Pular para o conteúdo principal

Juiz autoriza transfusão de sangue e salva paciente

O desembargador Fagundes de Deus, do TRT (Tribunal Regional Federal) de Goiás, entende que a vida é indisponível e está acima da liberdade religiosa. Por isso, na sexta-feira de Carnaval, Deus concedeu liminar autorizando o Hospital das Clínicas de Goiânia a submeter um paciente em estado grave a uma transfusão de sangue.

O paciente é fiel da Testemunhas de Jeová, religião que não permite esse procedimento médico porque leva a Bíblia ao pé da letra, como o Levítico 17:10: “E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo”.

Mas para Deus, todas as pessoas têm direito à vida, portanto a nascer, crescer e prolongar o máximo a sua existência. E esse direito, disse o juiz do TRT, “antecede a todos os demais”.

A transfusão de sangue foi feita no sábado, logo pela manhã.

Ao final do ano passado, na mesma Goiânia, Joaquim Raimundo Neto morreu aos 23 anos porque se recusou à transfusão. O jovem foi mais uma vítima de leitura equivocada da Bíblia.

> Fanatismo das Testemunhas de Jeová.   > Outros casos de fanatísmo.

> A Bíblia e as suas consequências para o mal.

Comentários

Anônimo disse…
Seria bom deportar as Test. de Jeová pra Transilvania pra aprenderem a dar ao sangue!!!

(ironic mode)
Anônimo disse…
a bíblia não é livro sério
http://www.bibliadocetico.net/
Questionador. disse…
Sempre polémico.

Qual será o comportamento do rapaz,quando sair do hospital?!

Agradecer ou criticar?
Luiz Henrique disse…
Ainda bem que esse magistrado coloca a CF acima dessas ideias abjetas. Direito à vida é intransponível.
Anônimo disse…
A consciencia de uma pessoa sã deve ser respeitada. Entre tantos tratamentos ela não queria um deles. Quer viver sim, mas sem desrespeitar suas convicções religiosas, sua consciência, seu direito de decidir qual o melhor tratamento para si. Atitudes assim são, também, uma forma de violência.
Anônimo disse…
"O totalitarismo da fé é, sem dúvidas, uma das instituições mais poderosas do planeta. "

Concordo!!!
veja as evidências!!!!
http://anticlerical.multiply.com/photos
Anônimo disse…
O mais irônico de tudo é saber que essa passagem bíblica trata simplesmente de uma regra de saúde alimentar. Como naquela época não existia geladeira, comer carne ensanguentada, ainda mais vivendo no deserto (maiores temperaturas) era a certeza de estar comendo carne estragada. A ordem bíblica nada tem a ver com transfusão de sangue.
Anônimo disse…
Que fé é essa que deixa uma pessoa morrer quando hoje já há recursos relativamente simples que impede isso? Proibir transfusão de sangue porque a bíblia proíbe? Isso é medieval, é obtuso. Essas religiões não são do bem. Pregam um monte de regras e proibições como ferramenta de poder para que seus "líderes" dominem e explorem os seus incautos fiéis. Um abraço. Drauzio Milagres.
elisia disse…
Antes de sairem falando pelos "cotovelos" seria bom "os crìticos de plantão" fazerem um estudo detalhado da bíblia e entender o pq das decisões tomadas pelos tjs.
Anônimo disse…
A bíblia é sagrada e uma instituição divina, concordem ou não, no dia do julgamento todos serão julgados de acordo com suas obras (Ap. 20:11-15). Pelo princípio da hierarquia constitucional, temos a Constituição Federal no pico da pirâmide em que todas as demais leis devam se enquadrar ou serem consideradas inconstitucionais, entretanto, acima da Constituição está a própria lei Divina que, sendo lei superior, derrogaria lei inferior pelo princípio da especialidade. Os Constituintes, ao promulgarem a C.F./88, foram felizes ao dizerem "... sob a proteção de Deus...", ora, o Estado pode ser laico mas o temor tem que ser único.
Anônimo disse…
É interessante vêr como muitos condenem atitudes e pregam o direito à vida. Depois estes mesmos que condenam a atitude das TJ aplaudem outros que querem dar fim à própria vida com sendo corajos, contraditorio isso não!?. Aprovam o aborto que é uma violação da vida, colocando o direito do corpo acima do direito da vida. Lançam criticas infundadas as TJ chamando-as de fanáticas, mas aprovam enviarem seus filhos para serem treinados para matar outros, alegando que estão defendendo a soberania nacional; e os enviam para a guerra, ai lhes pergunto? E o direito a vida? onde fica nesses casos?
diego disse…
acho que cada um tem o direito de ir e vir, se as testemunhas de jeová querem obedecer os seus mandamentos e a "propria lei permiti que elas não recebam sangue", isso deveria ser respeitado, pois a vida no novo mundo que Jeová promete é melhor que uma vida de no maximo 80 ou 100 anos, não acham?
Anônimo disse…
Bem, assim mesmo como você citou, "levam a bíblia ao pé da letra"... MAS... Não é para levar?

Será mesmo que mais de 1000 páginas escritas em um periodo de 1600 anos, e mais importante ainda, inspirada POR DEUS, com profecias veridicas que ocorreram,ocorrem e ocorrerão... Não é mesmo para ser levada ao pé da letra?
Anônimo disse…
o próprio Deus Todo-Poderoso realizou a primeira cirurgia ao criar a mulher eva, Ele colocou adão para dormir...o que os médicos chamam de anestesia geral - depois abriu ou cortou , o que os médicos chamam de cirurgia, retirou de adão a costela e depois fechou...o que os médicos fazem ao dar os pontos. Interessante...é que Ele foi o primeiro cirurgião médico no Mundo....realizou esta cirurgia sem uma gota de sangue.
Isto mostra que Ele como professor dos médicos, deixou o modelo para seguirem nos procedimentos médicos. não acha? veja genesis 2:21-22(leia).
outras passagens da bíblia mostram que o sangue deveria ser usado apenas para prover o resgate da humanidade. Pois ele é precioso. abraço.sandrinha
P. Lobo disse…
Sandrinha, duas coisas:

Primeira: a passagem da Bíblia segundo a qual Eva teria saído da costela de Adão tem de ser lida como uma simbologia.

Segunda: mas se você quiser fazer uma leitura literal, não force a barra dizendo que da "operação" não saiu sangue.

A Bíblia não deixar claro se saiu ou não sangue do Adão.

São interpretações da Bíblia como a sua que criam seitas de fanáticos, e a Testemunhas de Jeová é apenas um exemplo entre milhares.
Anônimo disse…
"Antes de sairem falando pelos "cotovelos" seria bom "os crìticos de plantão" fazerem um estudo detalhado da bíblia e entender o pq das decisões tomadas pelos tjs."

Satanismo para os satanistas também é o "correto".

A verdade é que a religião suprime a sensatez.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas