Pular para o conteúdo principal

Brasileiros que moram sozinhos crescem para 12% das residências

so O número de brasileiros que moram sozinho continua crescendo. Em 2008, eles ocupavam 12% das residências do país, contra 11,5% em 2007. A informação é da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domínico), do IBGE, divulgada nesta sexta (18).

As famílias estão ficando menores. Em cada uma delas havia no ano passado 3,1 pessoas, contra 3,2 do período anterior. Tal redução é consequência da taxa de fecundidade, 1,89 filho por mulher, que também confirma uma tendência de queda. Em cada domicílio há 3,3 pessoas.

Por regiões do país, Sul e Sudeste apresentaram 2,9 pessoas por família e 3,1 por domicílio. Norte teve os indicadores mais altos: 3,5 e 3,8.

O envelhecimento da população se manteve acelerado. Em 2008, os brasileiros com 60 anos ou mais eram 21 milhões, contra 19,7 milhões de 2007. Os idosos representam hoje 11,1% do total da população.

Por Estado, destacam-se Rio e Rio Grande do Sul, onde os idosos correspondem a 14,9% e a 13,5% da população, respectivamente.

Os mais jovens (de até 4 anos) se concentram no Acre (11%), Roraima (10,2%) e  Amazonas (10,1%).
Em 2008, a região Norte era a única em que o contingente de pessoas nessa faixa etária (1,4 milhão) supera o das com mais de 60 anos (1,1 milhão).

O número de pessoas que se declaram pardas cresceu 1,3 ponto percentual entre 2007 e 2008. No mesmo período, foram registradas reduções nos índices de pessoas que se declaram pretas (com queda de 0,7 ponto percentual) e brancas (com queda de 0,8 ponto percentual).

De acordo com o site do IBGE, tem nascido mais homens, mas, como vivem menos e entre eles é alta a incidência de morte violenta, as mulheres continuam a compor a maioria da população.

No ano passado, dos 188 milhões brasileiros, 51,2% eram mulheres e 48,8%, homens. Na comparação com 2007, não houve alteração significativa.

Procura de mulher e homem.

> Gordos já são mais da metade da população brasileira. (abril de 2009)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes