Pular para o conteúdo principal

Juíza nega pedido para retirada do crucifixo de repartições públicas

Em decisão preliminar (provisória), a juíza Maria Lúcia Lencastre Ursaia, da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, indeferiu o pedido apresentado pelo MPF (Ministério Público Público) para que os símbolos religiosos, como o crucifixo e a Bíblia, sejam retirados das repartições públicas do Estado de São Paulo.

O argumento do MPF é o de que, como o Estado é laico, não faz sentido as repartições ostentarem símbolos de crenças religiosas, com a predominância inclusive de uma delas, a Igreja Católica.

No entendimento da juíza, o Estado é laico, mas não é uma instituição anti-religiosa ou anti-clerical. Argumentou que tais símbolos fazem parte da cultura brasileira e, além disso, eles não ofendem a liberdade de crença.

“Para os agnósticos ou para quem professam crença diferenciada [em relação às cristãs], os símbolos nada representam, assemelhando-se a um quadro ou escultura, adereços decorativo”, disse.

O MP-SP apresentou o pedido em julho movido pelo grupo “Brasil Para Todos”, que quer banir os símbolos religiosos dos estabelecimentos públicos, e não, por exemplo, acabar com monumentos como o Cristo Redentor, diferentemente  do que muitas pessoas acreditam e ficam indignadas.

Não há previsão de quando ocorrerá a apreciação do mérito da ação civil pública ajuizada pelo MP-SP.

Religião no Estado laico.

Comentários

Lucio Ferro disse…
Essa juíza deve ser católica, e acha que o resto do mundo tem que engolir todas as suas fantasias ridículas c compartilhar dessa crença idiota.
Anônimo disse…
lol

Que país é esse?

é a poha do Brasil


Já ñ bastava deputado senador e governantes

agora essa.
Aliás desde quando essa justiça Brasileira presta?

ô loko

Estado laico é o Karamba
MARIA DO SOCORRO MELO CORDEIRO disse…
A JUIZA ESTÁ CERTISSIMA, CADA UM COM SUA CRENÇA, E DEUS É UM SÓ PARA TODOS. O QUE TENOS É NOS RESPEITARMOS UNS AOS OUTRO.
Lucio Ferro disse…
Primeiramente os que acreditam em contos de fadas(deus, papai noel, saci, duendes, etc) é que devem respeitar todos os que não compartilham suas crenças absurdas. O estado É LAICO, NÃO TEM RELIGIÃO!!! Tem mais uma coisa: Qual deus voce chama de único? Shiva? Alá? Tupã? Todos temalgo emcomum: SÓ EXISTEM NAS CABEÇAS DE PESSOAS TOSCAS!!!!
LARISSA BARROCAL disse…
Não é uma questão de religião mas sim uma questão de cultura, e intolerância religiosa é que é um ABSURDO! cada um crê no que bem entender e ninguém tem o direito de pré-julgar alguém em razão disso! o Brasil é laico mas também tem como a base de ser um Estado Democrático de Direito respeitar a liberdade de culto e crença. Então por favor RESPEITO àqueles que crêem em Deus ou NÃO!E TOSCOS SÃO VCS QUE EM VEZ DE RESPEITAR JOGAM PEDRAS!!!!
eliakim.ariel disse…
Vivemos o período de uma sociedade hipócrita que quer cantar os direitos de uma suposta liberdade mas ataca o direito de expressão religiosa. Laico não tem nada a ver com estado anti-religioso. Para quem não sabe a democracia(poder do povo) se fundamenta que os rumos se determinam pela maioria. A maioria desta nação é católica e tem o direito de expressar os seus símbolos onde queira. Em virtude da democracia outros deveriam respitar ao invés de dizerem bobagens.
Anônimo disse…
Se a questão é liberdade os ateus e representantes de todas as demais religiões do país devem exigir o tratamento igualitário e o direito de colocar seus símbolos ao lado do cristão. Uma parede cheia de símbolos seria democrático e igualitário. O cristianismo é a pior religião que já foi inventada. A única que matava quem se atrevesse a ler a bíblia ou traduzí-la para os idiomas do povo. Hoje sabemos porque.

Tem algum cristão contra colocar o símbolo do ateísmo ou islamismo ao lado do cristão, já que, como disse a "juiza", nada representa para os outros?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Concí Sales disse…
Está errada a juíza, e lamentavelmente, como demonstra a lógica - ser possível que uma das premissas seja verdadeira , mas a conclusão , errada -; também erra o comentarista quando escreve só com letras maiúsculas e expõe a tese da inocuidade dos símbolos...Ora, os símbolos são o que mais afeta o inconsciente; é de lá que procedem as tendências instintivas, hostis, vindicativas, antisociais. Se por um lado podem evocar na mente os ideais do perdão e da fraternidade; POR OUTRO PODEM CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR COMO SAGRADA, DIVINA, UMA ORDEM INJUSTA E PERVERSA (quer a da economia, ou a do Estado, ou ambas) CUJA HISTORICIDADE SE PRETENDE OCULTAR E NA FARSA REFERENDAR COMO ETERNA, NATURAL...É para isso que os detentores do poder espertamente "respeitam" os símbolos sagrados, divinos, porque REPRESENTAM ELES MESMOS, OS OPRESSORES.
anti disse…
Infelizmente esse é um assunto que ainda renderá muita polêmica, entretanto o país é laico, e não só por causa da constituição, mas principalmente por respeito a todas as pessoas que pensam diferente das católicas os simbolos devem ser retirados.
Anônimo disse…
A juíza agiu corretamente!!! Deve-se respeitar a crença religiosa dos outros mesmo que não concordemos com ela... Será que quem critica esta juíza não enxerga o quanto é intolerante e hipócrita?!
Nika Pinika disse…
Tudo bem espalhar pelas repartições públicas imagens de buda, iemanjá, do malandro, de maomé, de ganesha?

Se sim, a bíblia, a cruz e todo o resto podem ficar tranquilamente. Se não, essa juíza pegou a laicidade do estado, amassou e varreu pra debaixo do tapete.
Anônimo disse…
Não entendo por que ateus estão preocupados c/ os símbolos religiosos. Se pra vcs Deus só existe em nossa cabeça, então deixa ele continuar a existir. Por que então vcs não vão retirar as milhares de obras artísticas espalhadas pelo mundo que só existe na cabeça dos artistas? Se vcs estiverem passando numa praça e ver uma estátua de sereia vão querer arrancar também por que a sereia não existe?
O que está acontecendo no Brasil é perseguição religiosa acreditem ou não. Esses perseguidores ainda tem a cara de pau de chamar os cristãos de hipócritas. Aqui está claro quem está perseguindo quem.
PARABENS PRA JUÍZA.
Anônimo disse…
Garanto que Cristo não faz a menor questão de ter seu nome ligado a politicos e juízes representantes do diabo, dos usurários, dos banqueiros, dos traficantes, dos estelionatários da política, Herodes redivivos, caifazes ressurrectos, e aliás: nem sei por que a surpresa da imagem do crucificado encontrar-se neste ambiente...É ENTRE LADRÕES QUE ELE É CRUCIFICADO.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa