Pular para o conteúdo principal

Alemanha proíbe Red Bull Cola por conter vestígios de cocaína

Por conter vestígios de cocaína, a bebida Red Bull Cola foi proibida em cinco estados alemães: Hesse, Renânia do Norte-Vestfália, Turíngia, Renânia do Norte-Palatinado e Baviera.

O Instituto de Saúde e Trabalho da Renânia constatou existir na bebida 0,4 microgramas de cocaína por litro, informa a BBC Brasil.

Tal quantidade é considerada inofensiva à saúde, mas diante da legislação desses Estados a Red Bull Cola não é alimento, e sim entorpecente.

Red-Bull

Diferentemente do que ocorre no Brasil, na Alemanha cada Estado tem a sua legislação específica para o setor alimentos, mas a decisão de um pode ser assumida por outros. É o que pode ocorrer nesse caso: outros Estados já manifestaram a intenção de proibir a bebida.

Frank Farnsteiner, representante da Red Bull na Alemanha, disse que houve exagero na proibição e vai tentar anulá-la

Explicou que na formula da bebida há extratos de folha de coca “cocainizados” que não representam qualquer risco à tanto, tanto que é é usado como aroma em alimentos produzidos nos Estados Unidos e na Europa.

Autoridades alemãs concordam que a bebida, por si só, não é prejudicial à saúde, mas, segundo elas, a Red Bull Cola, quando associada a bebida alcoólica ou depois da prática de esportes, pode alterar o ritmo cardíaco ou afetar o funcionamento dos rins, com o risco inclusive de levá-los à falência.

Quando a Red Bull foi lançado na Alemanha, há um ano, médicos alertaram que a bebida, por conter grande dose de cafeína e taurina, tem de ser evitada por pessoas com doenças cardíacas e com pressão alta, além das com sensibilidade à cafeína.

A Red Bull é vendido em cerca de 140 países. O fabricante investe pesado em propaganda e em eventos esportivos.

No Brasil, ela é conhecida pelo slogan publicitário como a bebida que “dá asas”. O site brasileiro da bebida não informa a existência na fórmula de substâncias que sejam derivadas de cocaína. Aqui, não é comercializada a versão Cola.

> Alimentos não saudáveis.

Comentários

Carla disse…
O site brasileiro não informa nada sobre extratos da cocaína justamente por que não tem cocaína. Cocaína é uma droga. A folha de Coca não é. E no Red Bull Cola tem extratos da folha de Coca. Até minha sobrinha de 5 anos entendeu a matéria. E tem mais, é evidente que o site brasileiro não vai informar nada sobre "Red Bull Cola", já que esta bebida nem vende no Brasil. Aqui é só o Red Bull Energy Drink.
Paulo Lopes disse…
Carla, com certeza a sua sobrinha precoce também sabe dos questionamentos que há em todo mundo sobre as bebidas tidas pelo marketing como energéticas. De qualquer forma, espero que a menina de cinco anos beba mais leite do que Red Bull. Abs.
Marcos disse…
Mandou bem carla.

Agora com a internet, qualquer um pode sair escrevendo o que quiser. Os blogs fazem sensasionalismo barato para ganhar visitas. Um texto sobre o refrigerante da red bull e a foto é do energy drink. Feito para confundir o leitor. Ou, o que é pior, o autor não sabia do que estava falando.
Paulo Lopes disse…
A exemplo da sobrinha da Carla, o Marcos é sabichão. Acusa-me de querer confundir o leitor, embora eu tenha dito que a versão Cola do Red Bull não é comercializada no Brasil. Ainda, acrescento.

Ele não gosta do caráter democrático da internet. Diz que agora qualquer um pode escrever o que quiser. Claro que sim e ainda bem. O próprio Marcos, por exemplo, escreve “sensacionalismo” errado, com um s no lugar do c, assim: “sensaSionalismo”.

Faço um desafio ao Marcos e a Carla (os dois talvez sejam a mesma pessoa). Que me indiquem um site da Red Bull de país onde exista a versão Cola com a informação de que na bebida há cocaína, ainda que residual.

Eles podem pedir a ajuda da sobrinha precoce.
gene harry disse…
Boa Paulo Roberto, toda informação é valida quando se há o interesse de compreenção.
Abraços
Anônimo disse…
Maradona vai comprar 1 montão de Red Bull Cola!
Angela Gomes disse…
O Red Bull Cola não é fabricado no Brasil, mas pode ser encontrado aqui com facilidade, via importação e principalmente contrabando. Aqui perto de casa, em um posto de gasolina, tem a bebida. Depois que li esta notícia, alertei o meu filho.
Anônimo disse…
Se apegar aos erros de portugês é uma das artimanhas mais infantis da dialética erística.
Será que devo debater com uma pessoa assim?
Anônimo disse…
Dialética erística?!

Vixe, tem gente que está exagerando no Red Bull!
Anônimo disse…
dialetica eristica!!! uhauhauhua
se apegar a uma escrita rebuscada eh uma das formas mais infantis de querer mostrar alguma inteligencia!

sera que devo debater com uma pessoa assim? huauha
pode demorar muito ateh ela achar a prox palavra no dicionario

anonimo, o gostoso!
Anônimo disse…
Eu só acho que, se o que foi proibido na Alemanha é o refrigerante de cola, e se o texto é sobre isso, a imagem realmente está errada ao apontar que "Site brasileiro da bebida não cita nenhuma substância derivada da cocaína", uma vez que mostra a imagem do Red Bull Energy Drink.

Acho que todos entenderam todos, e sobrou foi agressividade e sarcasmo.
Paulo Lopes disse…
Concordo.
Anônimo disse…
aqui tem mais:
http://www.curiosidadescuriosassa.blogspot.com/
Anônimo disse…
No Red Bull energy drink vc pode encontrar uma substancia desconhecida pela medicina a glucoronolactona no cerebro ela estimula mas os cientistas ja constataram que nao sabem ate hoje o que ela causa no organismo ja que ela e produzida pelo figado dai o tao famoso slogan red bull te da asas alguma coisa vc vai sentir tomando red bull da lata azul

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Atirador cristão norueguês pede absolvição ou morte

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher