Pular para o conteúdo principal

Crianças cristãs em anúncio ateu causam polêmica na Inglaterra

 A BHA (British Humanist Association) e o biólogo e militante ateu Richard Dawkins estão promovendo na Inglaterra uma campanha contra a imposição de crenças às crianças.

Por favor, não me rotule.
O cartaz da campanha mostra duas crianças felizes e apresenta o slogan: “Não me rotule, por favor. Deixe-me crescer e escolher por mim.”

A campanha tem causado polêmica por um motivo inesperado: as fotos das duas crianças, cujos direitos de uso foram adquiridos de uma agência, são dos filhos de um cristão pentecostal, Brad Mason, fotógrafo e baterista de uma banda do conhecido cantor Noel Richards, também religioso.

Manson tem aproveitado a campanha ateísta para dar o seu recado de cristão.

“[Os ateus] estavam à procura de imagens de crianças que parecessem felizes e livres e escolheram os meus filhos, o que é irônico. No Fundo, é um elogio. Demonstra que eduquei bem meus filhos, e eles, por isso, são felizes”, disse.

Andrew Copson, um dos dirigentes da BHA, esforça-se para que a imprensa não se desvie do foco da campanha, a de que as crianças devem ser poupadas de qualquer tipo de doutrinação, religiosa ou não.

“Não importa se as crianças [da campanha] são filhos de cristãos, hindus ou humanistas. Esse é um dos pontos da campanha”, falou.

Para ele, o que todos precisam entender é que rotular as crianças de acordo com a religião de seus pais “é um atentado contra os direitos e a autonomia delas”.

Pais não deveriam impor uma religião aos filhos, diz Dawkins.
julho de 2009

Ateísmo.     Publicidades polêmicas. 

Comentários

Pedro Felipe disse…
E ele esta certo mesmo, tem mais é que deixa a criança escolher por si o caminho que ela vai seguir e não o pai ou a mãe impondo uma religião para elas ...
Anônimo disse…
eu apoio essa campanha ^^
Luciano disse…
Esta é uma campanha para não rotular ninguém, o que não condiz com a manchete. Não tem nada de ateu neste anúncio, muito pelo contrário, este defende a liberdade de escolha. O título é contraditório "Crianças cristãs em anúncio ateu", rotulando uma campanha que defende a não rotulação. Deve ter sido escrita (ou traduzida, não sei) por um péssimo jornalista.
Paulo Lopes disse…
Luciano: a campanha é assinada pela British Humanist Association, Dawkins e Atheist Campaign. Visite www.atheistcampaign.org/ e comprove você mesmo.

Quanto ao suposto de que o post foi escrito por um "péssimo jornalista", talvez essa seja a opinião de um "péssimo leitor", um ingênuo, que acredita que algo promovido por Dawkins não tem nada a ver com ateísmo.

Dawkins, aliás, o qual admiro.
Luciano disse…
A instituição pode ser de ateus, mas o anúncio não é. O anúncio defenda a liberdade de escolha. Talvez algum ateu tenha escrito esta manchete. Portanto, não tem nada de imparcial e é incoerente com a matéria. Continuo achando quem escreveu um péssimo jornalista.
Luciano disse…
E tem mais: não sei se foi o senhor quem a escreveu, por ter claramente se sentido ofendido, creio que sim. Neste caso, creio que o senhor seja um péssimo leitor porque não soube diferenciar um comentário que se refere à manchete em discordância com o anúncio e já foi logo dizendo que sou ingênuo por achar que uma campanha promovida por Dawkins não tem nada de ateu.
Paulo Lopes disse…
Sim, Luciano, você é ingênuo. E parece que se orgulha disso, porque é arrogante.

Pois preste atenção nisto, rapaz: não existe nada que seja imparcial ou neutro, ainda que assim possa parecer aos ingênuos.

É assim que penso, e esta é a minha visão de mundo, que se reflete no que escrevo.

Se você discorda, sugiro-lhe que procure outros endereços, em vez de ficar aqui vomitando a sua arrogância.
Luciano disse…
Perdeu a linha, como eu imaginava que ia acontecer.
Paulo Lopes disse…
E você não perdeu nenhuma linha, porque já não tinha, como se percebe logo no seu primeiro comentário,
Eli Vieira disse…
Paulo Lopes é sem dúvida um dos melhores jornalistas desse país, justamente por anunciar o que os grandes veículos não anunciam por medo de represália.

Parabéns pelo sempre excelente trabalho, Paulo.

Eli Vieira
Presidente da Liga Humanista Secular do Brasil
Rodrigo Memezo disse…
Fui comentar o núncio e me deparei com uma pequena discussão. Concordo que o leitor Luciano seja arrogante, porém concordo com ele qnt ao anuncio. Realmente, no anúncio em sí, não tem nada q remeta a religiao nenhuma, nem a ausencia dela.
Quanto ao q li acima, a arrogancia do leitor é incontestável, mas acho q um jornalista nnao deveria se posicionar desse jeito. Imagina se escrevo uma carta criticando a F. de SP e eles me respondem para eu ir ler outro jornal? Td bem q isso é o seu blog, mas é publico, pois esta na net. Eu tb acredito q um jornalista pode e deve ser imparcial, pelo menos em alguns casos.
Anônimo disse…
não levei meus filhos para a fé, esperando que eles proprios a procure, até hoje eu não sei o que é ter fé, eu acredito em ações e dessas ações acontecendo alguma coisa é nisso que acredito...
Outsider disse…
Eu apoio!
Lucio Ferro disse…
O anuncio é ótimo, eu apoio 100% a ideia, sou ateu e casado com uma evangélica, ela sempre me pede apoio para levar meus filhos para seguir a religião, e eu sempre explico que eles devem crescer e decidir por eles mesmos.
Anônimo disse…
Em parte concordo com Luciano, é uma campanha de liberdade de escolhas, mas vejo a importancia e o trabalho que um jornalista tem ao criar um titulo que desperte a atenção do leitor (neste caso, meio forçado).

O único erro de Luciano foi ter sido grosseiro em seu comentario principal
Unknown disse…
Apesar de ouvir alguém dizer que Paulo Lopez é o melhor jornalista do Brasil, acho que aqui ele ganha uma ótima oportunidade de reconhecer pequenas falhas para serem evitadas no futuro assim como Luciano aprenderá a conter sua arrogancia.

Jornalismo sério tem que ser imparcial pra que gere o que pensar e não para ser engolido já mastigado
Carlos Andrade disse…
Ta certa essa campanha, não é porque meus pais são catolicos que eu tenho que ser, posso ser ateu sim e dai?
Quanto ao titulo, tá errado sim, não tem nada de ateu no anuncio e sim liberdade de escolha.
E ao jornalista, pega leve querido, você tem que ser imparcial, seu trabalho é pesquisar e publicar, comentários é somente pro povão.
Você não pode querer dizer o que é certo ou errado, está indo contra a propria materia que publicou em seu Blog, que seria direito de escolha, ok?
Carlos Tavares disse…
Caro Luciano! Não sei se você sabe, mas o ateísmo fala exatamente disso: "Liberdade de escolha"
Perdoem-me, mas um equívoco de base em quem diz que o anúncio não é ateu por falar em liberdade de escolha.

1º O que acarreta em deixar pra que crianças quando crianças venham apenas escolher a sua religião quando maiores? Acarreta num equívoco educativo. Você não deixa de escolher a escola onde a criança vai estudar ou se ela vai ou não estudar, o que comer e vestir. Trata-se de escolhas que os pais fazem visando o crescimento saudável dos filhos.
Claro, tais orientações devem ser feitas com responsabilidade e esclarecimento, mas não se deixa de pensar que devam ser feitas. Aos poucos, conforme vai adquirindo capacidade de discernimento, o educando vai assumindo as suas próprias escolhas, confirmando ou não aquelas feitas pelos pais (assim NÃO SE ATENTA CONTRA A LIBERDADE DE ESCOLHA QUANDO SE ESCOLHE A RELIGIÃO DA CRIANÇA, pois não há nada que a impeça de promover tal escolha quando chegar à idade que tenha condições de fazê-lo, como em relação a outros aspectos da vida pelos quais os pais tiveram de fazer por elas as escolhas que julgaram mais acertadas).
Será que alguém pensa em deixar uma criança ter discernimento pra decidir se deve ou não frequentar escolas, se ela quer ou não estudar ou o que comer? A formação religiosa é fundamental ao ser humano e retirar isso aos filhos é ser irresponsável.

2º Toda campanha publicitária visa um fim e nesse caso o fim visível são os pais das crianças para que deixem de escolher a religião dos filhos, fazendo crer que se escolherem por elas estarão atentando contra a liberdade de escolha. O que é um sofisma e uma falácia como demonstramos sucintamente acima. Os pais têm a grave responsabilidade de decidir sobre a melhor educação que querem dar aos seus filhos e abdicar de tal papel pode acarretar as mais tristes distorções.

3º Crianças perdidas sem a mínima orientação no campo religioso, sem ter-lhes dados a chance de uma experiência religiosa acarretaria a possibilidade do aumento de ateus no mundo, é isso que tal campanha está apostando, pode crer. Afinal trata-se de uma peça publicitária de uma campanha assumidamente ateística (vide o site citado em postagem anterior).
Concordo com quem disse ser ingênuo pensar em tal desvinculação como se os promotores da campanha não a tivessem projetado para favorecer os seus objetivos militantes: é estratégia usual em campanhas com grande potencial polêmico buscar formulações menos explícitas como essa de parecer que simplesmente venha a se tratar de uma defesa contra as rotulações.
Anônimo disse…
A Bíblia nos diz que devemos ensinar a criança o caminho que ela deverá andar e este caminho é Jesus, o caminho, a verdade e a vida. Estes pais se venderam e se renderam ao dinheiro. Isto mostra o caos em que muitos que se dizem cristãos hoje se encontram. Estão sendo destruídos por falta de conhecimento.
Concí Sales disse…
É um absurdo que alguém possa comparar a imposição autoritária, fundamentalista e fascista de uma religião, o que causará uma espécie de tatuagem definitiva na alma - UMA VEZ QUE TODAS SE PROCLAMAM ÚNICAS VERDADEIRAS E EXCLUEM DA VERDADE AS OUTRAS -; COM A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO E DE ESCOLA...A que ponto chega o fanatismo de um crente! Ao pecado do PROSELITISMO SE ACRESCENTA O DA INTOLERÂNCIA...Quantos seres infantilizados, imbecilizados, idiotizados pela religião...BASTA VER OS DEPOIMENTOS DOS DEFENSORES DE CRENÇAS NESSES COMENTÁRIOS! E OLHA QUE EU ERA A FAVOR DA FORMAÇÃO RELIGIOSA NO ENSINO, QUANDO LECIONAVA...Mas cada dia me convenço, quando leio e contemplo a vacuidade e a superficialidade dos argumentos sectários, tendenciosos, dogmáticos, dos devotos e carolas de plantão nesse blogue, a comentar suas insanidades pseudofilosóficas...que o ateísmo é a melhor opção.
Anônimo disse…
Não sou atéia, porém meus filhos de 2 e 3 anos não são batizados e não freqüentam a minha religião, pois não acredito que seja certo impor uma religião seja ela qual for, é uma coisa que eles terão que escolher por si só, e como nosso amigo ali disse que temos que escolher escola etc... Nós temos que escolher isso sim, pois isso é o que dará um futuro financeiro bom a ele e como nenhum pai ou a mãe quer ver o filho morto de fome quando adulto, os próprios pais não tem escolha se não a de escolherem por eles, mas religião é um conforto, a fé é um conforto, ninguém sabe se existe ou não, apenas acredita ou não, então não acho saudável impor a uma criança que mal entende o que é bondade ou ruindade o que você acredita que seja bom, porque o que é bom pra mim não é o que é bom pra você, pois cada um vê a bondade de uma forma, e não sou eu quem vai decidir por ele, afinal nós não ensinamos tudo o mundo ensina muito mais.

Amanda.
Anônimo disse…
Mais uma coisa, significado real da palavra "ateu" criada por um padre europeu é: Aquele que pensa.

Portanto o título não está incorreto.

Amanda.
Anônimo disse…
Concordo com a idéia do Luciano, a campanha em si é imparcial. Mas é claro que possui como finalidade um objetivo tendencioso.
Porque se a criança crescer sem opressão religiosa e ainda escolher ser religiosa, o objetivo explícito na campanha foi alcançado, mas não talvez o real.
fern schmidt disse…
O caminho é jesus blablablablablablablablablablablablablablablablablablablabla.
Yoakee disse…
Sou Ateísta e concordo com o Luciano houve um pequeno equivoco por parte do jornalista, mas é normal errar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas