Pular para o conteúdo principal

Filho de Abdelmassih diz ter certeza de que seu pai é inocente

O ginecologista Vicente (foto), filho de Roger Abdelmassih, especialista em reprodução humana in vitro que está sendo acusado de estuprar mais de 50 pacientes, afirmou ter a certeza de que o seu pai é inocente. “A gente nunca teve nenhuma suspeita, mesmo porque, se tivesse, mudaria um pouquinho a relação de trabalho, familiar”, disse em entrevista a Rogério Pagnan, da Folha.

Indiciado pela Polícia Civil por crime sexual, Roger Abdelmassih foi preso preventivamente na segunda (17). Na quarta, o desembargador José Raul Gavião de Almeida, da 6ª Câmara Criminal de São Paulo, indeferiu um pedido de habeas corpus apresentado  pelos advogados do médico. Depois, no mesmo dia, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) anunciou a suspensão temporária do registro profissional de Abdelmassih.

Vicente disse que, com as denúncias, houve uma queda de 130 para 80 tratamentos ao mês na clínica. Mas mesmo assim, falou, a Clínica Abdelmassih permanece como a maior do país, em sua área. Em recente entrevista ao DCI (Diário Comércio, Indústria & Serviços), a médica Soraya, filha de Abdelmassih,  falou, sem se referir ao escândalo, que a clínica realizaria este ano 1.700 ciclos de fertilização (tentativas de gravidez), o mesmo número registrado em 2008. Acrescentou que poderia até haver um desempenho superior ao do ano passado.

Vicente Abdelmassih deixou subentendido que a concorrência pode ser a origem das acusações, o que era o que seu pai vinha dizendo abertamente.

De acordo com o jornal Valor Econômico, existem no Brasil 120 clínicas de reprodução humana em laboratório, que realizam 20 mil ciclos de fertilização por ano. O setor movimenta anualmente R$ 300 milhões. 
Transcrição da entrevista:

FOLHA - O que mudou na clínica depois das acusações contra seu pai?

VICENTE ABDELMASSIH - O trabalho continua normalmente. A diferença que a gente notou desde o início do ano, quando surgiram as acusações, foi que realmente houve uma queda [na procura]. Teve uma queda, pequena, do número de pacientes que entraram em consultas novas. A gente está fazendo em torno de 70 a 80 ciclos de fertilização in vitro por mês. Eram em torno de 120, 130 ciclos. Mas, mesmo com 80 ciclos, ainda é a maior clínica de fertilização in vitro no Brasil. O que faz isso não diminuir muito é justamente o trabalho feito aqui. Temos mais de 30 profissionais. A clínica investiu muito em tecnologia, em profissionais de ponta, mão-de-obra altamente especializada.

A Promotoria pediu investigação sobre procedimentos médicos que considera irregulares na clínica. Como vocês viram essas afirmações?

Estão falando em manipulação genética. Se a gente for pensar em manipulação genética, o que está sendo citado, qualquer procedimento relacionado à reprodução humana é manipulação genética. Uma simples inseminação artificial será manipulação genética. Falaram em "turbinamento" do óvulo, que nada mais é do que pegar 10% do citoplasma e colocar num óvulo que já não está em tão boa qualidade, principalmente de mulheres de idade mais avançada. Coloca-se dentro desse óvulo essa pequena quantidade de citoplasma, juntamente com espermatozoide, com objetivo de melhorar um pouquinho as condições internas desse óvulo.

Vocês faziam o turbinamento, que a Promotoria diz ser irregular?

Não é irregular. Aqui no Brasil não temos nenhuma lei que regulamenta os procedimentos de reprodução assistida. O que a gente tem é uma norma do Conselho Federal de Medicina, de 1992, que tem algumas diretrizes. Mas não fala nada a respeito disso.

Vocês chegaram a fazer?

Sem dúvida. Chegamos a fazer, é um procedimento técnico, mas é cada vez menos utilizado porque, em termos de resultado estatístico, não melhora muito.

Fala-se em 39 mulheres e 56 estupros cometidos. Nunca ninguém viu nada irregular na clínica?

Estou aqui desde 1994. Nunca foi observada nenhuma movimentação diferente que pudesse levar a esse tipo de pensamento. Para a aspiração do óvulo, precisa ter, no centro cirúrgico, um anestesista, tem que ter médico que está retirando o óvulo, uma enfermeira, laboratório de embriologia, que vai receber o óvulo, fica do lado do centro cirúrgico com uma janela aberta para receber esse material rapidamente, porque senão estraga. Depois, um procedimento que dura de cinco a dez minutos: a paciente vai sair acordada, andando, e vai para o quarto com uma enfermeira, muitas vezes com o anestesista. Fica difícil entender tudo o que está acontecendo.

Como o senhor pretende recuperar a imagem da clínica?

A estratégia a gente vai ter que ver com o tempo. O que eu posso dizer é que nós estamos preparados. Eu estou há 15 anos fazendo esse tipo de procedimento, trabalhando com infertilidade. O dr. Roger sempre investiu em tecnologia, profissionais especializados para ter resultado diferenciado.

Por que tanta gente acusa seu pai? Já se perguntou isso?

Sinceramente, eu não tenho uma explicação. Se é verdade ou não tudo isso, a Justiça está aí para dizer. Eu quero acreditar que existe aí um má intenção de pessoas. A verdade mesmo a gente só vai saber mais para a frente.

O senhor tem dúvida se isso pode ter, de fato, ocorrido?

Não acredito que isso tenho acontecido. A gente nunca teve nenhuma suspeita, mesmo porque, se tivesse, mudaria um pouquinho a relação de trabalho, familiar. Tenho certeza de que meu pai é inocente. Não quero dizer que isso é má intenção de outras pessoas, nem da concorrência, porque a gente sabe que classe médica é como qualquer outra.

> Filha de médico acusado de abuso diz que clínica não foi afetada. (julho de 2009)

> Caso Roger Abdelmassih.

Comentários

Paulo Lopes disse…
Atenção: comentários que contenham ofensas não serão publicados.
Anônimo disse…
Está mentindo. Ele sabia.

As informações estão conflitantes, a dele com a da irmã sobre o movimento da clínica. Eles mentem!

Ele mesmo afirma na entrevista que não sabe se é verdade ou mentira, que é a Justiça que vai dizer. Depois se retrata e diz ter certeza de que é mentira.
Anônimo disse…
Sr.Paulo Lopes, gostaria de agradecer por dar-nos a oportunidade de ouvir tambem o outro lado da historia. Este medico,Dr.Vicente, deve estar com uma carga enorme em suas maos. Tem que ser profissional e continuar trabalhando e ao mesmo tempo tendo que lidar com seus sentimentos em relacao ao pai. Parabens Dr.Vicente, seu pai deve estar muito orgulhoso.
Anônimo disse…
10:48.Voce imagina a pressao neste rapaz. Tudo que diz pode ser distorcido, como voce acaba de fazer. O movimento desta clinica deve ter diminuido, o que era de se esperar. Nao acho que esteja mentindo, nao acredito que ficaria quieto se visse o pai trair a mae...
E neste momento, nao adianta nada a opiniao dele, a sua ou a minha, esta tudo SIM nas maos da justica e e' ela que vai decidir o que e' verdade e o que nao e'.
Anônimo disse…
EU ACHO QUE O DR ROGER ACABOU !!!!

ou foge do brasil ou vai tentar suicidio.....
Anônimo disse…
Ao anônimo das 10:53,

Eu tenho dó do Dr. Vicente, ele é um bom profissional. Mas tenho certeza de que ele sabia.

Quanto a Justiça decidir o que é verdade.... a Justiça só dá o seu parecer (parece ser), mas a verdade é imutável, é muito maior.

E a verdade é que o Dr. Roger cometeu estes crimes. Eu tenho CERTEZA (independentemente do parecer da Justiça), porque fui vítima.
Anônimo disse…
anonimo 10:59, Nao acredito que o Dr.Roger ira tentar fugir ou se matar. Ele nunca fugiu de nada, sempre enfrentou tudo, alem do mais isso daria a impressao de que e' culpado, e ele nao e'.
Anônimo disse…
Tenho um fato "curioso" para contar. Um dia destes, eu estava em um lugar e comecei a ouvir uma conversa entre duas mulheres a respeito deste caso. Me chamou a atencao, apesar de ser terrivel prestar atencao na conversa alheia. Fiquei prestando atencao e resolvi gravar a conversa pois estava tomando um rumo meio estranho. Uma das mulheres falava para a outra que tinha sido paciente do Dr.Roger, e que ele sempre foi correto com ela, mas ela decidiu denunciar que havia sido violentada, para ver se conseguiria receber algum dinheiro com isso. Nas palavras dela:"Tem tanta gente acusando, que uma mais , uma a menos nao vai fazer diferenca, e ainda posso levar algum no final". Fiquei chocada e tirei uma foto desta mulher com meu celular. Por muitos dias fiquei pensando o que faria com a gravação e a foto, mas decidi manda-la para a policia e esta mulher sera procurada e respondera por difamação, calunia e falso testemunho. Por isso, peco a vocês que talvez tenham aumentado um pouco, ou "entrado nesta para receber algum", nao facam isso pois vocês serao prejudicadas terrivelmente e alem do mais nao consiguirao colocar a cabeca no travesseiro em paz. Uma pessoa faz diferenca SIM!!!
Anônimo disse…
11:30,

Seja mais inteligente ao "inventar situações".

Esta sua débil tentativa de coação não vai surtir efeito algum, sabe por que? Porque esta mulher que você inventou não existe.
Anônimo disse…
11:48....ela existe sim, e mora no interior de SP...bem proximo a Jabuticabal. Ela sabe muito bem que estou falando dela.
Anônimo disse…
11:48, vc ve que engracado....esta me acusando de mentir, sem saber quem eu sou, sem saber nada sobre o material que tenho.
Isso so me faz pensar, que todas podem estar mentindo pois as provas NAO existem!!
Nao fale sem saber!
Anônimo disse…
Sou vitima, confio na justiça!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Ao anônimo das 11:30

Só sendo demente pra inventar uma histórinha dessas...

Concordo com Você anônimo das 11:48...
Anônimo disse…
11:48 e 12:13.
esperem e voces vao ver quem esta mentindo!
Anônimo disse…
Sem dúvida é um caso delicado, as acusações são muito sérias.
Mas, venho aqui dizer que a maldade das pessoas está muito além de nossa imaginação.
Pq o anônimo 11h30min está mentindo?
Como podemos julgar as pessoas deste modo?
A comoção da mídia fez isto com as pessoas, devemos lembrar-nos do caso de uma escola (não me lembro o nome) que os diretores foram acusados de abusar dos alunos, a imprensa fez um carnaval e pronto: a população os julgou culpados e foram previamente punidos.
Mas, depois foi provado que a denúncia não procedia!!!! Só que os danos aquelas pessoas já haviam sido causados, a escola foi fechada!
Como tirar o crédito de uma pessoa que atendeu mais de 20.000 mulheres desta maneira, precisamos apreender a ouvir primeiro.
Pq. uma mulher é aliciada pelo médico e volta ao para continuar o tratamento?
Anônimo disse…
Fui buscar o nome da escola e achei este texto: http://www.slideshare.net/davi_carvalho/a-b-u-s-o-s-d-a-i-m-p-r-e-n-s-a
Peço que leiam, neste caso as pessoas foram presas, apareceu mãe de aluno dizendo que tinha presenciado abuso do filho, surgiu indicios de tráfico de drogas e etc ...
Por mais dificil que seja: NÃO DEVEMOS E NÃO TEMOS O DIREITO DE JULGAR E MUITO MENOS DE CONDENAR NINGUÉM ...
Anônimo disse…
essas mulheres querem dinheiro
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
Deletei a postagem do anônimo das 14:02 por fazer apologia da violência.
Anônimo disse…
E tem gente que ainda duvida que esse mostro fez o que fez... se não tem o que dizer não falem asneiras, defensores de um sem vergonha...
Anônimo disse…
14:24, se voce tem tanta certeza que ele fez...mostra as provas...ate agora so vi acusacoes, difamacao e julgamentos sem fundamento.
Anônimo disse…
14:37 Prove Vc a inocência dele... Será que é capaz??
Anônimo disse…
14:37 Todos somos INOCENTES ate que se prove o contrario....vc e' que tem que provar, nao ele.
Anônimo disse…
Anônimo 14:46 - Nossa lei é que somos todos inocentes até que provem o contrário!
Anônimo disse…
14:54 Se Você defende tanto, deve ter rabo preso com Ele, ou estar de vendas nos olhos...
Anônimo disse…
Nao estou defendendo o Dr. Roger, estou defendendo qualquer pessoa que esteja sendo acusada sem provas. Hoje e' ele, amanha pode ser eu, vc etc
Anônimo disse…
Mas Você pode me dizer como ter provas, se as mulheres foram surpreendidas e totalmente indefesas e o pior num momento de total fragilidade, não sei se Você é homem ou mulher, já passou por este problema, o de não ter um filho e ter que recorrer a um tratamento desses?? Eu sei do que estou falando, por isso sei que Ele é culpado...
Anônimo disse…
O Dr. Roger é culpado!!!!
Anônimo disse…
Roger = Pagar caro pra ser humilhado(a) correndo o risco de ser assediada ou até mesmo estuprada, sem nenhuma chance de defesa...

Esse é o perfil de um psicopata tarado...
Anônimo disse…
Se voces acham tanto que ele e' um doente mental entao ao inves de ir para cadeira ele teria que ir para um hospital de doentes mentais.
Anônimo disse…
16:30 Que Ele vá pro raio que o parta...E se Vc quiser pega carona com Ele...
Anônimo disse…
Acredito que Dr Roger cometeu os crimes e acho que ele conseguiu chegar no topo através dos tratamentos feitos em algumas celebridades, o que o transformou em um homem poderoso. Sem dúvida as mulheres abusadas por ele sentiam medo e acima de tudo jamais acreditariam nelas, por se tratar de um homem do calibre de Dr Roger. Espero que a justiça seja feita e que ele pague pelo que fez a essas mulheres.
Roberto Santini disse…
Tenho a certeza que o Doutor Vicente e a Doutora Soraya são Médicos serios e competentes. O que não dá para acreditar é que não sabiam o que acontecia na Clínica, com relação aos estupros. A influência do Doutor Roger Abdelmassih, devia ser extrema, até para não dar margem a qualquer comentário, mas o que ocorria não era comentado? O Dr. Vicente não conversava com a sua irmã Soraya , em particular? A Lei do silêncio imperava na Clínica, até a nível familiar? A mãe de vocês nada sabia?
Doutor Vicente e Doutora Soraya: Leva-se 20, 30 ou 40 anos para se adquirir credibilidade e honradez, mas basta um deslize e não mais de 60, para que, tudo o que foi construido, seja implodido de forma instantânea.
Doutores Vicente e Soraya: O Doutor Roger Abdelmassih está acabado, os senhores não!
Anônimo disse…
Fico perplexa com tanta gente tentando inocentar esse médico, fui paciente, fui assedia porem não estou entre as + de 50 denunciantes, parabenizo as que denunciam e rezo a Deus para que ele nunca mais saia da cadeia, não denuncio simplesmente porque não tive coragem de contar a ninguem, nem mesmo pro meu marido, e assim como eu acredito que existam tantas outras.
Em relação aos médicos da clinica, acredito que de uma forma ou de outra todos sabiam o que acontecia, porem não tinham coragem de tomar atitude alguma contra o "deus" da clinica.
Anônimo disse…
Devemos ter cuidado com o que lemos e ouvimos, filtrar e somente assim formar a nossa própria opinão. Muitos não conhecem nem um lado e nem outro. Existe a verdade de um lado, a verdade do outro lado e a verdade verdadeira.
ADAMANTDOG disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Patricia disse…
Nossa gente, ja esta sendo motivo para piada este blog....o mais engracado é que para os que escrevem coisas serias e com fundamentos defendendo sempre tem um anonimo tonto depois que so diz- ele é culpado, um mostro....estas pessoas nao sabem nem o que estao falando, e ai diante de uma discussao apelam e mandam para o raio que o parta..é o que vai acontecer na justica qd aperteram tem neguinho que vai espanar....nossa gente vai trabalhar e deixa a justica decidir isso, ou sera que vcs vao ganhar algum neste processo...vai saber..
Anônimo disse…
Quanto à não pubicação com maiúsculas, proque a do ADAMANTDOG?
Paulo Lopes disse…
Me passou, Anônimo das 17:35. Mas agora eu deletei o comentário.
Anônimo disse…
Por que não está publicando os comentários que estou enviando, que atende aos critérios estabelecidos? Que "jornalismo" é esse?
Anônimo disse…
Como você das 12h26min pode afirmar que todos sabiam? Você apenas pode afirmar o que voce diz que vivenciou e não julgar toda uma equipe , não se deixe ficar cega pela vingança.Acorda !
Anônimo disse…
realmente nao dá para entender, como tantas pessoas tiram conclusoes absurdas, desculpa só queria lembrar que a opinião de voces nao valerá absolutamente nada pra justiça, voces nao vão resolver o caso e nada mais, e para voces que acham que o Dr. Roger fez realmente tudo isso só tenho que lamentar, porque não só eu como várias pessoas sabem que inveja e querer dinheiro predominam nesta história toda. acho que nao deveriam julgar ninguem apenas vendo televisão, radio, jornal e etc..porque midia aumenta, falam uma coisa e mostram outra completamente diferente, então procurem saber do caso direitinho primeiro antes de julgar o Dr. Roger, e julgar uma equipe como essa (que nem julgaram em algum comentario)
ADAMANTDOG disse…
Sr. Paulo Lopes e o meu comentário !! porque o Sr. deletou? o Sr. mesmo não leu ai na entrevista qeu ele movimenta milhões? eu mesmo nesta condições tentaria resolver isto internamente pra não por em risco meu faturamento.
Ou o Sr. tem parentesco com alguem da clinica ou é amigo?se for eu entendo porque deletou meu comentário.
ADAMANTDOG disse…
Parabéns por este excelente blog Sr. Paulo Lopez que nos permite ficarmos um pouco mais atualizados.
Anônimo disse…
Fui paciente do doutor roger e fiz a inseminação com sucesso na primeira tentativa, o que o Vinicios diz faz muito sentido, sempre estavamos cercadas de medicos, nunca sozinha, a única coisa que não aconteceu comigo, foi ser acordada e ir para a sala de repouso andando... quando fui acordada já estava lá, alguem me levou, e não vi quem foi, não sei se isso se deu com todas as pacientes, ou somente comigo por ter demorado a acordar, me lembro bem que o enfermeiro me forçou a acordar, eu ainda me saentia muito tonta.
Anônimo disse…
Boa tarde : Eu estou achando essa história toda muita estranha. Algo parece não encaixar. Como é que de repente aparecem tantas mulheres dizendo que foram abusadas? Se fossem umas duas ou três, mas 56?! Não estou aqui para defender ninguém, mas acho cedo para afirmar a culpa de alguém.
Anônimo disse…
As pessoas devem tomar cuidado com o que dizem, contra ou a favor.Lembram-se da Escola Base.Os donos foram absolvidos, mas faliram e um dos donos sofreu um derrame.A imprensa foi uma das grande culpadas pela destruição daquele casal dono da escola.
Anônimo disse…
No caso da escola de base, o abuso foi da imprensa, que fez sensacionalismo sem a devida verificação dos fatos. Mas, em dois meses de inquérito, houve a conclusão de que os acusados eram todos inocentes, não se instaurou nem processo.

Aqui o caso é bem diferente. Há documentos que comprovam as denúncias recorrentes há mais de 40 anos. O inquérito já está ocorrendo há um ano e meio e as conclusões levaram a Polícia a indiciá-lo, o Ministério Público denunciá-lo e a Justiça a acatar a denúncia, tudo correndo longe da imprensa.

São casos completamente diferentes.
Renata disse…
Olá... sei que depois que escrever meu comentário responderão até com grosserias como acontece normalmente , mas não me importo estou aqui para expressar meu carinho pela Clinica Abdelmassih tenho certeza que td isso é armação, fiz um tratamento de FIV lá no ano de 2003 e isso que Dr Vicente disse com relação a aspiração dos óvulos e a sedação é verdadeiro,não ficamos sozinhas no meu caso estavam lá a anestesista, uma enfermeira da clinica Eliana, o médico Dr Paulo e dr Roger, e td não durou mais que 10 minutos já que meu marido logo após a aspiração esteve comigo,hj tenho um filho lindo hj 6 anos, e agradeço imensamente a Clinica Abdelmassih por isso. Sei que td será resolvido e Dr Roger será solto ....
Ana Flávia disse…
Olá Renata, como tenho dito, tambem fiz tratamento com Doutor Roger, nunca fiquei sozinha, e fiz amizades com mulheres de São Paulo, pois sou de outro Estado. Não posso afirmar que tudo é uma armação, que tudo é mentira, mas o fato é que já existem mulheres pedindo indenizações, e isso levanta suspeita, a maioria não engravidou, e muitas se calaram por mais de 20 anos, é a primeira vez que vejo um crime se guardado a sete chaves por tanta gente, anos a fio, ao mesmo tempo. Espero sinceramente que a verdade apareça, não posso dizer que ele é inocente, mas não vou inventar que comigo ele agiu de maneira ilicita!!
ADAMANTDOG disse…
Será que a Renata e a Ana flavia não são amigonas ou trabalham na clinica e estão com medo de perder os empregos?
Tenho minha dúvidaas sobre estas duas ai!!
Ana Flávia disse…
Pelo visto o senhor ADAMANTDOG só não tem dúvidas que o doutor é culpado!!! será que vc não pertence a concorrencia???? porque uma pessoa que não ganharia nada com isso ficaria tão revoltado??? vc ficou assim no caso da menina Isabela???? pra vc ver.... não é só vc que deixa dúvidas no ar!!!!
Anônimo disse…
Esse monstro é culpado mesmo!!!!Que a justiça seja feita e ponto final!!!
Anônimo disse…
É isso aí que a justiça seja feita, mas não a sua ou a minha justiça, e sim a verdadeira justiça!!!!
Anônimo disse…
Ana flávia, oncordo com você quanto ao Sr. ADAMANTDOG, de que ele só não tem dúvidas de que o doutor Roger seja culpado. Quais serão os interesses dele na condenação do Dr: será que ele pertence à concorrencia desleal, ou tem alguma outra intenção ???? Muito esquisito....
Anônimo disse…
Esse sujeito é cara de pau.
Anônimo disse…
E sse cara é um maníaco sexual. Se fosse nos Estados Unidos da América, ele etaria frito
Anônimo disse…
olha eu acho muito dificil o dr.roger ser condenado,pela influência que ele tem,além do dinheiro,só mesmo a justiça divina,a justiça dos homems é bem falha,se fosse pra o homem ser preso,ele já tinha sido julgado e condenado a muito tempo,tem figurões ate dentro da justiça que deve muito a dr.Roger!!!
Anônimo disse…
pode até ser que tenha alguma ou algumas mulheres falando á verdade,mais 60 eu acho dificil,tem algumas querendo tirar proveito da situação,mais de qualquer forma,mesmo que fosse só uma á vitima,teria que se fazer justiça,não sei como um médico do naipe desse,tem capacidade de se comportar como um reptil,justiça já!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa