Pular para o conteúdo principal

Pena para usuário racista do Orkut é prestar serviço a índios

Reinaldo A.S.J. foi condenado a dois anos e seis meses de reclusão pela Justiça Federal do Pará por racismo contra os índios. No Orkut, ele era o dono da comunidade “índios... Eu Consigo Viver Sem”.

Pelo fato de o Reinaldo não ser reincidente e a condenação não ultrapassar os quatro anos de reclusão, o juiz Wellington Cláudio Pinho de Castro substituiu a pena por uma multa de R$ 20 mil e por uma hora de serviços por dia à Funai (Fundação Nacional do Índio) nos próximos dois anos.

Reinaldo argumentou que, ao criar a comunidade, não teve intenção de promover o racismo. Disse que, quando foi denunciado (acusado formalmente) pelo Ministério Público à Justiça, chorou e pediu desculpas.

Mas para o juiz Castro, o preconceito de Reinaldo fica evidente em postagens como esta: “Sou capaz de viver sem os índios porque eles são incapazes, não têm responsabilidade civil, portanto não existem (...) Concordo com a política norte-americana: deveríamos matar todos os índios e passar a estudar a sua história.”

Reinaldo poderá recorrer da condenação.

> Casos de racismo.

Comentários

Paulo Lopes disse…
Da Folha Online

Jovem é condenado por prática de racismo no Orkut

O réu Marcelo Valle Vieira Mello, 23, foi condenado nesta quinta-feira (3) a um ano e dois meses de reclusão em regime aberto, devido à prática racismo no site de relacionamentos Orkut. A sentença foi emitida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios de Brasília.

De acordo com a assessoria do tribunal, a condenação de Mello vai ser convertida em penas alternativas, que serão estipuladas pela Vara de Execuções Criminais em Brasília.

Ainda segundo a resolução, no meses de junho e julho de 2005, o réu lançou mensagens no Orkut com termos ofensivos contra os negros. Nas mensagens, o objetivo de Mello era divulgar sua discordância com o sistema de cotas raciais adotado pela Universidade de Brasília.

O internauta foi denunciado por outro usuário do site ao Ministério Público de São Paulo, que abriu o inquérito e encaminhou ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDTF). Mello foi indiciado no mês seguinte.

O réu foi absolvido em 1ª instância, mas o MPDTF recorreu contra a decisão inicial.
Anônimo disse…
otima atitude, deveria estar preso este mau elemento, precisamos de bons exemplos. odeio novelas e por causa delas, temos uma prostituiçao neste pais.
Anônimo disse…
-Homem?
-isso é um bicho,nunca que um annnnimal desses deveria estar solto, pois se gosta de crianças inocentes imagina só como será a convivencia com seus filhos(ou família), isso se consseguir um dia construir uma!
Anônimo disse…
Fico feliz por ele ter sido absolvido.
Mas ainda estou curioso, a qual raça ele teria descriminado???
...hahahahahahaha....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia