Pular para o conteúdo principal

Danos causados por Abdelmassih são irreparáveis, diz Cremesp

dr-roger Às vésperas de a juíza Kenarih Boujikian Felippe, da 16ª Vara Criminal de São Paulo, decidir se atende ao pedido de reconsideração da ordem de prisão de Roger Abdelmassih (foto), o Jornal Nacional divulgou ontem trechos de um primeiro relatório do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) que dão ideia da extensão das irregularidades cometidas, segundo o órgão, pelo especialista em reprodução humana assistida.

Uma sindicância ético-profissional do conselho apurou, diz o documento, “diversos pontos que afrontam a ética médica, como abuso sexual contra pacientes, a interação com farmácia e laboratórios, a incerteza quanto ao destino dos óvulos e espermatozóides, além de aborto e redução embrionária.”

A conclusão do relatório é de que os danos causados por Abdelmassih a pacientes “são graves e irreparáveis”.

A relatora da sindicância (cujo nome não foi divulgado) afirma que ficou constatado que o médico fazia sexagem (exame genético para a escolha do sexo do bebê), uma prática ilegal. De acordo com a ex-paciente Helena Leardini, o médico oferecia a sexagem por um acréscimo de 1.200 dólares no preço do tratamento.

Há prova de que Abdelmassih recorreu ao aborto seletivo para reduzir o número de embriões em gestação, conforme relatou a repórter Graziela Azevedo, que teve acesso ao documento.

Comércio de medicamentos e prontuários preenchidos a lápis, de modo que possam ser alterados com facilidade, também estão entre as irregularidades apontadas pelos peritos do Cremesp que investigam as denúncias há sete meses.

Acusado formalmente pelo Ministério Público de São Paulo à Justiça por ter estuprado 56 pacientes, Abdelmassih está preso desde o dia 17 de agosto.

Márcio Thomaz Bastos e José Luís Lima, advogados do médico, recorreram à Justiça com o argumento  de que, com a decisão do Cremesp que suspende provisoriamente o registro profissional de Abdelmassih, deixou de existir o principal argumento da prisão, o de que o especialista, em suas atividades, representa uma ameaça à sociedade.

Contudo o relatório do órgão mostra que, dada a abrangência das irregularidades, as quais contaram com uma rede de colaboradores, o médico, se for solto, poderá, em tese, interferir nos rumos das investigações ou fugir do país, além de inibir o surgimentos de novas denúncias. 

A rigor, conforme destaca o Ministério Público, a tramitação na Justiça das denúncias e as investigações do Conselho de Medicina são independentes entre si.

A Justiça já negou a Abdelmassih três pedidos de habeas corpus em diferentes instâncias. Lima afirma ter a “convicção” de que o seu cliente é inocente.

image

> Caso Roger Abdelmassih.

Comentários

Anônimo disse…
Depoimento de “José Marques”
19 de junho de 2009 às 21:59
Já trabalhei com esse individuo. Essa clínica é uma grande enganação. O tempo todo fazendo mídia paga para poder se promover. Quase quebrei a cara do Dr. Roger, porém, como eu era jovem, fui aconselhado por parentes a não fazer isso porque poderia ser processado. Esse cara esconde um monte de rolos que a policia e os promotores nem sonham. Era ligado com a Universidade de Campinas e existem outros envolvidos. Investiguem também outros aspectos da vida deste indivíduo. Uma vez esse cara apanhou, dentro da clínica, de um esposo de uma das pacientes. Quebraram tudo e ele não deu queixa. Eu presenciei isso junto com vários empregados. Ele possui vários processos mais antigos.
3 de julho de 2009 às 22:19 Angela Leal
Preciso saber de erros médicos cometidos por essa clínica maligna. Isso é urgente para anexar no processo. José Marques, talvez você possa me ajudar...
9 de agosto de 2009 às 19:08
É difícil provar esses erros médicos. O que sei é que ele mandava lavar aqueles cateteres de inseminação (aquelas agulhas longas que são usadas para transferência de embriões). Elas são descartáveis. Sei também que muitas vezes ele tratava as pacientes sem dosar todos os hormônios.
9 de agosto de 2009 às 19:26
Desculpe, provar é difícil. Naquela época eu tinha várias fotos tiradas dessa clínica, inclusive de funcionários lavando as agulhas. Com o passar do tempo isso me cansou e joguei fora. O Dr. Roger contou com muita sorte, pois, se eu as tivesse, iria com certeza levá-las para as autoridades, incluindo as fotografias de placas de equipamentos do governo que vieram da UNICAMP.
Postado no blog por José Marques
http://www.stickel.com.br/
enviado por Jones
Anônimo disse…
Paulo,

O oitavo parágrafo do seu artigo não está correto. Mistura CREMESP com Justiça, ou seja, os advogados não recorreram à decisão do CREMESP alegando que não há motivo para ser preso porque não pode mais clinicar. Recorreram da decisão da PRISÃO com este argumento. Não sei se recorreram também à decisão do CREMESP pedindo novamente o registro do médico. Mas, se o fizeram, estão sendo incoerentes com as alegações que fazem à Justiça.
Anônimo disse…
Crocodilo

Bem relacionado e bem-falante, o médico animava as conversas com segredinhos que deixava escapar aqui e ali – e quem melhor do que ele para conhecer a intimidade de famosos? (Veja Edição 2127 / 26 de agosto de 2009).

Ele buscava, freneticamente, os lucros para a sua clínica de horrores e demonstrava, por outro lado, imenso desprezo pelas suas pacientes ao ridicularizá-las afirmando que a esposa novinha do segundo casamento do homem mais velho “vinha para garantir a herança”.
Abdelmassih, que sempre gostou de vinhos caros e de freqüentar os melhores restaurantes, tem uma mania: só usa sapatos, comprados no exterior, feito com couro de crocodilo. E está preso usando um deles: na cor cognac e com fivela lateral.
Paulo Lopes disse…
Ao leitor das 11:11: o texto foi corrigido. Sobre a suspensão provisória do registro do médico, o advogado Lima disse que também iria à Justiça para anulá-la. Mas, pelo teor do relatório do Cremesp, a suspensão deverá se tornar definitiva. É apenas uma questão de tempo.
Anônimo disse…
Comédia

"Maria Antonia tem dois pais: eu e o dr. Roger", disse Tom Cavalcante, referindo-se à caçula de 7 anos.

Edição 732, nº 46, REVISTA CARAS ........ de pau
Anônimo disse…
Para quem disse que testemunho não é prova, aí vai um trecho do relatório do CREMESP. Parece que os pares do médico não pensam assim:

"A constatação inequívoca de que mulheres, em vários Estados brasileiros e até vindas do exterior, de várias classes sociais, profissões e idades, alegaram terem sido molestadas sexualmente pelo médico sindicado constitui um forte elemento de prova."

Trecho tirado da Agência Estado.
Paula disse…
E quando será que vem o parecer da Juíza? Uma vez que ela questionou o MP e teve um parecer categórico de que o médico não deve ser solto e agora um outro parecer tão claro quanto, do CRM, fica difícil soltá-lo, não ? É bom saber que ela está se cercando de todas as informações possíveis. É justiça mesmo o que queremos. Nada além disso. Basta constatar os fatos reais.
Anônimo disse…
Pois é, será que o Tom Cavalcante conta com a possibilidade dele ser o pai de criação e o roger o biológico ? Há uma boa chance...
Anônimo disse…
Deve ser bom ganhar dinheiro facil, assim pode tomar vinhos caros, usar sapatos importados, viajar para o exterior junto com a namorada a hora que quer, o + engraçado é que a receita federal não faz nada, porque nos que recebemos pelo governo o IRF, já vem descontado na folha de pagamento, enquanto que ele sonega e faz tantas barbaridades. Acredito muito na Justiça.
Anônimo disse…
Egraçado somente agora o CRM vir a público dizer que os danos causado são irreparáveis.
Menos de um mês atrás diziam não terem indoícios para suspender o médico.
DURANTE ANOS receberam denúncias e NADA VIRAM de errado.
Dá nojo dessa gentalha corporativista.
Anônimo disse…
Como se já não bastassem os fatos avassaladores com que nos deparamos nos últimos meses, este relatório do CREMESP serve para arrancar brutalmente a venda daqueles tolos que ainda insistem em pensar que o Roger é inocente. Como as figuras acorrentadas descritas na Alegoria da Caverna, estas pessoas não quiseram acreditar e tentavam de toda forma manter a venda. Ela está sendo puxada agora com muita força. É doído ver a verdade depois de anos na escuridão - mas esta é a verdade..
Anônimo disse…
deem uma olhada nisso:

"Depoimento de ex-funcionária, que trabalhou durante um ano como recepcionista na clínica de Roger Abdelmassih, confirma acusação de assédio sexual contra o médico, considerado o "papa" da fertilização in vitro no país...

a reportagem na integra ( video da Band ):

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/01/22/ult955u157.jhtm
Roberto Santini disse…
Talvez , agora, o CREMESP consiga se penitenciar por décadas de omissões. O que se vê , nestas colocações e reportagens são Entidades e profissionais que, simplesmente, "deixaram rolar" coniventes com toda a sorte de abusos e irregularidades , patrocinadas pela Clínica do Doutor Roger Abdelmassih.
Anônimo disse…
Roger esta se desfazendo o mais rapido possivel de seu patrimonio , moveis e imoveis , dinheiro , quadros , equipamentos , joias , relogios e o escambau pra evitar de indenizar as vitimas como fez SERGIO NAIA e o MANSUR do MAPPIM e o EDEMAR CID FERREIRA e tantos outros....
Anônimo disse…
A relatora da sindicância do CREMESP que declarou que os danos as vítimas de Abdelmassih são "graves e irreparáveis" jogou uma pá de cal sobre aqueles poucos que ainda inisitiam em defender o acusado.

O CREMESP é um colegiado, portanto a relatora desta primeira sindicância foi escolhida por algum critério técnico ou político que desconhecemos, outrossim merece, apesar da tardia e/ou parcial conclusão, aplausos.

Todavia o fato de uma instituição altamente corporativista como o CREMESP ter apresentado a imprensa a conclusão deste primeiro relatório de sindicância, sinaliza que a tendência anti Abdelmassih predomina entre os pares desta instutição.

Face ao exposto, conclui-se que este "poço parece não tem fim", é só atirar(investigar) para algum lado que se acerta algum tipo de ilícito.

Sou também do entendimento de que a "rede de colaboradores" deve ser ampla e irrestritamente investigada, pois locupletavam-se financeiramente através dos ilícitos técnicos, de procedimentos e comércio, de modo que a participação dos mesmos foi fundamental para atender os "objetivos ordinários" do acusado.

E, sobretudo o que mais impressiona é o fato de como uma Clínica, dita de renome internacional - ser acusada por tantos ilícitos, quer sejam crimes sexuais, procedimentos anti-éticos, sonegação fiscal entre outros tantos e, AINDA ESTAR EM PLENA ATVIVIDADE.

O amadorismo em determinados procedimentos, cheira ma fé!

Creio que "ja passou da hora" da interdição da clínica, bem como a investigação e punição dos "parceiros de atividades escusas" do Roger Abdelmassih.

Finalizando, os processos judiciais e do CREMESP caminham independentemente, mas ressalte-se, a cada nova descoberta e divulgação pela imprensa, a corda no pescoço do acusado além de apertar um pouco mais - torna inevitável o "juízo de valor" pela parte que tomou ciência de um novo ilícito e, como disse anteriomente "o poço parece não ter fim".
Anônimo disse…
Àqueles que ainda acreditam no médico / monstro (e também em coelhinho da páscoa, papai noel e saci pererê), recomendo que vejam o vídeo cujo link foi postado logo acima, da reportagem da Band. Depois disso só mesmo o advogado dele, que diz estar convicto de que seu cliente é inocente.. A diferença é que este advogado, além de ser amoral, está ganhando uma boa fortuna por esta convicção.
Anônimo disse…
Como que ele está se desfazendo de tantas coisas, se vender após o processo ter começado não pode é só o juiz olhar a data ,se fizer está agindo de má fé e isso tambem da cadeia. Faz pouco tempo estava fazendo inventário, porque no mes de agosto fez 1 ano que a esposa faleceu. Vamos aguardar...
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Prá mim o CREMESP não está de parabéns não. Não fez mais do que sua obrigação. Esse monte de ilegalidades juntas, deveria ter sido pego por eles há muito tempo. Mas ninguém quis ver. Agora não tiveram opção, por isso estão se entregando. Basta dizer que há um mês, não tinham visto nada "contundente" contra o doutor. O que mudou de lá prá cá ? Ele foi preso. E apanhou do MP e da Delegacia da Mulher e do raio que o parta. Simplesmente o CREMESP não teve outra saída. De bonzinhos, solidários, justos ou éticos, não parecem ter nada.
Anônimo disse…
Saiu no site do Terra as 18:30, que a juiza pede parecer do MP sobre pedido do habeas corpus do DR... não dá pra entender direito a noticia. Após o parecer do MP o caso retorna à juiza para ela dar ou não o habeas ao ex médico.
Paulo Lopes disse…
A informação é antiga. O MP já deu o seu parecer contra a soltura do médico e agora cabe à juíza tomar a decisão. A informação está em http://e-paulopes.blogspot.com/2009/09/mp-recomenda-permanencia-de-abdelmassih.html (MP recomenda a permanência de Abdelmassih na prisão).
Anônimo disse…
Ver e não crer
São Tomé, um incrédulo, duvidou da ressurreição de Cristo, pois só tinha ouvido o relato de que Jesus estava vivo e havia aparecido aos discípulos. Cético, Tomé, exigiu de Jesus que lhe mostrasse as chagas da crucificação, pois só assim acreditaria.
Luíza Tomé colocou em dúvida a veracidade das denúncias do Dr. Roger, porque, segundo ela, “Abdelmassih é um paizão, um médico maravilhoso, talentoso”. A atriz chegou a ser maldosa: “Ele [o médico] é afetivo. Vai ver que elas [as pacientes] não entenderam direito. Será que não é delírio dessas mulheres, até um desejo oculto [de ter relação sexual com o médico]?”
Jones
Anônimo disse…
Nós vitimas tentamos entender tudo isso que este louco fez, mas de louco ele parece não ter nada. Assista a reportagem de um psiquiatra que falou sobre o caso na Tv Gazeta:

http://www.youtube.com/watch?v=aS4Db3-m0Qo
Anônimo disse…
CARAS Gourmet

Descendente de libaneses, Abdelmassih (médico, estuprador e mestre em culinária) colabora com a COZINHA DE CARAS

Edição 700 (Nº14) 04/04/2007 - Xarope de Romã
Proponho um petisco com damasco que traz uma mistura desabores ......................... Caso queira tornar o recheio crocante, junte à receita nozes, castanha de caju ou pistache picados.

Edição 782 (Nº44) 28/10/2008 - Queijo Shanklish
Maçãs ao forno com xarope de romã. Tiro as sementes de romãs ........................... Junto 1 copo de iogurte natural e o xarope de romã. Sirvo quente com sorvete ou pecãs

PRISÃO TREMEMBÉ - 25/08/09 - Quentinha Tremembé
Arroz, feijão, repolho cozido e lingüiça

No Líbano, a carne de carneiro é a mais consumida. Já a carne de porco é proibida, uma vez que, a religião islâmica não permite seu consumo, assim como as bebidas alcoólicas.
Estamos no Brasil, purgatório da beleza e do caos, onde o Dr. Roger, apreciador do refinamento, em matéria de comida e bebida, terá a oportunidade de saborear a deliciosa culinária do famoso presídio paulista.

Jones
Vanessa Vazques disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Comentários que façam referências desabonadoras aos filhos de ex-pacientes de Abdelmassih não serão publicados.
Paula disse…
Paulo,
Se o comentário do Anônimo das 22h30 é antigo, o que está acontecendo agora ? Já não passou o prazo de pronunciamento da Juíza ?
Paulo Lopes disse…
Paula, a juíza pediu parecer do MP, e este já se manifestou contra a reconsideração da ordem de prisão. Agora, a qualquer momento a juíza poderá tomar uma decisão.
Jose carlos disse…
Hoje recebemos um telefonema do Cremesp sobre o andamento do processo que esta em andamento por la .
A minha pergunta para eles foi : Existe Creme Federal , estadual e municipal . Pois bem por que o cremesp de Sao Paulo sabendo a quinze anos deste Medico monstro nao avisou aos outros Creme . Que continuam ate hoje nao avisando aos ginecologistas de todas as cidades do Brasil . pois esta clinica D medico monstro continua recebendo clientes do Brasil todo .

Agora o mais importante como uma entidade como o Creme que e financiada pelos medicos vai dar algun parecer negativo a algum medico a nao ser que a opiniao publica ja esteje a ponto de lixamento do meliante. Este orgao deveria ser governamental sem vinculos algun com qualquer medico e sim a um ministerio . Esta fiscalizacao tem que ser igual a qualquer negocio que lida com o bem estar do publico . Foi enfatizar que todos que trabalham la sao culpados pelo menos os dos cargos mais altos . Hitler e seus comparsas sao perseguidos ate hoje aonde estiverem . Entao o meliante nao e so o medico monstro mais todos ate a unicamp e outros ginecolistas que recomendam os servicos do medico monstro a pacientes vulneraveis
Anônimo disse…
Sr. Paulo Lopes o Sr. não é uma pessoa séria e tem o claro propósito de manipular as mensagens, publicando somente as que são contrárias à clínica e à pessoa do Dr. Roger. Providências legais serão tomadas.
Jose Carlos disse…
Para o anonimo das 22.50

Tenho lido e re lido varias noticias e vivi e continuando vivendo este pesadelo chamdo clinica Dr Roger Abdelmassih . Qualquer individuo pode fazer bem por toda sua vida e errar uma unica vez e vai ser punido se descoberto . No caso do medico mosntro ele usou e abusou do status da profissao dos orgaos que cercam a profissao dos colunaveis e famosos para ganhar status e protecao . O anonimo nao sei se e mulher ou homem mais com certeza se a sua mae, filha ,esposa tivesse sida dilacerada de um sonho de sua poupanca creio que o seu pronuciamento seria vamos utilizar a lei na sua extensao maxima para punir o meliante.
Artigos sim sao publicados sobre este meliante a anos como materia paga em revistas de famosos colunas socias ,revistas medicas . Mostre a sua cara anonimo das 22:50 pois cao que ladra nao morde
Anônimo disse…
Paulo Lopes, e por que vc não publicou o artigo que enviei a você sobre o absurdo da prisão preventiva do Dr. Roger, subscrito por um advogado, presidente de Assuntos Institucionais da OAB/SP? Uma pessoa medianamente séria (e que se diz jornalista) teria publicado, o que não é seu caso. Garanto que se fosse matéria contra o Dr. Roger, vc teria publicado. Outra coisa, pelo que andei sapeando por aí, vc interage bastante com várias das supostas vítimas, não? Tudo muito estranho mas que virá à tona no momento oportuno. Aguarde.
Paulo Lopes disse…
Trato as supostas vítimas como tais e o suposto abusador sexual como tal. No mais, divirto-me com as provocações de anônimos como este das 10:21.
Anônimo disse…
Ao anônimo das 22:50
Vai ser mt complicado vc tomar as tais "devidas
providências" com todo mundo que esta comentando o caso.. veja, Dr Roger ja é noticia até na CROACIA :

Ginekolog iz pakla: Silovao je najmanje 53 pacijentice
Objavljeno na web stranici 24sata.hr
Roger Abdelmassih (66) je ugledni ginekolog iz Brazila, otac je petero djece i djec 12 unučadi. Radio je u klinici za umjetnu oplodnju u elitnom dijelu Sao Paola. Većina pacijenata te klinike su ljudi iz javnoga života, a pomoć je potražila i supruga legendarnog nogometaša Pelea čiji je sin začet umjetnom oplodnjom. više vijesti


http://naslov.hr/novosti_hrvatska/Klinike.za.umjetnu.oplodnju.bjeze.iz.Hrvatske.u.Sloveniju/komentari/dgffji



ser famoso da nisso.
( ps: usem o tradudor da google )
Anônimo disse…
Ao anônimo das 22:50
Vai ser mt complicado vc tomar as tais "devidas
providências"..

veja, Dr. Roger já é noticia até na CROACIA:


Ginekolog iz pakla: Silovao je najmanje 53 pacijentice
Objavljeno na web stranici 24sata.hr
Roger Abdelmassih (66) je ugledni ginekolog iz Brazila, otac je petero djece i djec 12 unučadi. Radio je u klinici za umjetnu oplodnju u elitnom dijelu Sao Paola. Većina pacijenata te klinike su ljudi iz javnoga života, a pomoć je potražila i supruga legendarnog nogometaša Pelea čiji je sin začet umjetnom oplodnjom. više vijesti


http://naslov.hr/novosti_hrvatska/Klinike.za.umjetnu.oplodnju.bjeze.iz.Hrvatske.u.Sloveniju/komentari/dgffji



ser famoso da nisso.
( n esqueça de usar o tradutor da google)
Anônimo disse…
Uau! Não precisei nem de tradutor para entender o que estava escrito neste artigo de jornal croata. Mas acho que o advogado do anônimo das 22:50 vai ter que estudar um pouco de línguas se resolver processar todos os jornalistas que têm publicado mais textos contra o roger do que a favor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa