Pular para o conteúdo principal

Record intensifica seus ataques à Globo

guerra_globo_record

Por cerca de uma hora, sem intervalos comerciais, a Rede Record atacou ontem à noite de novo a Rede Globo e, pela primeira vez, um promotor do MPE (Ministério Público Estadual) de São Paulo.

A emissora mobilizou repórteres no Brasil e uma correspondente nos EUA, ouviu políticos, advogados, fiéis da Igreja Universal, um ex-ministro da época da ditadura militar, um jornalista e um procurador. Acusou a concorrente de se apropriar de um terreno contíguo a sua sede em São Paulo e recorreu a trechos de um antigo documentário para destacar que Globo foi beneficiada pelo regime militar.

Procurou atacar a Globo por todos os lados, elevando a temperatura da guerra entre as duas emissoras.

A Record colocou sob suspeição Roberto Porto, um dos promotores do MPE responsáveis pelas  investigações que culminaram na denúncia (acusação formal) à Justiça de que Edir Macedo e outras nove pessoas da Igreja Universal compõem uma quadrilha que se dedica a lavar dinheiro do dízimo.

Acusou o promotor de estar comprometido com a Rede Globo, como, segundo a Record, ficou evidente no caso da gravação pelo MPE de um depoimento em um presídio do traficante Fernandinho Beira-Mar veiculado com exclusividade pela concorrente.

A Record divulgou que Porto manteve um relacionamento estável com a juíza Patrícia Álvares Cruz, titular da 9ª Vara Criminal de São Paulo, a mesma que aceitou a denúncia contra os integrantes da Universal, embora quem esteja atuando seja o juiz substituto Gláucio Roberto Brittes. Patrícia encontra-se licenciada, mas a emissora levantou a possibilidade de que ela possa ter tido interferência na apreciação da denúncia.

Apresentou, em seguida, uma entrevista com Edir Macedo na qual ele diz que “ninguém chuta cachorro morto”, numa referência à concorrência que a Record vem fazendo à Rede Globo.

Macedo procurou apresentar-se  tranquilo. Ele foi mostrado chegando dirigindo o seu próprio carro. Chegou atrasado a templo da igreja, o local da entrevista, porque teria errado o caminho.

Macedo reafirmou estar sendo perseguido pela Globo e pelo MPE e acusou a imprensa de ter “preconceito religioso”. Mas ressaltou que nada teme. Riu algumas vezes e, ao final, falou que “nós vamos arrebentar” (a audiência da Globo).

Do outro lado, o Fantástico reapresentou uma reportagem do Jornal Nacional com pessoas que acusam a Igreja Universal de ter se aproveitado delas ou de seus parentes por intermédio de doações. Mostrou de novo a mansão de 35 cômodos em Campos de Jordão (SP) que seria de propriedade da Igreja Universal ou do bispo Macedo.

Comento: a acusação de que os pastores da Iurd ludibriam fiéis para obter tudo que for possível, além do dízimo, e a de que a Universal faz lavagem de dinheiro têm ficado em segundo plano nestes dias de troca de foto entre as duas emissoras. Embora graves, essas acusações estão sendo reduzidas a uma guerra por audiência. O que é lamentável. Espera-se que os jornais que influenciam a opinião pública não se deixem levar por esse desvio.

> Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça.

Comentários

Moisés disse…
Bom, eu como cristão, me sinto muitas vezes ofendido, por haver coisas desse tipo, que querendo ou não, mancham o nome do cristianismo em geral. Porém aqui, não vou me deter as defensivas para com o cristianismo, e sim a opinião na guerra GLOBO x RECORD.
Eu não estava acompanhando o caso, por que não assisto TV com freqüência, tal fato às vezes me torna desinformado, porém leio jornais e revistas, assim me adentrei ao assunto.
Sempre me vi contra a igreja universal, por senso comum, mas com essa historia, opino com certeza, que o Macedo tem “culpa no cartório”, certamente não iriam levantar um caso desses se não tivessem provas, por que é uma coisa gravíssima acusar alguém de tal forma. Enfim, daqui uns dias veremos o final dessa história.Espero que tudo se entenda.
Lucas Dantas disse…
Eai Paulo, você como um jornalista experiênte, que já deve ter acompanhado casos similares. Você acha que os investigadores tem um caso forte que consigam chegar em algum lugar, ou você acha que vai ser arquivado mais uma vez, dado que o Edir Macedo tem amigos fortes na justiça?

(desculpe fazer essa pergunta aqui mas não achei um emial para enviar)
Anônimo disse…
Acredito que a globo em matéria de ética e dignidade não pode questionar ninguém nesse pais nem mesmo a iurd e sua concorrente direta a record. um rede preeconceituosa que chama negro de preto e pardos, que se acostumou com os braços do poder não tem autoridade para questionar ninguém. Espero que o ministério público realmente prove que houve desvio de finalidade,e que essa investigação não fique restrita apenas a iurd, mas a templo religioso de qualquer culto, inclusive a católica. ai sim teremos uma justiça imparcial. pois tbém todos nos sabemos que há no vaticano papa movel palácio episcopal, jatinhos etc.
Anônimo disse…
Em palavras populares: Trata-se do sujo falando do mal lavado. Ambos têm telhado de vidro. Não estou aqui julgando a IGREJA UNIVERSAL e nem as EMPRESAS GLOBO; quero assim deixar registrada a minha indignação pelo comportamento pecaminoso e imoral dos nossos LÍDERES, ou patrões, se podemos assim chamá-los. Para não dizer: .....
Anônimo disse…
Desvio de finalidade = usar praça pública como propriedade privada = GLOBO
Desvio de finalidade 2 = Pegar dinheiro emprestado da CAIXA e do BNDES em detrimento das demais redes de TV;
desvio de finalidade 3 = eleger um presidente "caçador de marajás" e tentar derrubar o atual;
desvio de finalidade 4 = não noticiar as manifestações pelas diretas já; ("o povo não é bobo, abaixo a rede Globo";
desvio de finalidade 4 = escândalo pró-consult;
desvio de finalidade 5= ser cão fiel do regime militar;
Anônimo disse…
DESVIO DE FINALIDADE 6 = PROMOTORES DO GAECO - ATUANDO COMO "REPORTERES GLOBAIS";
Anônimo disse…
DESVIO DE FINALIDADE POST MORTEM = FAZER O "DE CUJUS" ASSINAR, "NA MARRA", A TRANSFERÊNCIA DA CONCESSÃO DE TV PARA A FAMÍLIA MARINHO;
Anônimo disse…
DE VOLTA PARA O FUTURO: CONSEGUIR QUE A MÁQUINA DE ESCREVER VOLTE 20 ANOS NO TEMPO PARA CIRCUNDAR OS TERMOS DO CONTRATO CELEBRADO COM OS DEFUNTOS
Donizete disse…
Se a Rede Globo deve cabe a outras emissoras e jornais acusarem e provarem. Quanto a Record foi primeiramente acusada pela Folha de São Paulo e a Globo pegou carona e nos tráz os fatos, assim como já trouxe de banqueiros, mensalão, escandalos no senado etc.
Não tenho dúvidas da má intenção da Igreja Universal pois na minha cidade eles também aprontam.

Abraços

Donizete
Herege disse…
Se alguma das duas servisse pra alguma coisa esse país seria bem diferente, mas os corruptos sempre voltam e os crentes sempre aumentam. Continuem rezando e abaixando suas cabeças enquanto os poderosos botam a mão nos seus bolsos povão.
José Pedro disse…
Este companheiro vem acompanhando o debate e fazendo excelentes postagens sobre esta guerra, vale dar uma olhada: http://tsavkko.blogspot.com/search/label/Globo%20versus%20Record
Anônimo disse…
Preconceito religioso? A igreja mais preconceituosa de todas. Esses evangélicos são uma piada. Discrimiman catolicos, espíritos e pessoas que seguem religiões africanas. Porém, se pegam no pé deles... dai ficam se fazendo de vítimas....

MORTE AOS CRENTES DA IGREJA UNIVERSAL E PRINCIPALMENTE AO PRESIDENTE DA EMPRESA
Aquino Amilton disse…
O que mais me admira nisso tudo é que ainda tem gente que segue o Edir Macedo, mesmo depois de ver os caras pegos no flagrante. Tem tudo a ver com Sarney. De repente nada é o que estamos vendo, tudo é uma “campanha midiática”. Lula e Edir Macedo tem muito em comum: ambos capitalizam a fé do povo! O mais surreal de tudo é que o mérito das denúncias (que não é da Globo, e sim do Ministério Público) quase ninguém fala. Tudo se resume a guerra Globo x Record! Igual a Lula x mídia!
Anônimo disse…
Se as duas emissoras, a IURD, e outras empresas tem condutas criminosas, então é só...


SAIR PUNINDO!

ZÉ POVINHO, QUEREM JUSTIFICAR O ERRO DE UM COM OUTRO!?

ELES QUE SE DANEM, E DANEM-SE VOCÊS!
verdadeiro disse…
Anônimo,tú é um frustado!só pq vc é dessa religião não ker dizer que eles são os donos da razão!procura te informar melhor com outras pessoas dessa iurd,e veja se algumas delas nunca se sentiram lesadas?!é um roubo cara de pau!na minha cidade eles tem uma emissora que só faltam obrigar as pessoas a darem seu dinheiro todo!vou ver até se consigo gravar algumas imagens e postarei no youtube!te manca,são todos uns picaretas!
Netto - jrsnetto@hotmail.com disse…
Edir Macedo não é santo, o Papa também não, Roberto Marinho nunca o foi! Sem duvida o patrimônio do Bispo Edir Macedo é complicador em seu processo. A Igreja Católica não possui apenas emissoras, mas um país! E a Globo misteriosamente cresceu como principal emissora do País em pleno ao Regime Militar, ela pode até não ser culpada, mas pode ter sido CUMPLICE! A verdade só Leonel Brizolla vindo do além é capaz de esclarecer!
Anônimo disse…
É logico que o Roberto Marinho tem muitaaaaaaaaaaaa culpa no cartorio, mas o Edir Macedo não é santo não... acho que a globo não deveria ter tocado na "ferida" da Record, e para se defender a record tocou na "ferida" da globo, acho que a record está mais certa que a globo. Prefiro 1000X a Record do que a Globo.Concordo com o Netto!
Anônimo disse…
Hoje estou doente da alma e do corpo,por ter dado tanto dinheiro por desespero,na igreja universal pra ser curada,preciso recuperar o meu dinheiro,minha vida,minha alegria,preciso de ajuda e de um Advogado.
Anônimo disse…
Aproveita e vê se esse Advogado entra com uma ação comunitaria contra o Lula já que ele deu dinheiro publico(meu e seu...)para a reforma do teto da igreja da nossa senhora para vinda do papa......quem sabe vc já não começa pagando um bom hospital com esse dinheiro....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos