algum. Golfinhos são ateus porque nao foram doutrinados, nao foram influenciados pela mae e pela professora.Agora quem foi e saiu dessa, eu admiro.
lucas santos disse…
Ponde não foi feliz nesse texto. Simplista, prepotente e vago.
Luciano Costa Azevedo André disse…
Pondé é um ótimo provocador e polemista. Ao mesmo tempo em que diz coisas que causam repulsa, diz outras que nos levam ao questionamento. Sim, concordo com ele que muitos ateus são crentes frustados. Mas, não são todos os ateus: existem aqueles que se tornaram ateus depois de uma longa e demorada reflexão. Aliás, perguntaria ao Pondé: será que os ateus que são crentes frustados são realmente ateus?
Anônimo disse…
Com 8 anos era ateu???
Tu nem sabia o q era ateu...Me poupe
Anônimo disse…
Todo mundo nasce ateu, bobão.
Anônimo disse…
adoro como o ponde chuta o pau da barraca! huahuauha...a galera ainda leva a sério, calma gente.
Day disse…
Mas você não concorda com o texto, ou o postou apenas para pegar carona na polemidade dele? Não pode assumir uma posição?
Day disse…
Não entendeu...
Day disse…
É neste ponto que o homem se cala, reduzido à sua insignificância diante do mistério.
Anônimo disse…
Ultimo paragrafo vc deu uma (cagada) celestial...Primeiro diz que ateus nao sao mais inteligentes e depois solta uma dessas? Assuma sua real forma de pensar! O mundo mudo e impulsionado por todo tipo de pessoa e pensamento. Ter raiva aos 8 anos é normal, e ao 13 ou 16 nao? Essa sim é a idade da raiva...mas...!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes