Pular para o conteúdo principal

Revista publica relatório sigiloso sobre médico acusado de abuso

arquivo-confidencial

A revista Joyce Pascowitch, edição de setembro, publicou reportagem com trechos do relatório final da delegada Celi Paulino Carlota, da Polícia Civil de São Paulo, sobre as investigações e depoimentos que levaram o MP (Ministério Público) a denunciar (acusar formalmente) à Justiça o médico Roger Abdelmassih, 66, de ter abusado sexualmente de pelo menos 56 pacientes. O médico está preso desde 17 de agosto.

O relatório está sob segredo de Justiça, mas a revista recorreu a uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) segundo a qual o sigilo não se aplica à imprensa, mas só às autoridades e aos profissionais que têm a responsabilidade de resguardá-lo.

A delegada afirma ter sido surpreendida com o vazamento do relatório.

A revista transcreve os trechos nos quais ex-pacientes contam de que forma sofreram assédio do especialista em reprodução humana assistida.

Nenhum nome foi divulgado, mas, pelos relatos, é possível identificar as pacientes que saíram do anonimato por intermédio de declarações à imprensa.

Assinada por Cláudio Tognolli, a reportagem com o título “Pesadelo Real” informa que o documento tem “apenas oito páginas e 291 linhas”. Ressalta que o médico tem sido “pintado pela mídia” como monstro – imagem “que as supostas vítimas esmeraram-se em esculpir”.

Sem mencionar nenhum especialista, o jornalista Tognolli arriscou-se a concluir que a delegada “não tece relatos robustos nem mofinos” (sic). Escreveu que Celi  “alterna descrições detalhadas com quadros gerais, e tudo sempre entrouxado com alguma tenacidade”.

Adiante, porém, ele usou as palavras como “ataque brutal” e “assustador” para transcrever trechos do relatório policial onde uma suposta vítima diz ter sido penetrada na vagina e outra que relata ter sido estuprada no ânus.

A juíza Kenarik Boujikian Felippe, da 16ª Vara Criminal de São Paulo, está ouvindo a mulheres que acusam o médico. Nessas audiências, Abdelmassih, abatido, se mantém de cabeça baixa a maior parte do tempo.
Terminada essa fase do processo, a juíza colherá o testemunho das pessoas listadas pelos advogados da defesa.

> Íntegra da reportagem da revista. (setembro de 2009)

> Caso Roger Abdelmassih.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento