Pular para o conteúdo principal

Mais pessoas procuram no Japão a Floresta dos Suicídios



Floresta dos Suicídios (Japão)

A Floresta dos Suicídios (foto) de Yamanashi não se parece nem um pouco com a floresta dos suicidas descrita por Dante na Divina Comédia.

Mas o apelido da bem cuidada e densa floresta Aokigahara da província japonesa vem do romance Kuroi Jukai (Mar Negro de Árvores) cujo par romântico se mata ali. A ficção tem levado muitas pessoas àquele local para pôr fim à vida.

Como o suicídio está em ascensão naquele país, talvez fosse o caso de se proibir por alguns tempos a visitação à floresta, embora tal medida não seja garantia de que caia a incidência desse tipo de morte. Afinal, para usar uma palavra da moda, há uma ‘praticidade’ no suicídio: pode-se cometê-lo em qualquer lugar.

O número de suicídios no Japão tem crescido por causa da crise econômica. Em janeiro, 2.645 pessoas se mataram, 15% a mais em relação ao mesmo mês de 2008. Nos 12 meses do ano passado, foram 32 mil pessoas, contra 30 mil de 2007.

No Japão, uma pessoa se mata a cada 20 minutos em média, informa a BBC Brasil. Lá, o índice de suicídio é de 24 a cada 100 mil pessoas, abaixo somente da Rússia, onde a relação é de 40 para 100 mil. No Brasil, é cinco.

A cultura do suicídio é forte no Japão, onde se matar é considerado ato de honra. Trata-se, claro, de uma destas bobagens culturais que se impregnam nas novas gerações como se fossem – e são – legados malditos.

A crise econômica está apenas no começo. O que significa que o índice de suicídio do Japão vai continuar em alta. Até um dekassegui (imigrante brasileiro no Japão) que ficou desempregado afirmou recentemente a uma tv brasileira que tentou se matar.

Não se derruba de um dia para outro uma tradição, claro. Mesmo assim, além da proibição à aprazível Floresta dos Suicídios, talvez o governo japonês deva recomendar à população a leitura da Divina Comédia, onde a floresta dos suicidas é composta por troncos retorcidos e espinhentos, sem folhas, sem flores. E essa floresta fica perto do centro do inferno.

Suicídio de uma pessoa causa transtornos em outras cinco.
novembro de 2010

Casos de suicídios.

O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
TELEFONE: 141. TEM ATENDIMENTO ON-LINE E POR E-MAIL.



Comentários

fiodosax disse…
Infelizmete as pessoas se suicidam porque elas vivem numa esperança iluzoria de algum mortal ou alguem que já morreu ,ou elas mesmas podem mudar as situações contrarias da vida isso é como correr atrás do vento.Somente uma pessoa pode mutdar qualquer situção,Ele não é mortal mas é eterno e infinitamente poderoso Jesus Cristo o filho de Deus!
Z disse…
Só algumas notas:

- A relação de suicídios no Japão não está CRESCENDO: ela sempre foi altíssima, em relação a maioria dos outros países. Na década de 90, houve um grande incentivo à população para pensar em outras alternativas ao suicídio, começando pelas escolas de nível médio. Para se ter uma idéia, um estudante secudarista que fosse mal numa disciplina (leia-se 7,5 em 10), tinha motivo suficiente p/ se matar.

- Falar que a horna e o desejo de morte por falha é uma 'grande bobagem cultural' é o mesmo que falar que o 'jeitinho brasileiro' é algo viável e totalmente aceitável.

Mas, de qualquer forma, valeu o post! Um abraço!
Anônimo disse…
Devemos orar e pedir a Deus que olhe por esta nacao abandonada...Sim pois somente Deus pode fazer algo por essas pessoas...Ninguem pode tirar a vida de alguem se nao Deus ...E muito triste saber que o ato do suicidio e considerado ato de honra ...Deus olhe por esta nacao incredula e dominada pelo mal!!!
Anônimo disse…
é um post velho mas mesmo assim eu vou comentar...
podia até ser antigamente,
mas não que agora seja um "ato de honra" se suicidar no japão
Paulo Lopes disse…
É um post antigo, mas atual. O bosque continua lá, e os suicídios se agravaram.
Anônimo disse…
Tirando os doentes mentais e os drogados, há uma classe de suicidas a que podemos chamar de "moralmente afetados". Esses últimos são exageradamente sensíveis às opiniões alheias. No histórico de suas mortes, normalmente, encontramos a namorada ou esposa insatisfeita, o pai severo, o grupo que rejeita o indivíduo...

Sou Bombeiro Militar e afirmo: Precisamos respeitar menos a opinião que os outros tem sobre nós e buscar conhecer a nós mesmos. Precisamos ser menos dependentes daqueles que, como nós, são simples corpos que carregam um intestino e o tempo todo vazam fluidos fedorentos por todos os lados. Corpos, formados por bolsas de água, gordura, sais e manifestações orgânicas complexas a que chamamos de 'gosma'. Não estou dizendo que você deve ser um psicopata, desligado do sentimento de humanidade, mas que quem se mete a emitir julgamentos sobre as outras pessoas, na verdade não o faz por ser melhor do que elas.

Aqueles que emitem julgamentos destrutivos sobre outras pessoas o fazem para esconder seu próprio medo, sua vergonha, seu vazio...

O melhor contra-ataque contra as opiniões destrutivas é, ou ignorá-las completamente ou emitir opiniões destrutivas contra o agressor. Sim, pois todos temos pontos fracos.

Então, viva plenamente! Com ou sem Deus.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes