Pular para o conteúdo principal

O jovem Tony diz que ama a família e a namorada, mas se mata

Tony Silva de Oliveira
Tony Silva de Oliveira (foto), 20, tinha senso de humor. Ele começou assim a carta de suicida: “Bom, acho que 90% das pessoas que se matam escrevem uma carta para as pessoas que amam, e eu não vou ser diferente”.

Em mais de 400 palavras e reticências ele escreveu que amava o pai, a mãe, o irmão, a tia, a namorada e os amigos.

À namorada, deixou um recado: “Você [...] é muito mais do que sonhei. Eu queria muito construir uma vida com você”.

Ao pai: “Acho que você nunca pensou que ia acabar assim, né, [mas] infelizmente acabou”.

Para a mãe: “Sempre te admirei sua garra, sua força, persistência. Desculpe-me, mãe, por que não querer mais viver.”

Ele escreveu que já tinha tentado se matar por três vezes. “Que droga, será que nem para isso eu sirvo!”

Na quarta vez ele conseguiu o que queria.

Era por volta do meio dia de 7 de maio, na quarta-feira passada, quando o corpo dele foi encontrado ao lado de uma espingarda calibre 28.

A notícia correu rápido por Água Boa, cidade do Mato Grosso onde mora a família do rapaz. Ela tem 18 mil habitantes e fica a 730 km da capital, Cuiabá.

Embora seja pouco noticiado pela grande imprensa (trata-se de um tabu), o suicídio é um problema que se agravou nos últimos anos, inclusive entre os jovens.

O Mapa da Violência do Ministério da Justiça mostra que o suicídio entre as pessoas na faixa de 15 a 25 anos subiu de 4 por 100 mil habitantes em 2000 para 4,7 em 2005. Em relação aos não jovens, o aumento foi de 3,6 para 4,5.

Em países da Europa e da Ásia, a incidência maior de suicídio ocorre entre os adultos, que são, em tese, mais propícios ao pessimismo.

Uma das causas do suicídio de jovens é a imaturidade que superestima problemas que são momentâneos, como quase todos.

No caso do Tony, ele escreveu que a sua vida estava ótima, mas, acrescentou, a felicidade veio junto com pesadelos. Não disse do que se tratava; a família deve saber. Apenas ressaltou: “Nunca imaginei sofrer tanto com comentários maldosos e desconfiança! Não quero mais viver. Para mim, acabou aqui.”

Se tivesse desistido na terceira tentativa do suicídio, Tony descobriria que o sofrimento é inerente à vida e que, mesmo assim e que até por causa disso, vale a pena viver.

taxa_suicidio

> Impedida de dançar na escola, filha de Testemunhas de Jeová se mata.
junho de 2010

> Casos de suicídio.

O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. TEL: 141. Atende também por e-mail e on-line.

Comentários

Anônimo disse…
... creio com todas as minhas forças que os suicidas são as pessoas mais covardes que existem na face da terra... se matar é muito mais fácil que enfrentar todas as dificuldades que vão aparecer durante a vida. Respeito apenas a dor da família, de resto... vão tarde!
Anônimo disse…
O Anônimo que postou não sabe o que o rapaz estava passando, se ele sofria de depressão ou algo do genero.Eu mesmo já tentei o suicidio no auge de uma depressão que hoje está controlada com medicamentos.
Reflita antes de postar sobre um tema tão delicado.
Anônimo disse…
Informo que, daqui por diante, quem não tratar o assunto com seriedade e respeito não terá o comentário publicado.
Anônimo disse…
quando eu tinha 15 anos devido a problemas psicológicos próprios dessa idade(complexo de inferioridade, a morte de meu pai, sentimentos de derrota) eu pensei em me suicidar um dia também, penso que os pais devem conversar muito com os seus filhos e nunca, repito nunca ser indiferente diante dos seus problemas, por mais simples que eles pareçam, se mostrar preocupado com filho
Anônimo disse…
Eu entendo em parte o primeiro comentário, pois o mal maior é causado à família e àqueles que o amam. Eles que tem q conviver o resto de suas vidas com essa perda violenta.
Em contra-partida, a depressão é uma doença, que tem de ser tratada e acompanhada.
A maioria das pessoas passa por um período difícil em suas vidas. No entanto, temos que sempre pesar as coisas. Não existe problema que não possa ser resolvido. E existem pessoas com problemas muito maiores que os nossos e que estão tentando sobreviver. Há pessoas passando fome, há pessoas em meio a guerras, pessoas paralisadas em cima de uma cama e q mesmo assim querem viver.
Seja qual for seu problema, procure uma solução. Se vc tem dívidas, dinheiro nenhum vai valer sua vida. Se alguém tenta te fazer algum mal, lembre-se: ninguém pode nos fazer infelizes, sem o nosso próprio consentimento.
Pense sempre em sua família e principalmente, tenha fé em Deus!

Mark
Anônimo disse…
As pessoas não se matam somente por ter algum problema social,cada caso é um caso,e merece atenção.
O documentário The Bridge,fala sobre a famosa ponte de san francisco,onde várias pessoas vão passar seus últimos momentos lá,antes de pularem da ponte.
Recomendo.
Anônimo disse…
Acho o tema interessante, mas não creio na veracidade da notícia.
SHE- HA disse…
Bem, eu tenho 25 anos. Depois de ser humilhada e envergonhada pelo meu ex-namorado, de ter problemas no emprego, sentir-me discriminada por minha família e me ver sem solução para os meus sofrimentos, me olhei no espelho e não vi em mim sentido pra continuar a vida. Mas fui à igreja e Deus me recebeu de braços abertos e me fez sentir todo o carinho no coração. Sofrer é normal, mas a gente às vezes não resiste mesmo. Cada um tem sua história, e julgar não é bom. Procurar ajuda, como eu fiz, é a saída.
Anônimo disse…
só um detalhe...

NENHUM suicidio é noticiado!! não por ser um tabu, mas pq é PROIBIDO!! pois em tese a divulgação geraria mais suicidios...
AlphaMale disse…
As pessoas suicidas, são na verdade as que mais tem sede de viver. A infelicidade de não ter com quem contar, de se achar sozinho e não se sentir parte de algo maior é um dos maiores motivos que leva ao suicidio.
Diferentes pessoas têm diferentes formas de enfrentar os problemas que se apresentam.
A coisa toda é muito maior em se tratando de motivos e razões pra isso. Cada situação deveria ser analisada individualmente em âmbito familiar e clinico. Uma vez que terapias de massa não são eficazes por apenas aplicar conceitos genéricos e pré determinados.
Eu mesmo já tive crises de depressão que me levaram a frustradas tentativas de suicídio e me arrependo pois, se tivesse obtido sucesso, não seria hoje um homem apaixonado e feliz pela minha filha. Uma das maiores razões de viver.
Gostaria de poder discorrer mais sobre isso mas, to preparando meu post sobre uma tragédia infeliz, que me atingiu pessoalmente.
Leio teu blog a tempos, volta e meia to aqui.
Gosto sempre dos textos. Sucesso meu caro.
Anônimo disse…
Muitas vezes as causas que o levou ao suicídio não são percebidas pelas pessoas que convivem próximas ao mesmo.Muitas vezes essas causas conflituosas estão em seu subconsciente e ele não consegue doutriná-la devido ao seu grau de evolução espiritual e emocional.
Também causas conflituosas em seu cotidiano como doenças, relacionamentos com namoradas, parentes, amigos, situações profissionais, envolvimentos em crimes, perdas de bens materiais, complexos de inferioridade e até o medo de enfrentar o futuro.
O suicida não consegue controlar suas emoções e harmonizar o subconsciente com o consciente. Essa pessoa necessita de ajuda de pessoas capacitadas para doutriná-la nos controles de seus conflitos mentais e espirituais.
Infelizmente, quando ele consegue suicidar-se e se encontra na Vida Maior, percebe que continua vivo e passa por mais sofrimentos aplicados automaticamente em sua vida segundo as Leis de Causas e Efeitos e por determinado período segundo seu grau de Evolução Espiritual. Mas sempre assistido por Deus.
davi disse…
tadinho
Anônimo disse…
tainho
Anônimo disse…
falar sobre suicidio é muito facil, julgar entao é mais facil ainda..
Perdi meu pai a 8 meses.. sim ele se suicidou..
e nem por isso julgo ele..
depressao é doença.. e ninguem pode resolver, a nao ser o proprio doente..
e sim.. os problemas deles sao maiores que de qualquer um..e nao adianta o que vc fale, ou faça.
A decisao deles, é somente deles..
Hoje é muito dificil pra mim conviver com sua falta.. mas é necessario.
Meus pesames a familia, eu sei muito bem oq vcs estao sentindo.
ony2005 disse…
Tenho uma pessoa ao meu lado que sofre de depressão e apenas depois de 7 anos eu consigo começar a entender esse problema. Uma pessoa com depressão acaba sendo bem mais sensível do que uma pessoa normal, mas mesmo sabendo disso acho quase impossível entender o que leva uma pessoa tirar a própria vida.

Deixo aqui uma opinião para os que sofrem dessa doença, você apenas vão se curar se a vontade de fazer isso crescer dentro de você, remédios e terapias estão ai para ajuda-lo mas não para salva-lo.

Boa sorte para os que sofrem e desejam se curar.
Anthony disse…
Não entendo o aborrecimento de certas pessoas contra suicidas, pessoas que pensam em se matar muitas vezes aguentam problemas que para elas é demais, pais abusivos, ausentes, afastados, falta de amigos ou vida social, falta de sonhos, esperança, sentido de incapacidade, inferioridade, impotência, aguentar tais coisas é difícil, e não venham me dizer que a vida é para isso, quem gosta de enfrentar perdas, falta de ter com quem conversar, se abrir, ser humilhado pela familia e/ ou "amigos", ninguém acha que isso é bom, lega, ou mesmo que tratá qualquer benefício a qualquer um de nós, o mundo é feio e cruel, e nem todos queremos viver neste mundo, não é a vida que é o ruim, mas sim os seres humanos que assim a tornaram.
Ver a vida atavés da sua bolha de poteção é uma ciosa bem diferente do que sentir a vida em toda sua grandeza.
Anônimo disse…
Acho fácil dizer a um jovem 'os problemas são momentâneos, eles passam, amanhã será melhor' e não se mexer além disso para ajudá-los.
Anônimo disse…
Suicida é covarde sim. E tem medo de enfrentar oq a vida nos reserva.
Anônimo disse…
Esse caso do Tony abalou profundamente a cidade de Água Boa, pois Tony era um rapaz bem visto, querido, rodeado de amigos e tinha uma namorada que o amava muito e ele também a amava. Tinham planos e peojetos de uma vida a dois.
Pena que não teve estrutura para suportar uma humilhação perante seus colegas de trabalho, quando foi injustamente acusado de fraudar o comércio no qual trabalhava.
Quem já passou por humilhação sabe o quanto é difícil de suportar, ainda mais sendo um jovem tímido igual era o Tony.
Deveriam as empresas não apenas promover cursos e palestras de Gestão de Pessoas para seus funcionários, mas sim, os proprietários participarem de tais cursos, pois o que falta muito são eles, os donos saber lidar com sua equipe.
Tony, acredito muito em Deus, e tenho certeza de que se a justiça dos homens falhar, a justiça Divina se fará presente.
Damn disse…
Rsss pensamento antigo do primeiro anônimo... até a igreja católica que é bem conservadora vem mudando esta opinião conforme o tempo, pois afinal a sua justificativa é de que tanto o suicida como quem vive normal tem de ter coragem de terminar ou de continuar... pois eh neh Brasil esta ganhando problemas de países ricos agora tb =/
Anônimo disse…
cara.. nao creio q os suicidas sejam covardes, creio sim, q eles sao bem corajosos, facil é enfrentar os problemas da vida, dificil é lutar contra seu propio extinto de sobrevivencia, por fim a propia vida !!! isso q é coragem, nao é p qualquer um;
Anônimo disse…
coragem e covardia nao tem nada a ver com suicidio. o maior valor da maioria das pessoas eh a propria vida. se a vida de um jovem esta ruim a ponto dele abdcar da sua vida e partir para um lugar que ele nao conhece, entao o sentimento de fraqueza eh extremo demais. nao posso dizer que sei exatamente o que uma pessoa assim sente, mas ja tive meus momentos depressivos, e realmente nao eh facil. facil eh chamar um suicida de covarde sem sentir o que ele sente!
Anônimo disse…
Aparentemente o rapaz estava sofrendo sequelas de Bullying. A menos que você seja misantropo, a sua primeira fase da vida será caracteriza pela extrema dependência às opiniões alheias.
Os suicídios causados por Bullying têm aumentado consideravelmente em vários países. Infelizmente o Brasil varre as suas estatística para baixo do tapete e prefere enterrar a cabeça no buraco dizendo que aqui não tem este problema.
Anônimo disse…
uma pessoa desiste, não porque nao tem mais forças para CONTINUAR, e sim, porque nao tem mais forças para SUPORTAR.
Anônimo disse…
Impressionante...
Realmente a muitos casos de suicídio, e a maioria são por adolescentes, mais nós adolescentes não nos preocupamos na taxa de suicidas, mais sim no sofrimento que estamos a passar naquele momento...

Já pensei em suicídio varias vezes, por motivos bobos, mais que para nós se torna algo horrível... Isso tudo é uma parte de nossas vidas (alguns passam por isso e outros não)...
Apenas temos que lidar com isso com cabeça, se os pais perceberem o comportamento de seu filho ou filha diferente, de mais espaço para ele, procure não só conversar com eles mais também dar uma “liberdade” para eles... Pois o pensamento de suicido pode ser apenas uma preção psicológica, na qual precisamos de um tempo sozinho, sem represarias.
Debil Mental disse…
não vejo a vida como uma obrigação...ah eu nasci então sou obrigado a ficar aqui? Q diabos é isso!?...sobre si mesmo cada individuo tem a liberdade de fazer oq quiser...
Andrewo disse…
Quem nunca teve depressão nunca vai ter como entender e vai chamar de covarde.Eu ja tive depressão e não desejo isso pro meu pior inimigo é uma sensação horrível.Ja pensei em me matar e se eu tivesse feito, todos se surpreenderiam pq eu escondi isso de todos.


Saí da depressão graças ao esporte.Uma dica pros depressivos é praticar muito esporte, vai melhorar mto a vida.
Filipe disse…
Uma pergunta. Você (autor deste blog), por acaso é formado em jornalismo por alguma universidade?

Ou tirou o diploma de qualquer forma?

Não quero ser mal educado, mas faço este questionamento pra você visto que, não sei se a tua universidade te informou, mas os jornalistas não tem por hábito divulgar notas e notícias de suícido (não por mero "tabu"), mas para não servir como incentivo para as pessoas fracas e que pensam em tirar a sua própria vida!

Eu também não compreendia porque ninguém divulgava este tipo de notícia, mas quando entendi, passei a respeitar. Não se divulga isto. Não de a "coragem" ou a corda para a pessoa, que só está esperando um motivo, tirar a sua própria vida.

Pense Nisto!
Unknown disse…
6 falam que o suicida eh um covarde, mas pensa direito!
tem q ter MUITA coragem para atentar contra a própria vida -.-
Rafael disse…
Pelo contrário, é preciso muita coragem. Do que adianta viver uma vida inteira de sofrimento. Não sei o que levou ele a cometer tal ato, mas ja senti o que ele sentiu. É um terrivel sentimento q te abraça a hora q vc levanta até o adormecer.
Anônimo disse…
É a falta de Deus na vida das pessoas. Nesse mundo cada vez mais materialista, competitivo, as pessoas não oram mais, não temem (no sentido de respeito) mais nada. Em grande parte dos blogs, que são "alimento para os jovens", vemos a fé sendo tripudiada, Jesus sendo motivo de piada. Isso não pode continuar. A alma humana tem sede do Espírito Santo. Meus irmãos, não há problema grande para Deus. Os jovens tem sido tolhidos dessa verdade, desse direito. Vivem cada vez mais na solidão, cada vez mais sem rumo. Busquem a Deus e encontrarão a verdadeira vida.
A paz.
Paulo Lopes disse…
Para o Felipe Casagrande:

A imprensa não dá notícias de suicídio justamente pelo que você disse: para não incentivar que pessoas emocionalmente frágeis façam o mesmo. O que de fato já houve em várias oportunidades, e não só em relação ao jornalismo, mas também quanto à literatura.

O caso mais famoso é o do romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe, que provocou uma onda de suicídios em toda a Europa.

Mas, observe Felipe, o romance é de 1774, e de lá para cá muita coisa mudou. A imprensa, por exemplo, não mais detém o monopólio da informação, e independente dela a questão do suicídio tem sido colocada e discutida na internet, e muitas vezes de maneira inadequada.

Só no Orkut existem dezenas de comunidades que se dedicam ao tema. E esse site de relacionamento tem no Brasil muito mais influência sobre os jovens do que qualquer jornal ou emissora de tv.

Foi isso que mudou, entre outras coisas, e os jornais (e muitas pessoas) ainda não se deram conta.

Por isso o meu ponto de vista – compartilhado por alguns jornalistas e psicólogos – é que a imprensa tem de quebrar o tabu e entrar no debate sobre o suicídio, de modo, se possível, a orientá-lo ou ao menos criar referenciais para enriquecê-lo.

O fato é que o assunto está posto, queira ou não a imprensa. E, já que é assim, ela tem de se ocupar do tema, porque, dessa forma, poderá salvar vidas com suas informações e orientações de serviço.

No mais, eu acredito na conscientização como instrumento de superação de dificuldades, quaisquer que forem elas. E a pessoa só se conscientiza por intermédio da informação, além da reflexão, como se sabe.

Para terminar, Felipe: se fiz ou não faculdade de jornalismo, é irrelevante. O tema tem de ser discutido por todos. Não é exclusividade de quem tem o canudo. Mas, se você insiste em saber, sim, sou formado em jornalismo, e quando você nasceu, há 22 anos, eu já era repórter. Abs.
Anônimo disse…
QUEM SE SUICIDA NÃO TEM INTENÇÃO DE RETIRAR A PRÓPRIA VIDA E SIM A DOR OU O SOFRIMENTO QUE LHE CAUSA AFLIÇÃO.
Anônimo disse…
Eu concordo com o anônimo de cima, quem comete um suicidio não te a intenção de acabar coma vida, e sim, acabar com os problemas.
Anônimo disse…
o tony tava passado por grandes problemas.com a vida social.mas ele sempre foi uma pessoa muito querida por todos de agua boa.
oque o tony fez foi tentar ficar em paz como ele diz na carta.ele andava muito atordoado com alguns comentarios e mentiras que estavam enventando ao seu respeito.
oque aconteceu no ultimo mes.foi a calsa de toda essa trajedia.
e sobre o titolo do anuncio[tony diz que ama a familia e a namorada,mas se mata]que ironia isso não tem outro titudo pra colocar não.isso esta incinuando que ele não esta nem ai com a familia e nem com a namorada.e isso não é verdade.por isso cuidado com os comentarios gente.vamos respeitar a alma do jovem tony
Anônimo disse…
Suícidio é o maior ato de egoísmo que existe...
Quando o ego esta altamente afetado, e o suicida não pensa na dor que os outros sofreram...
Além do mais, o problema só piora... afinal as sagradas esccrituras dizem que o suícidas não herdaram o reino dos céus
Anônimo disse…
Suicídio vai além da compreenção de quem nunca se viu com uma depressão forte, pois já passei por uma fase terrível,parecia que tudo estava desmoronando ao meu redor, minha familia estava com serios problemas, minha namorada e eu lutamos demais para ficarmos juntos, até hoje ainda lutamos (OBS:ela era casada com uma pessoa por ameaça),pessoas ligadas a ela fizeram de tudo pra nos separar e para completar moramos distantes,em estados diferentes, resumindo: muita coisa contra nós,o que nos faz suportar é que eu a amo e ela também me ama, ela já levou nome de "vagabunda" pelos próprios familiares. Ainda tem mais, me formei a 2 anos e meio e não consegui emprego fixo na minha área de atuação ainda, tem coisas muito piores que não citei e ainda estão acontecendo comigo, as vezes me dá um desespero tão grande,fico muito triste,lágrimas correm dos meus olhos do nada e fico muito ancioso,é muito difícil suportar. Já pensei em suicídio também.

Então é complicado recriminar uma pessoa por suicidar-se, por que não sabemos como a vida da pessoa está.

A minha forma de suportar é deus, me apeguei tanto com ele, tento estar sempre bem em casa com todos, mesmo quando estou triste,e minha namorada tento estar sempre presente no dia a dia dela, mesmo distante.
Anônimo disse…
Suícidas pra mim sao pessoas mto CORAJOSAS. Que estão passando por uma fase dificil na vida que so eles sabem, mas ninguem. Fico com mta pena, pois eles é que vão, todos sofrem, mas a vida continua para os outros, pra eles nunca mais
Anônimo disse…
Ja ouviram falar na bike?
Tira os problemas e vc continua vivo... Bastante vivo!!!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Leo Thai disse…
nao julgo-o como covarde, taopouco como suicida, ha pessoas que se amtam mas nao sao suicidas e a suicidas que nao se matam, o fato desse rapaz deve ter sido o a 1 opçao, viu q tinha alguns problemas e resolveu se amtar, creio que os suicidas sao os q menos se tem chance de se matar, pois sabem que mesmo que a vida piore, mesmo que tudo va por agua abaixo, ele sempre vai rter uma possibilidade de escapar de se livrar de todo sofrimento, e por isso sao motivados a seguir em frente e ver ate onde podem ir, com o conforto de ter uma saida a sua espera quando quiser.
Anônimo disse…
Creio que esse menino sofreu o que sofro hoje ter tudo amor familia otima e ter pessemos amigos que na verdade so quer te magoar ate voce desistir da propria vida me vejo como ele
Anônimo disse…
Acho patético alguem achar que um garoto desse é fraco ou não é corajoso, só gostaria que pensassem, quem tem corajem suficiente pra superar o instinto de sobrevivência que é natural do ser humano pra auto destruição ?

Se ele se matou teve os motivos e não irei discordar, afinal quando a vida não tem nenhum sentido ou a própria vida se torna um pesadelo pior que a morte é melhor estar morto mesmo ! Sinto pela familia e por conhecidos, mas é isso é o simples fato que existe e sempre vai existir !
Anônimo disse…
concordo com vc Anthony. Boa sorte p vc e seja muito feliz. estou passando por tudo isso que vc mensionou no seu comentario.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas