Pular para o conteúdo principal

Idosos começam a se destacar na estatística de abuso de crianças

Nesta terça (28), um homem de 73 anos foi preso em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, sob a acusação de abusar de crianças. Em sua casa, a polícia apreendeu um álbum de fotos pornôs com garotas e garotos.

No dia 25, em Lençóis Paulista (SP), a Justiça decretou a prisão preventiva de um advogado de 70 anos sob a acusação de abusar de uma menina de 9 anos.

No dia 22, C.P.M., de 77 anos, foi pego em fragrante pela polícia violentando uma menina de 12 anos. Ocorreu em Santo Antônio do Leverger, pequena cidade de Mato Grosso.

exsecretario-Açailândia No dia 2, de acordo com a TV Mirante, Francisco Vieira (foto), ex-secretário de Educação de Açailândia, cidade de 100 mil habitantes do Maranhão, foi preso sob a acusação de abusar de sua neta de três anos.

Casos como esses – de pessoas acima de 60 anos (idosas, pelo critério do IBGE), avós e bisavós – começam a se destacar nas estatísticas de abusos a crianças e adolescentes, como as da Rede Criança de Combate à Violência Doméstica.

Levantamento feito pela entidade, como dados de outubro de 2008 a meados de maio de 2009,  mostra que, nas zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo, no ranking do abuso, os avôs estão  em quarto lugar e as avós, em quinto. Nos três primeiros lugares, como era de esperar, estão os pais, os padrastos e as mães, nessa ordem.

Ana Cristina Silva, coordenadora da rede, informa que os avôs abusadores geralmente são homens e/ou mulheres que passam a maior parte do dia com os netos, cuidando deles enquanto os pais trabalham.
“São pessoas que perderam seus parceiros, ou que não têm prazer com eles, e se envolvem com os netos quando lhes dão banho, trocam de roupa”, disse Ana Cristina à Agência Estado.

Para ela, sempre houve abuso por parte dos idosos. Agora essa violência aparece nas estatísticas porque mais pessoas estão tomando iniciativa de fazer denúncias, diz.

A Rede Criança recebe denúncias encaminhadas pelas varas de infância, varas criminais, conselhos tutelares e mais recentemente de hospitais e das pessoas envolvidas com as vítimas.

No caso de Vieira, de Açailândia, ele foi denunciado pela avó materna da menina, que vinha sendo estuprada já há algum tempo, conforme exame de corpo de delito. E é o estupro, e não a 'bolinação’, que tem sido denunciado com maior frequência.

O levantamento da Rede Criança revela que, naquele período, triplicou o número de vítimas. “Há casos de mães que abusam, de pais que abusam e de casais em que ambos abusam”, informa Ana Cristina.

Maria José de Morais, também ligada à Rede Criança, constata que alargou a faixa etária não só dos abusadores, mas também a das vítimas. “Os casos que atendíamos eram de crianças de 7 a 14 anos, mas agora têm aparecido vítimas de até 2 anos”.

Maus-tratos à criança.   > Vida de idoso.

Comentários

Dani disse…
Realmente um absurdo!
Os abusadores , na maioria das vezes ou é parente ou é alguém de confiança, mas muitas vezes as crianças falam e não tem crédito.
Triste realidade do país.
Paulo Lopes disse…
Deu no Diário de Teresópolis, em 30 de julho de 2009.

Presa mulher acusada de violentar a própria filha

por Eliane Almeida

Na tarde da última terça-feira, foi transferida para a carceragem feminina de São José do Vale do Rio Preto (104 DP) uma mulher de 30 anos acusada de violentar a própria filha, uma criança de dois anos, utilizando um “vibrador”.

O fato chegou ao conhecimento da polícia através de denúncias. Com essa informação, o delegado titular da 110ª DP, Edgar Cumani, conseguiu localizar a acusada, como também o pai da criança, a babá e outras pessoas ligadas à família, e pediu a prisão preventiva da mulher.

Segundo a polícia, a menor confirmou a participação da mãe, tendo sido confirmado através da exame que a criança não era mais virgem. Diante dos fatos, o Delegado e o Sargento Sampaio, do 30º BPM, seguiram para uma localidade do interior a fim de localizar o instrumento utilizado na violência. Durante as buscas, foi encontrada grande quantidade de drogas, que estava escondida em um vaso de planta no quintal da casa onde a mãe da criança morava com a atual companheira. O vibrador não foi localizado. A acusada foi levada para a delegacia, prestou depoimento e foi liberada.

A menor foi submetida a três exames em clínicas diferentes e durante o tratamento a menor sempre confirmou a mesma versão, acusando a mãe pela violência.

O inquérito policial foi instaurado, resultando no mandado de prisão preventiva da acusada. Ela foi presa na tarde de terça-feira, quando estava no bairro da Fonte Santa e tomou ciência do mandado de prisão através de um Oficial de Justiça, junto com Policiais Militares do 30º BPM. Foi conduzida à delegacia e no mesmo dia levada para a carceragem feminina, onde está à disposição da justiça.

A mulher acusada nega as acusações, dizendo “que ainda está sendo investigada e o tempo provará a sua inocência”. Após o fato, a guarda da menor ficou com o pai, que é separado da mãe.
essa dona é demoniaca! uma desgraçada que merece ir pro inferno!
Unknown disse…
primeiro pensava-se que seriam casos de pessoas "doentes" e que o tratamento seria o caminho mais humanizador, hoje sabemos que todo isto não passa de uma tremenda safadezzzzza, primeiro por saber que não há punição e segundo por saber que se houver punição esta serárá um caso de risos. Pois a dureza de nossa branda justiça só existe no papel que por sinal deixa sempre, invariavelmente uma saída para que o advogado possa safar seu cliente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes