Pular para o conteúdo principal

'Distinção que Vaticano deu ao Legionários é um escândalo'

do site Religión Digital, em 28 de setembro de 2009

O teólogo espanhol Juan José Tamayo (foto) afirmou que é "escandaloso" que o Vaticano tenha considerado os Legionários de Cristo, a congregação fundada pelo mexicano Marcial Maciel (1920-2008), uma "referência para o cristianismo de nosso tempo" durante décadas.

"Para mim, o grande escândalo é que o Vaticano tenha dado essa centralidade e reconhecido essa importância aos Legionários de Cristo durante os últimos 30 anos", disse o também catedrático de Teologia e Ciências da Religião da Universidade Carlos III.

"Os Legionários de Cristo são um dos longos braços da atual estratégia neoconservadora e integrista do Vaticano para se estender por todo o mundo, principalmente no âmbito acadêmico (...), assim como no financeiro e em certa medida político", defendeu Tamayo.

No dia 4 de fevereiro, a ordem religiosa reconheceu que Maciel, falecido no dia 30 de janeiro de 2008, teve uma amante com a qual concebeu uma filha.

Neste mês o advogado mexicano José Bonilla assinalou que o religioso poderia ter tido até seis filhos, a três dos quais ele representa em busca de reconhecimento legal diante da Legião.

No dia 15 de julho, cinco prelados eleitos pelo Vaticano começaram uma insperação dos Legionários de Cristo e ao legado de Maciel, que, ainda vivo, foi investigado por supostos abusos sexuais contra seminaristas.

"O que está surgindo agora é a melhor prova de que esses privilégios, centralidade ou protagonismo (dos Legionários) não lhes correspondia precisamente pelo comportamento tão indigno de seu próprio fundador", disse Tamayo.

Segundo o teólogo, além dos Legionários de Cristo, há outros grupos católicos como o Opus Dei ou as comunidades neocatecumenais, que foram apresentadas "como o verdadeiro exemplo e a autêntica encarnação do cristianismo" atual sem sê-lo.

Para Tamayo todas "são organizações elitistas, distantes do povo, vinculadas a poderes financeiros e a poderes políticos e com uma concepção alienante da fé cristã".

Segundo o teólogo, a saída à situação da congregação "não é essa espécie de juízo salomônico, isto é, reprovar o fundador, e que a congregação siga adiante", porque isso deixaria "as coisas como estão".

"A verdadeira solução a essa problema é que todas essas instituições e organizações católicas sejam reconduzidas por outro caminho", acrescentou.

Nesse sentido, ele considera que a Legião de Cristo deveria se afastar das "classes poderosas e dominantes" e fazer-se presente "no mundo da marginalização e da exclusão social, com intenção libertadora".

Com relação à possível paternidade de Maciel, Tamayo disse que se for demonstrado que Maciel foi pai de vários filhos, eles "logicamente têm direito de receber o sobrenome e tudo o que lhes cabe".

"Se isso for demonstrado (...), os filhos têm os mesmos direitos que qualquer filho de qualquer pais em todos os campos: reconhecimento da paternidade, do sobrenome, da herança etc, etc. O resto me parece ser um ato de cinismo", concluiu.  (Tradução de Moisés Sbardelotto para o IHU On-Line)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes