Pular para o conteúdo principal

Luteranos manifestam apoio à mãe da menina estuprada e a médicos

A Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB) manifesta solidariedade à mãe da menina de 9 anos que ficou grávida por ter sido estuprada pelo padrasto e aos médicos que providenciaram na menina a interrupção de uma gestação de gêmeos.

Em carta pastoral com mais de 1.200 palavras publicada no dia 11 em seu site, a igreja faz talvez o mais contundente e bem fundamentada crítica, do ponto de vista teológico, ao arcebispo José Cardoso Sobrinho, de Olinda e Recife, que anunciou a excomunhão de todas as pessoas envolvidas no aborto, livrando o estuprador dessa punição.

Walter Altmann Lembrando que os luteranos são contra o aborto, Walter Altmann (foto), pastor presidente da igreja, escreve que, no caso da menina, cabe exceção, porque se tratava de preservar a vida de uma vítima inocente de violência.

Altmann invocou o Não Matarás em favor da vida da menina, o mesmo quinto mandamento ao qual o dom Sobrinho recorreu para justificar sua defesa pela continuidade da gestação, mesmo sob o risco de a menina vir a morrer ou sofrer fortes sequelas físicas para o resto da vida.

Existem no Brasil mais de 700 mil luteranos, boa parte dos quais no sul do país. A sede da IECLB fica em Porto Alegre (RS).

A religião instalou-se Brasil no início do século 19 por intermédio dos imigrantes alemães. Surgiu no século 16 como resultado de um movimento comandado por Martim Lutero de reforma da Igreja Católica.

A carta pastoral assinada por Altmann defende, no caso, a defesa da aplicação da legislação brasileira, incluindo o Estatuto da Criança e do Adolescente, diferentemente do que pregou dom Sobrinho, para quem o que vale é a lei de Deus.

Para os protestantes, segundo Altmann, a opção pela vida em situações limítrofes não é “tão simples” como tem sido exposto nestes dias a propósito da menina engravidada por estupro.

“A responsabilidade ética cristã não é uma grandeza que possa ser assumida de forma romântica e automática.”

> Caso da gravidez e aborto da menina estuprada.

Comentários

Pró-Ecclesia disse…
Caríssimo, diante de tal argumentação levantada, é mister que se fique bem claro três pontinho, que elucidam bem o fato acontecido.
a saber:
1. Dom josé Cardoso não pôde ter excomungado ninguém, até porque não cabe a ele, a excomunhão é latae sentença, logo não precisa de moderador nenhum para que aconteça, este se dá de maneira automática... ;
2. O problema do aborto não pode ser encarado apenas como jogar "uma possibilidade de a mãe morrer ou não fora", ou, livrar a mãe de um trauma, fruto de um estupro.. Vai muito mais além disso, a preocupação da Santa Igreja de Deus está relacionada com uma problemática tão grave quanto o aborto, que é a garantia da integridade da pessoa humana que deve ser garantida pelo estado, em um primeiro momento assegurando a segurança de seus indivíduos e num segundo momento, educando para a vida, partindo da máxima universal de que todo homem têm direito a vida, portanto a problemática nasce com a ineficiência do estado em garantir a vida e a integridade do homens, se assim fosse.. menos estupros seriam, menos abortos teriam. O aborto é apenas uma maneira fútil de tentar resolver uma problemática muito maior e que nem sempre todos estão capacitados para enxergar... "muitos ainda estão naquela caverna suja escura de que Platão falava..." Isso é trágico;
3. Quanto ao apoio que foi dado ou não para a mãe(a menina), de que me parece muito oportuno dizer, é vítima do estupro e do sadismo que o sensacionalismo da mídia brasileira e a demagogia sócio-religiosa que alguns "credos" parecem ter adotado como máximas para seu agir no mundo.. nada mudam na situação.. apenas vendem imagens de instituições que acham que vão salvar o mundo apoiando isso ou aquilo... Quanta presunção!!
Quantas crianças sofrem abusos todos os dias?
Quantas são violentadas, sejam em casa, nas escolas ou até em instituições religiosas de todo e qualquer credo...
E o que fazemos???
Acusamos a Igreja, acusamos bispo fulano, padre siclano.. Palavra chave??? DEMAGOGIA!! SIM! ESSA É A PALAVRA QUE SERVE DE REFERENCIAL PARA A AÇÃO QUE MUITOS DE NÓS TOMAMOS DIANTE DE TUDO ISSO.. E SABEM PORQUE??? POR QUE AINDA SE ESTÁ PRESO NO BOM E VELHO PÃO E CIRCO, MASCARADO POR UM DISCURSO PIEGAS DE PAZ E AMOR, EM QUE OS OUTROS PADECEM E NÓS??? Nós damos audiência a TV
Forte abraço a todos!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia