Pular para o conteúdo principal

Filha pede R$ 38 mil por falta de afeto do pai. Justiça nega

Em primeira instância, há precedentes, mas desta vez em Minas o TJ (Tribunal de Justiça) recusou o pedido de uma filha de indenização pelo pai de R$ 38 mil por não ter recebido afeto, informa o site do Tribunal de Minas.

filha_pai Na época em que apresentou o pedido, em novembro de 2007, a moça tinha 18 anos e alegou que nunca foi procurada pelo pai, embora ele pagasse em dia a pensão alimentícia. Ela disse que, por causa disso, passou por “enorme dor” e “angústia”. Argumentou que lhe fez falta a orientação paternal.

O juiz de primeira instância José Washington Ferreira da Silva, de Vara Cível de Belo Horizonte, já tinha decidido que amor, carinho e afeto não podem ser substituídos por dinheiro.

Ele foi duro: “Penso que age tal qual o pai que o abandona o filho que pede recompensa financeira para minimizar a ausência paterna.”

A moça não gostou da sentença e, alegando danos morais, recorreu ao TJ, que confirmou o que Silva decidira. Para o desembargador Alvimar de Ávila, relator do caso no Tribunal, a Justiça não pode obrigar pai a gostar de filha e o caso não é de indenização.

O pai, na sua defesa, admitiu não ter convivido com a filha por não se dar bem com a mãe e que, por causa disso, não se formou vínculo familiar. Mas acrescentou que ela nunca o procurou. Pelo raciocínio da filha, ele também poderia pedir indenização. 

Ele estranhou a filha ter reclamado da falta de afeto considerando que mora com um rapaz.

> Juiz decide que dinheiro não repara abandono afetivo. (novembro de 2008)

Comentários

Ai é assim mesmo. e quem tem pai que morou junto e não teve afeto?

Difícil né.

Ta cheio disso. Os homens, em sua maioria, não sabem, o que é isso.
Mas existem muitas decisões favoráveis também. Sou a favor da paternidade responsável. Responsabilidade que inclui alimentos, educação e afeto.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
concordo quando diz : dinheiro nao repara a falta de afeto. tenho duas filhas menores , o pai praticamente nao as procura, vindo apenas uma vez ao mês isso qdo nao chega a 5 meses como já aconteceu. gostaria muito de poder cobrar juridicamente uma decisao definitiva dele, será que posso ???
Anônimo disse…
E mai Que obrigado um pai que não dá a feto ao seu filho ele tem que retribuir com dinheiro sim tenho um casal de filhos creiei sozinho em quntao pai ficou trese anos sem procurar sabber deles hojem a mais velha tem probla pisicologico, onde ele tem grande dificuldade de si esxpressar, passar numa entrevista tentou ate mesmo suicido, eles entraram na justiça onde eles a guardam porque a gora causa foi pra segunda estancia, e ele paga penção porquer e o brigado porquer ela faz faculdade.
Anônimo disse…
http://www.deuspoderoso.com.br/estudos/OPapeldoPai.asp
Anônimo disse…
Nao é uma situação facil, eu fui abandonada aos 2 meses de idade..e agora após 50 anos meu pai aparece doente e as sobrinhas querem que eu pague alimentos...como0 pode??

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Jornalista que critica Estado laico desconhece história

de um leitor a propósito de Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora As aulas de história passaram  bem longe de Rachel Sheherazade Que a apresentadora Rachel Sheherazade metida a Boris Casoy é péssima, isso já é sabido. Os comentários dela são, em sua gigantesca maioria, infelizes, sem nenhum conteúdo ou profundidade. E agora está se mostrando uma Malafaia de saia! Primeiro, é mentira que “laicistas” (como se fosse um grupo formado) perseguem o cristianismo. Não há uma única evidência disso. Ela alega isso para se fazer falsamente de vítima. Pura tática fundada na falácia ad terrorem . Segundo, as aulas de história passaram longe dela. Mas bem longe mesmo! O cristianismo não deu base nenhuma de respeito, liberdade, honestidade e justiça. Durante a idade média, era justamente o contrário que acontecia na maioria das vezes. A separação entre Estado e religião quem deu base para a maioria das liberdades, inclusive de jornalismo e profis...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço