Pular para o conteúdo principal

Mulher chefe persegue mais as funcionárias, revela pesquisa

Chefes do tipo malvado perseguem igualmente funcionários e funcionárias. Mas quando as mulheres estão na chefia, a maioria delas (70%) inferniza mais as funcionárias. É o que revela pesquisa do WBI (Workplace Bullying Institute), que se dedica ao estudo do assédio moral nos Estados Unidos.

As conclusões da pesquisa valem para o Brasil. Pelo menos é o que acha Ana, que mora em São Paulo.

Em e-mail à Época, ela diz: “Mulheres são difíceis de trabalhar porque são invejosas, são fofoqueiras, perdem mais tempo tentando "derrubar" outra mulher pelo simples fato de querer ser sempre o centro das atenções.”

Quando as mulheres começaram a conquistar o mercado de trabalho (e elas continuam avançando, ocupando cada vez mais postos de direção), a expectativa era de que o ambiente corporativo se tornasse “mais humano”, por assim dizer, por conta do instinto maternal e da propalada doçura feminina.

Mas a pesquisa – feita em 2007 -- revela que a agressividade tem se acentuado no dia a dia das empresas.

Verificou-se que, do total das atitudes agressivas, as mulheres respondem por 40% delas, ou seja, quase 50%, mesmo sendo ainda minoria nas empresas.

Diz Ana: “Já trabalhei em empresas exclusivamente masculinas e confesso: era muito mais saudável! Homens conseguem dialogar, trabalhar em conjunto, não se preocupam com o ego o tempo todo e não falam da vida alheia. Acredito que não exista ambiente empresarial mais agressivo do que o formado basicamente por mulheres”.

Amanda, que já trabalhou em quatro estados brasileiros e no momento mora no exterior, concorda com Ana e acrescenta que as mulheres são mais competitivas do que o homem, o que, a rigor, não é ruim, mas a disputa não se restringe às questões profissionais.

“Competem por quem tem o corpo mais bonito, quem é a mais gostosa, quem tem o cabelo mais sedoso, quem tem a unha mais bem feita, quem é a mais bem comida, quem é mais bem vestida, quem recebe mais elogios dos homens. E só depois começa a competição pelo trabalho.”

Ela resume: “Mesmo sendo mulher, odeio trabalhar com mulheres.”

Casos de assédio moral.

Comentários

Anônimo disse…
Homem não fala da vida alheia ? que isso? se a pesquisa constatou que o homem e muito mais fofoqueiro que a mulher em todos os sentidos.
Os homens sao invejosos sim e tb brigam sim o problema em relação as mulheres e que elas brigam muito por bobagens só isso.
Anônimo disse…
Trabalhar com mulheres na chefia é mesmo uma merda, com o perdão da palavra, eu mesma já sofri perseguição com uma mulher e ela era mera supervisora de farmácia, era um demônio na minha vida , não me deixava em paz e dizia que era "crente", imagina se não fosse!
Anônimo disse…
O assédio moral entre mulher acontece de forma sútil : foquinhas, piadinhas, separação, discriminação ... É horrível, já passei por isso. Mas quando chega a afetar o trabalho com sonegação de informações como por exemplo, já é ra de se tomar uma atitude .
Anônimo disse…
Infelizmente... isso tudo é VERDADE!!! Sou mulher, e já trabalhei numa empresa tanto com homens quanto com mulheres. No começo só tinha eu e mais uma moça, até ai era uma maravilha... depois eles resolveram colocar mais duas meninas, e ai meus queridos!! Desse dia em diante TUDO piorou!!! Ficou um ambiente muito pesado, elas só sabiam conversar, falar mau dos outros, horrivel mesmo!!
Augusto Branco disse…
SER MULHER

Ah, ser mulher!

Ser mulher é ver o mundo com doçura,
É admirar a beleza da vida com romantismo.
É desejar o indesejável.
É buscar o impossível.

O poder de uma mulher está em seu instinto
Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
E cuidar de vários outros filhos que não são seus.

Ah, as mulheres!
Ainda que sensíveis
Mulheres conseguem ser extremamente fortes
Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.

Mulheres cuidam de feridas e feridos
E sabem que um beijo e um abraço
Podem salvar uma vida,
Ou curar um coração partido.

Mulheres são vaidosas,
Mas não deixam que suas vaidades
Suplantem seus ideais.

Muitas mulheres mudaram o rumo
E a história da humanidade
Transformando o mundo
Em um lugar melhor.

A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,
E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
Ser mulher é gostar de ser mulher
E ser indiscutivelmente feliz
E orgulhosa por isso.

- Brunna Paese -
Anônimo disse…
Já trabalhei tanto em lugares só com homens quanto só com mulheres... O que eu posso dizer é que nas MINHAS experiencias trabalhar com mulheres é um porre. Só porque vc é homem vc é a mula de carga do lugar, elas não se dão ao trabalho de abrirem uma porta para outras pessoas entrarem (claro, vai estragar o esmalte que passaram ainda de manhã), nada está bom, não existe camaradagem, elas só querem ser servidas do bom e do melhor mas nunca oferecem nada em troca (e eu não estou falando de "favores" ou coisas do tipo mas coisas simples como uma bala ou um chocolate rs), criticam outras mulheres por terem uma qualidade boa pois as 'outras' tem sempre que ser inferior a elas mesmas, vivem reclamando de homens quando na verdade suas carências, egocentrismos e egoismos estão tão ridiculamente expostos que cegam a elas mesmas.
Anônimo disse…
Por experiência própria posso dizer que ter chefe mulher é um inferno! Trabalho em uma universidade pública e meu departamento era chefiado por uma mulher. Ela era desorganizada, nos impingia tarefas de última hora, nos fazia repetí-las várias vezes, nunca ficava satisfeita, desrespeitava nossos horários e achava que tínhamos de dobrar serviço de graça. Entrou um homem em seu lugar e o ambiente mudou completamente. Mas ela ainda acha que manda e ultimamente tem nos infernizado de novo, chegou inclusive a me ofender porque me recusei a fazer pela enésima vez uma tarefa que já tinha feito. Achava que isso era só com ela, mas parece que não.
Anônimo disse…
Estou trabalhando em um ambiente super desagradável. Quando trabalhei como telefonista,(em 2004), sofri assedio sexual,porque o chefe e mais o sub só ficavam ali...Nada faziam se não falar coisas do tipo "se tu for loira, eu quero ver lá embaixo..." ou " pra ficar aqui tem que dar pro (...)" entre outras, na época eu era menor aprendiz e só deixei terminar o contrato e fui embora. Agora trabalho onde tem 30 funcionários,deste apenas 3 são homens...aí já viu...muito chato,uma fofocalhada geral e nada de trabalho,agora já assumi 3 funções ao mesmo tempo,porque ninguém faz nadaaaaa!!!!!e ganho menos que um salário minimo,aguentando desaforo...é brabo...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas