Pular para o conteúdo principal

Advogado do Edir liga acusações do MP à reação da Globo à Record

O advogado Arthur Lavigne, do bispo Edir Macedo, faz uma ligação entre a acusação formal à Justiça pelo MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo ao fundador da Igreja Universal e a mais nove pessoas da igreja por lavagem de dinheiro à concorrência acirrada que a TV Record tem feito ultimamente à TV Globo.

Arthur-Lavigne Em carta publicada hoje no blog do Macedo, Lavigne (foto) escreve: “Na verdade, a organização Globo reage contra o bispo Edir Macedo, em razão do crescimento vertiginoso da audiência da TV Record, que ameaça ou mesmo já ultrapassou a audiência da TV Globo. E com isto eles não se conformam.”

Antes, o advogado afirma que as acusações do MPE são as mesmas feitas em 1999 e que, depois de exaustivas investigações, foram arquivadas em 2006 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a pedido da Procuradoria Geral da República.

Lavigne acrescenta que, em 1999, o que motivou as acusações do MPE foi o empréstimo que membros da igreja obtiveram no exterior para a compra da TV Record do Rio. Tal empréstimo “foi pago mediante prestações que acabaram novamente consideradas como desvio para lavagem de dinheiro”.

O advogado omite o fato de que, agora, a denúncia dos promotores de Justiça é mais ampla, envolvendo o desvio de dinheiro do dízimo para paraísos fiscais, de onde retornaram ao Brasil para ser aplicado em empresas ligadas à Universal, entre as quais a TV Record.

A exemplo do que tem feito o noticiário da Record, Lavigne, em sua carta, apresenta como antigo o que é novo: as investigações feitas nos últimos dois anos pelos promotores de justiça, com a obtenção de provas até então inéditas.

O Jornal da Record de ontem à noite acusou o Ministério Público de ter passado à Globo documentos que estavam sob segredo de Justiça. O telejornal disse que a Globo fez na noite anterior “um ataque direito e desesperado” ao Edir Macedo porque tem perdido pontos na audiência para a Record.

Lavigne encerra a sua carta com a afirmação de que as acusações ao bispo e à Universal serão arquivadas mais uma vez.

> íntegra da carta de Lavigne.

O esquema, segundo o Ministério Público

esquema-Universal

> Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça.

Comentários

Paulo Lopes disse…
Deu no G1:

Crivella critica ação contra Edir Macedo e mais 9

O Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) usou o plenário da Casa nesta quarta-feira (12) para criticar a cobertura dos jornais sobre a denúncia feita pelo Ministério Público contra o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, e outras nove pessoas por suposta formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

“Gostaria de lamentar profundamente as notícias injuriosas, as calúnias, infâmias, insultos que têm sido publicados nos jornais brasileiros com relação a um processo que já correu no Supremo Tribunal Federal, que já teve sentença, e a sentença foi de inocentar.”

O senador, que é bispo licenciado da Igreja Universal, continuou afirmando que a tese defendida pelo MP não era nova. “Essa tese de que pastores tenham pegado dinheiro de ofertas, mandado para o exterior e assim financiado recursos para enriquecer, isso não é novo. Isso já foi denunciado em 1993, com denúncia apócrifa. De lá para cá, a Polícia Federal, a Interpol, o FBI, a Receita Federal e, finalmente, o Supremo Tribunal Federal concluíram que as denúncias não tinham fundamento.”

Ele disse acreditar que a denúncia não será aceita pela Justiça. “O juiz recebeu a denúncia do Ministério Público e abriu prazo para que a defesa apresente seus argumentos. É bem possível, e eu acredito que isso ocorrerá, que, quando a defesa for apresentada, essa denúncia não seja aceita.”
Anônimo disse…
eu se visse esse safado e malandro na minha frente arrancaria as bolas dele e aí falaria assim pede para o seu Deus outras bolas que ele t dará fiel pastor... ele t dará tenha fé q vc vai conseguir! muito cretino esse cara e panacas o q se deixam abduzir por ele... bando d idiotas q mesmo com provas não conseguem enxergar a máscara q ele usa em seus cultos a fim d poder usufruir d sua ingenuidade e ignorância...
Unknown disse…
a globo eh uma emissora lixo mas ela faz seu papel, divulgar as noticias, informar a nós e isso nao eh mentira macedo tem que ser preso
Anônimo disse…
É impossível não ficar perplexo diante da absoluta ausência de parâmetros morais não só do cliente do sr. Arthur Lavigne, como também do próprio Arthur. Um rouba o dinheiro que seria para Cristo, o outro defende e dissimula a verdadeira leitura dessas ações. Difícil saber
quem é pior. Uma coisa é certa: os dois são ateus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas