Pular para o conteúdo principal

Cristo seria excomungado por Bento 16 se voltasse, diz filósofo

papa666
trecho de artigo do  filósofo francês Frédéric Lenoir
para Le Monde no dia 19 de março de 2009 

“Na carta aos bispos publicada no dia 12 de março, o papa reconhece os erros na gestão do caso bispo Williamson e tenta justificar-se sobre a revogação da excomunhão utilizando o argumento da misericórdia: "Quem anuncia Deus como Amor levado 'até ao extremo' deve dar testemunho do amor: dedicar-se com amor àqueles que sofrem".

Pode-se entender que, em nome da mensagem evangélica, o papa quer perdoar e dar uma nova chance às ovelhas perdidas que ainda dizem palavras extremistas e intolerantes há anos.

Mas então por que a Igreja continua proibindo a comunhão aos divorciados que casam de novo?
Por que condena com tal dureza as pessoas próximas de uma menina estuprada que salvaram sua vida fazendo-a abortar?

A misericórdia deve ser aplicada só aos integralistas?

E como é possível considerar o estupro de uma menina menos grave do que um aborto, que, além do mais, foi realizado em favor da vida?

O escândalo é tal que diversos bispos franceses decidiram intervir para condenar uma decisão iníqua que contradiz não apenas a moral comum, mas também a mensagem evangélica.

Basta citar o episódio em que Jesus se recusa a condenar uma mulher adúltera, que, segundo a lei, deve ser apedrejada, e grita aos ultralegalistas da época: "Quem não tem pecado que atire a primeira pedra" (João 8). Ele mesmo transgrediu mais vezes a lei religiosa.

Dostoievski havia imaginado que, se Jesus voltasse à Espanha de Torquemada, seria condenado ao fogo por ter pregado a liberdade de consciência.

Pergunta-se se, na Igreja de Bento XVI, ele não seria excomungado por ter pregado a superação da lei com o amor.”

Íntegra do artigo. 

Comentários

Anônimo disse…
REALMENTE MAIS E PRECISO VER OUTRO LADO, SENDO QUE O ABORTO NAO PODE SER CONSIDERADO UM MEIO LUCRATIVO DE VARIAS EMPRESAS QUE JA MATARAM 1MILHAO DE CRIANÇAS
ESTAMOS NUMA GUERRRA O DIFERENCIAM AGENTE DO NAZISMO .....
Anônimo disse…
Insisto em pedir aos comentaristas que não escrevam só com letras maiúsculas.
Letícia disse…
Eu tenho muito nojo dessas leis católicas. Tais padres vivem confinados, não tem mulher nem filhos para cuidar e acham que tudo se resolve com o bom e velho jeitinho "cristão". Quando criarem um filho e verem que as coisas não são bem como dizem os manuais, irão rever suas leis e conveitos.
Anônimo disse…
O Papa está certo, assim como o bispo que comunicou a excomunhão também está certo. Não entendo vários imbecis quererem dar pitacos sobre as leia da Igreja.
Ora, o aborto é o assassinato covarde de uma criança, e portanto, tal crime não tem justificativa.
O Papa está fazendo uma reviravolta na Igreja, tentanto voltar um tempo anterior ao CVII,concílio pastoral que tantos erros cusou na Igreja.
Anônimo disse…
Um bebe de nove anos estrupada e um bispo que defende o estrupador Esse é o Brasil. se ha um Deus de justiça e amor esse bispo vai pagar.
Anônimo disse…
Um bebe de 9 anos precisa morrer pra nascer o filho de um estrupador de criança nojento nascer . Acho que quem é a favor ja deve ter estrupado criança tambem.
Anônimo disse…
cristo e o rei e nos cristaos catolicos de verdade somos seus servidores!!!!!!!!naum devemos nos calar diante deste mundo iniquo!!!
Anônimo disse…
Indubitavelmente,o fato de haver um julgamento precitado de Bento XVI,requer uma abilidade de pensamento critico pois no principio de seu papado Bento XVI alegou que todos estarima pecando ao usa a internet como mei de comunicção mais acessivel nos tempos atuais, onde o mesmo usa a internet para dar cermões,ouve ai um contradição da palavra do papa.
No entanto ele alega usar a internet para meios santificos.
Mais certamente não é por se r santifico que a net deixa de ser net e outras coisas mais que ele acaba condenado-se a se mesmo por tentar ser o que ele não é.
E procurar pregar devido aos mandamentos de Cristo e não dos seus proprios metodos.

nathally_camara@hotmail.com
Anônimo disse…
Sim, agora eu pergunto a voces, uma vida foi salva beleza. agora quantas foram mortas? Duas... crianças foram mortas, se a menina não tivesse conseguido ter as crinças o culpado seria o que cometeu o caso, mas hoje a culpa dos medicos e da mãe é maior do que a dele porque mataram DUAS crianças.. o aborto é para os covardes, os fracos, os mediocres, os porcos, os nojentos... essas é a cara das pessoas que aborta uma criança... So a misericordia de Deus... e não condenem a igreja pois é ela que ainda tentar fazer esse mundo lhe aturar, pois se não fosse vc que condena ja teria sido ENGOLIDO OU ABORTADO por ele.
Juninho disse…
Se sua mãe tivesse te abortado,você não estaria lendo esta mensagem, pense nisso!!!!
Em relação às leis católicas,leia a Bíblia e tire sua conclusão,elas contradizem muitas partes da escritura sagrada...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no