Pular para o conteúdo principal

Justiça autoriza pai a parcelar pensão alimentícia atrasada

da assessoria de imprensa do TJ-MT

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso autorizou o parcelamento da dívida de pensão alimentícia de um pai. Ele pediu a redução da pensão com o argumento de que tem que sustentar outra família. A redução foi negada, mas o TJ-MT resolveu aceitar o parcelamento da dívida.

Na sentença proferida na ação de investigação de paternidade, o juízo de primeira instância determinou o pagamento de alimentos retroativos fixados em 77,11% do salário mínimo vigente, correspondente a R$ 320, nos termos do artigo 13, parágrafo 2º, da Lei 5.478/68, que cita que os alimentos fixados retroagem à data da citação.

O pai sustentou que o valor foi superior ao percentual de 30% dos seus rendimentos líquidos, solicitando minoração para 15%. Além de requerer o parcelamento retroativos em 60 prestações fixas, a partir da data da publicação do acórdão e não da citação. O pai ainda juntou exame de gravidez de sua atual companheira.

O relator do processo, o desembargador Jurandir Florêncio de Castilho, destacou que os alimentos prestados ao filho  baseiam-se na proporção de suas necessidades. Além disso, o apelante tem profissão definida e tem condições de cumprir os compromissos advindos do poder familiar, conforme holerites apresentados aos autos. Seguindo o binômio necessidade-possibilidade, o desembargador afirmou que o valor deve ser justo no tocante a carência do filho e as condições do pai.

O requerente ainda pediu uma mudança na data para configuração dos alimentos retroativos. Porém, o juiz determinou que se procedesse o parcelamento a partir da data de citação, conforme deferido em decisão original e não contando desde a publicação do acórdão.

> Casos de pensão alimentícia.

Comentários

Anônimo disse…
Essa matéria não ficou muito explicada, o cara vai pagar os R$ 320,00 em 60x? isso daria R$ 5,33 por mês é isso? se for esse juiz perdeu todas as lamparina do seu juízo kkk como dizem os indianos da novela.
Anônimo disse…
concordo com a maioria que diz que penção depois dos 18 anos de idade é uma burrice da autoridades que além de comer nossos dinheiro em impostos absurdos...criam leis desse tipo.
Fazendo crescer na sociedade filhos desonrrosos a pais vagabundos e sem resposabilidades só intereceiros.
Anônimo disse…
Burrice é escrever pensão com "ç", e esvrever "da autoridades", ou seja, singular com plural. KKK.
Anônimo disse…
Burrice é escrever pensão com "ç" e "da autoridades", ou seja, singular com plural. KKK.
Anônimo disse…
pensão deveria ser paga ,só pra mãe que trabalha,porque quando atrasa elas , não querem saber se tem dinheiro pra pagar ou não só querem receber se não vai preso ,certo.igual os beneficios do bolsa familia só recebe se a criança estiver na escola certo.
Anônimo disse…
tambem beneficio de pensão ,só da mal exemplo para os filhos ,com certeza eles vão fazer igual a mãe só gastar dinheiro de pensão ,muita das vezes com coisas que não tem nada a ver com alimentos.certo e é por isso ,e agora da pra entender pque ,tantos menores abandonados ,e´só fazer uma pesquisa ,dos menores que não querem os pais se não envolvem pensão.os problemas familiares.certo
Anônimo disse…
infelismente no Brasil o Estado é omisso com seu dever de saúde e educação e criam leis para que filhos maiores saudavel peça pensao mesmo tendo 25 anos e uma vergonha o que ocorre neste país por essa e outra o Brasil continua sendo de 3º ou 4º mundo em termo de justiça, pois em nenuhm país do mundo a justiça é tão injusta!!!
Anônimo disse…
Concordo com o parcelamento, pois é melhor a mãe receber parcelado, do que ñ receber nada e ainda mandar uma pessoa pra cadeia!!!!!!!
Anônimo disse…
Homéns só querem fazer filhos mas na hora de cuida sobra só para a mulher quando a mulher pedem a pensão fala para o juis que tém outra familia e os filhos não vale nada o que interesse é a outra familia !!!
Anônimo disse…
Com esta lei absurda de pensão aonde a justiça transforma a mulher brasileira em uma prostituta clássica com a sua extratégia em envolver-se com homens condicionado financeiramente a fim de conseguir uma vida estável com a pensão que obriga contra a vontade do homem,se o autor da criança nunca teve oportunidade de trabalho e vive desempregado, como é o caso de refugiados politicos no Brasil que dificilmente não tem chances de um emprego no Brasil e quem têm filho com uma Brasileira,qual seria a sua condição quando os pressionam pela justiça para pagar pensão?
A quem poder esclarecer a situação que apresento, por favor , digite algumas alineas neste espasso para que eu saiba !
Daniela disse…
Por favor gostaria de um esclarecimento, meu marido tem 2 filhas, uma ele tem um acordo de pagar a pensão parcelada e arcela do mês, a outra filha que ja tem 9 anos a mãe nunca quis saber do dinheiro e falava que nã precisava só mandava ele comprar roupa e material escolar, agora com ressentimentos por ele estar casado e ter outra filha resolveu pedir os 7 anos atrasados, e não temos como pagar, ele está apavorado que vai ser preso e nós choramos , uns dizem que vc fica preso 3 meses e a divida caduca é verdade, ha possibilidade de o juiz parcela e ela não aceitar?
Anônimo disse…
Para a Daniela: não existe dívida -- e principalmente esta -- que caduque. Quanto aos atrasados dos sete anos, se o caso for levado à Justiça, o seu marido vai ter de pagar, mas não precisa ser de uma só vez. O juiz poderá parcelá-la. Ou, desde que haja um acordo com outra parte, poderá pagar apenas uma parte dela.
josy disse…
No caso da prisão ja estar decretada e a mulher não querer um acordo ou um parcelamento dos atrasados, é possível ainda conseguir com que o Juíz parcele o valor determinado a ser pago...
Anônimo disse…
È o seguinte dou casada á 4 anos e meu marido paga pensão para os filho do primeiro casamento dele,o juiz determinou que ele pagasse 100 reais pois um dos filho dele mora com a avó paterna,só quw wlw dava 150 pois a mãe dos meninos pegaria um deles se ele pagasse só 100,á uma semana ela denunciou ele por não pagar pensão,pois ele edta desempregado e nos temos mais dois filhos,ela nunca deixa ele ver as crianças e quando passa fica me ameaçando,na verdade ele não deixou de pagar o problema é que ele deu o dinheiro para a mãe dele e ela não depositou deu o dinheiro na mão da ex mulher dele agora ela está alegando que ele não deu,meu marido pode ser preso por causa dessa mulher?sendo que ela vive me ameaçando falando que vai me matar e não o deixa ver os filhos,o que ele deve fazer????
Anônimo disse…
gostaria de sabe como eu faço pra colocar meu ex:namorado na justiça. eu sou de menor e ele é de maior eu to gravida com quase 4meses.
moro em quarto alugado não trabalho e ele não quer mim ajudar...mais tem um problema ele mora em óbidios(pará)e eu aqui em manus.mesmo assim eu gostaria de sabe se tem como a jstiça de manaus fazer como ele pagar persão pro meu filho????

gostaria muito de uma resposta eu ja não sei mais o fazer se voces poderem mim ajudar dado essa resposta pra mim mandem recado pro meu orkut por favor capetinha.furaolho@hotmail.com
ou rariane_zb3@hotmail.com
Anônimo disse…
Oi me chamo Daiane, gostaria que quem entendi do assunto me tire algumas dúvidas e por gentileza enviar resposta pra o meu e-mail: daiprador@hotmail.com.
- Meu pai na epoca era casado, e manteve um relacionamento com outra mulher, onde a mesma engravidou.Naquele tempo ele trabalhava com registro em carteira, e a bomba explodiu!! Minha mãe ficou revoltada, mas permanecerão casados e convivendo juntos com seus 4 filhos contando comigo. E meu pai passou a pagar a pensão alimenticia. Logo ele perdeu o emprego e deixou depagar a pensão, passou um bom tempo sem pagar, pois não tinha nenhuma condição, morava de aluguel (ainda mora) e sustentava seus 4 filhos e a esposa. Atualmente ele já está trabalhando com registro e tem intenção de voltar a pagar a pensão alimenticia:- se ele procurar um advogado para uma revisão da pensão e parcelamento dos atrasos, correrá o risco de ser preso? será possivel o acordo? Qual o melhor procedimento?
Grata!!
Anônimo disse…
olá! Quando eu fiquei gravida do meu namorado ele sumiu e nos ignorou até a criança ter 2 anos de idade, ele reapareceu e registrou a criança, depois sumiu de novo e a 4 anos nunca deu um centavo de pensão alimenticia p criança. Ele é vendedor autonomo. Quanto minha filha receberia por esses 4 anos de atraso?
katia soares disse…
Gostaria de saber o seguinte:tem como eu pedir atrasados apartir da data que o exame de D.N.A deu positivo?Isso ocorreu em 2006,mas so agora dezembro de 2009 é´que teve audiencia que estipula o valor da pensao.Esse valor recebo ok,pois ja sai da folha de pagamento dele.Outra,ele alega que nao pago a primeira parcela do 13 salario pois recebeu antes da audiencia,mas que eu saiba nao teria como ele receber em parcela unica,ele e´Guarda Civil Municipal.Agradeço.
Anônimo disse…
TENHO 26 ANOS E MEU PAI NUNCA QUIZ ME VER, ME ABANDONOU, NUNCA ME AJUDOU EM NADA. ELE ESTÁ MUITO BEM DE VIDA, ENQUANTO EU NÃO TENHO NADA,VIVO DE FAVOR, TENHO UMA FILHA, E O QUE GANHO MAL DÁ PARA SUSTENTA-LÁ, O PAI ESTÁ DESEMPREGADO.SERÁ QUE É INJUSTO O PAI QUE PODE E NUNCA AJUDOU, AJUDAR AGORA, NEM QUE SEJA UM POUQUINHO.
Anônimo disse…
Homens acorda pra vida, Mulher não faz filho sozinha. Não quer assumir compromisso? Se previne, pq os filhos não tem culpa. Agora aguente.....
Anônimo disse…
acho que deveria ser criado um fundo de pensao,e que o mesmo fosse dividido em proporsoes mais justas entre as crianças, poi tem criança que recebe 10 mil de pensao e outra cem reais,as crianças tem as mesmas necessidades,idependente se o pai e rico ou pobre.
Anônimo disse…
tb nao etendi nada???
Anônimo disse…
Gostaria de saber o seguinte,eu pari de pagar a pensão porque fiquei desempregado e quebrei o acordo feito em juízo, agora fui procurar um defensor público pois quero resolver isso e fazer um novo acordo, ele me respondeu que isso não é as casas bahia para se fazer vários acordos. isso é verdade não se faz mais de um acordo? como fica pra legalizar minha situação tenho que pagar tudo de uma só vez?
Anônimo disse…
eu sou uma mulher que teve uma filha e o cara era um vagabundo de marca maior só fui descobrir isso depois da gravides, larguei ele não quis um centavo para que ele não interferisse na educação de minha filha, fui muito mulher para sozinha trabalhar e sustentá-la com salário mínimo,hoje me casei novamente mas com um cara que respeitou essa minha decisão de não ter pensão e hoje ele sim é o pai da minha filha dá de tudo para ela, é só a mulherada escolher melhor quem vai botar dentro de suas casas e encontrar alguém com esse perfil não quem quer aproveitar de uma pensão para encostar.
Deus disse…
Crescei e multiplicai-vos.
Anônimo disse…
Tbm concordo ....fez 18 anos acabou o direito a pensao .... por isso tem tanto jovem por ai que nao quer saber de trabalho de estudo de futuro ....sempre ficam esperando o dimdim da pensao pra gastar com cervejadas ...com drogas muitas vezes .... nao dizem que com 18 anos se pode tirar carteira de motorista e algumas coisas mais ...entao eles terim que com 18 anos ter tbm o direito a trabalhar e se sustentar .....afff assim o brasil nunca vai pra frente ..... tem um lugar fora do brasil que agora nao me recordo que com 16 anos os filhos ja trabalham fora e sao obrigados pelos pais a se manterem sozinhos .....isso se chama educaçao e responsabilidade .....so assim pra se criar juizo .....ta muito facil pros jovens brasileiros ....vivem de pensao ate quando conceguem recorrer .... affff
Anônimo disse…
gostaria de saber si tenho direito de receber pensao atrasada de oito anos ja esta na justiça deste quando minha filha naceu agora esta atrasado este oito anos
Anônimo disse…
QUERO SABER SE EU TENHO Q PAGAR PENSAO PARA FILHOS ACIMA DE 22 ANOS,Q JA ESTAO ATE CASADOS
Anônimo disse…
larga de ser burro vc acha certo fazer filhos e deixar desamparado, vcs pais que reclamam pensão nao passam de um bando de idiotas egoista que so pensam em si e aleém domais não e justo uma mãe suprir sozinha as necessidades dos filhos vc fez , virou os olhinhos tem que arcar com consequencias eles não pediram para nascer tem se ferrar ir preso as autoridade estão corretas
Anônimo disse…
Omisso nossa e de rir mesmo eua cho que deveria ter pena de morte par apai que abandonassem os filhos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira