Pular para o conteúdo principal

Marido de Maria toma uns tragos, e ela já sabe que vai apanhar

Violência doméstica
Bastava o marido de Maria tomar alguns tragos de  cachaça para ele ficar violento. E lá vinham, por cima dela, murros, tapas, empurrões. “Ele me batia na frente de qualquer um. Não me respeitou nem quando eu estava grávida. Tenho marcas de violência em todo o corpo”.

Maria tem 52 anos e mora em um bairro na zona sul de São Paulo.

Ela apanhou do marido por 30 anos.

O depoimento dela e de outras vítimas são a base de um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que comprovou o que sempre se soube: a bebida alcoólica potencializa a violência doméstica e as vítimas, na maioria dos casos, são as mulheres, com sobra de pancadas para os filhos.

Dados levantados em entrevistas com 7 mil famílias em 108 cidades brasileiras mostram que, do total dos casos de covardia dentro de casa, 49,8% dos agressores estavam embriagados. Ou seja, praticamente 50%.
No caso de Maria, ela não sabe por que nunca denunciou o companheiro à polícia. Quando ia ao pronto-socorro, inventava uma desculpa para os machucados. “Dizia, por exemplo, que tinha escorregado no banheiro.”

Nas entrevistas, as mulheres falaram que não davam queixa à polícia porque, além de gostar do companheiro, atribuíam a violência à bebida alcoólica, e não ao agressor. Como se o mau-caratismo fosse da bebida, e não da pessoa. 

As mulheres pobres apanham mais, na proporção de 50% do total dos casos. Em seguida vêm as de classe média (33%) e as da classe alta (17%).

O estudo mostrou que 48,7% das vítimas não dependem financeiramente do agressor. Ou seja, o dinheiro não é a causa da submissão, diferentemente, talvez, do que acredita o senso comum.

A boa notícia é que as novas gerações de mulheres têm denunciado a violência com mais frequência, de acordo com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Os bebuns que se cuidem.

Pastor da Igreja Amor Divino é preso por espancar sua mulher.
março de 2011

> Alcoolismo.     > Violência contra a mulher.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih