Pular para o conteúdo principal

Vaticano critica campanha que põe em dúvida a existência de Deus

Frei Raniero Cantalamessa Diante do papa Bento 16, o franciscano Raniero Cantalamessa (foto), Pregador da Casa Pontifícia, criticou nesta Sexta-Feira Santa a campanha ateísta que tem sido veiculada em ônibus de cidades europeias.

Foi a primeira manifestação de um sacerdote da hierarquia do Vaticano sobre os “ônibus ateus”.

A campanha começou em outubro de 2008 em Londres por iniciativa de um grupo de ateus preocupado com as pessoas que são atormentadas pela pregação condenatória das religiões. Naquela cidade, a mensagem da campanha foi: "Provavelmente Deus não existe. Então, pare de se preocupar e aproveita a vida".

Frei Cantalamessa disse que a mensagem ateísta leva desesperança às pessoas que precisam de conforto, como os desempregados, pais que têm filhos doentes, solitários e exilados em fuga dos horrores da guerra.

Falou que, em muitos casos, o ateísmo é um “luxo” dos privilegiados, “dos que têm tudo, incluindo a possibilidade de dedicar-se aos estudos e à pesquisa”.

Mesmo assim o franciscano avalia que a campanha ateísta tem servido à causa de Deus porque “mostrou a pobreza de suas razões e contribuiu para sacudir muitas consciências adormecidas”.

De acordo com a agência Efe, o frei rebateu o que percebe estar subentendido na campanha, que a fé, por ser inimiga da alegria, impede as pessoas de serem felizes.

Argumentou que não há incompatibilidade entre a crença e a alegria porque o propósito de Cristo não é aumentar o sofrimento ou pregar a resignação, mas dar um sentido à vida e anunciar a superação.

Bento 16 criticou ontem Friedrich Nietzsche (1844-1900) por ter zombado da humildade e obediência, dois valores cristãos, em defesa da liberdade absoluta. Para o papa, o que o filósofo alemão propõe “leva à soberba destrutiva e à violência”.

Nietzsche é um dos autores preferidos de ateus.

A Atea (Associação Brasileira de Agnósticos e Ateus) pretende promover a campanha do “ônibus ateu”, mas ainda não conseguiu dinheiro para cobrir os custos da publicidade. Daniel Sottomaior, diretor da entidade, reclama de boicote da grande imprensa.

> Mais sobre ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
E a religiao fez o que de bom pela humanidade ?
Anônimo disse…
Hahahaha!! O vaticanoSA tá desesperado e incomodado!! Quem não tem argumento, tem ke falar isso contra o ateismo!
Paulo, não é verdade que ele afirmou que é coisa de "pais com filhos doentes, de solitários e de exilados em fuga da guerra." Veja o original em http://www.cantalamessa.org/pt/predicheView.php?id=304
Anônimo disse…
A religião diz: Acredite!
A razão diz: Pense!

A escolha cabe a cada um...
Anônimo disse…
Clérigos são PARASITAS por vocação e gosto. Ele deve estar pensando que se chamar os outros de desocupados as pessoas vão deixar de perceber o quanto sãoVAGABUNDOS os sacerdotes.
Ele que vá sonhando.
Anônimo disse…
Daniel, você tem razão. A reportagem que li da Efe não estava suficientemente clara. Já fiz um conserto no texto. Abs.
Anônimo disse…
Ok, então o frei adimitiu que quem estuda e pesquisa não continua seguidor do zumbi-cordeiro que eles tanto amam ou fingem que amam.
Anônimo disse…
Ir a cultos que é coisa de desocupado... ahhahaha
Anônimo disse…
Tosco, hein... xD
Anônimo disse…
nada aver XD esse cara q éh desocupado e fika enchendo o sako dos ateus(como eu) q vem a logica e naum contos de fadas u_u
JuliO disse…
Agente é tão desocupado, que mais de 90% dos cientas são ateus.
Vinícius disse…
Ah claro, eles que ficam perdendo o tempo deles com essa baboseira de religião e nós que somos desocupado.
Anônimo disse…
Vaticano falando merda de novo ?
.
Nao é novidade.
Andre Silva disse…
"Bento 16 criticou ontem Friedrich Nietzsche (1844-1900) por ter zombado da humildade e obediência, dois valores cristãos, em defesa da liberdade absoluta. Para o papa, o que o filósofo alemão propõe “leva à soberba destrutiva e à violência”."

A grande jogada da Igreja, principalmente a Católica, é ter seus servos em suas mãos, para "Deus" não é legal que as pessoas tenham seus próprios pensamentos, algo como a Censura.

Quanto a campanha do ônibus eu acho que nós Ateus não devemos sair por ai buscando "Seguidores de Ninguém", quem precisa de apoio são eles, fazer uma campanha assim só piora (principalmente em um país como o Brasil) a imagem da gente (Ateus).
Anônimo disse…
tá certo, vou parar de estudar, lagar minha vida, parar de trabalhar e vou só rezar... isso sim é ser ocupado?
Paulo disse…
Este papa Chico Bento diz que a liberdade absoluta leva à soberba destrutiva e à violencia, mas a maioria das guerras da história humana foram e estão sendo travadas em nome de deus e das malditas religiões.
Faço uma proposta aos não-nascidos-para-crença: de torná-los sabedores em exclusiva mão de conceitos para colocá-los definitivamente fora de alcance dos sofistas e dissimuladores que minam qualquer iniciativa que os nnpc (ateus, humanistas, agnósticos,etc) empreendem para modificar a Sociedade em prol dum bem-viver que nos esforçamos para obter como espécie.
Acontece que as próprias instituições científicas estão cerceadas por esquisitos cheios de "moral' e 'respeito' e subservientes a dogmas, mas sem qualquer escrúpulo e destituídos de integridade psicológica.
Dessa forma, como conseguir que uma teoria seja atestada se sua lógica é tão simples e categórica não só para descrever o ESPAÇO-MOVIMENTO como para desmantelar de vez qualquer fantasia de crença.
A própria epistemologia da teoria recoloca a lógica, reescreve o modo de conhecer, e isso é tudo o que os "mandantes-de-crenças" não querem de jeito nenhum.
Portanto, os homens livres mesmo, são quase sozinhos, pois como conseguir evolucionar o pensamento, se os próprios homens livres viciam em escorar seu andar em paraplégicas instituições vigiadas pelas PUCs, USPs, UFFs, Estácios, etc?
A Genética Cósmica é um artigo para divulgação; é meu trabalho e Ciência é trabalho.
Invistam pra saber.
Saibam para conquistar a liberdade.
Estou procurando investidores que assegurem que meus produtos serão praticamente veiculados para os nnpc, tornando-os competentemente imbatíveis, até disporem da mais avançada apreensão sobre lógica nuclear(que não pode de maneira alguma cair nas mãos de canalhas e pústulas e mandantes de crenças).
Pra começar podem investir na projeção dum livro simples: Número-primo Arte & Natureza.
Se querem ter atuação definitiva na Sociedade tenham em prioridade o que de fato revoluciona uma época (e que nos apronta para desarmar os embustes dos atolados no brejo da estagnação).
Um livro-escaler está pronto; e tem-se também como o distribuir (as estratégias de marketing, etc)de forma certeira; mas requer-se personas com a fibra legítima da espécie humana.
O investimento de capital é inusitado em montante frente à uma projeção de lucros extraordinários, frente à evolução do mercado pela revolução na pesquisa.
Projeta-se atuar no mercado nacional e no exterior visando os países de maior avanço cético.
É isso ...
Haddammann
haddammann@bol.com.br

http://sinn-klyss.tigblog.org/?setlangcookie=true
Anônimo disse…
maluco de cima viajou tentando parecer inteligente, rs.

----
mas enquanto a igreja, isso é normal, eles sempre serão contra a evolução, pois quanto menos conhecimento, maior as arrecadações : )

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes