Pular para o conteúdo principal

Arcebispo excomunga responsáveis pelo aborto de menina estuprada

bispo_Sobrinho
Dom Sobrinho excomungou
a menina, mas não o estuprador

Dom José Cardoso Sobrinho (foto), arcebispo de Olinda e Recife, cumpriu a promessa que tinha feito na tarde de ontem e à noite anunciou a excomunhão de todos que participaram do aborto da menina de 9 anos que, estuprada pelo padrasto, estava grávida de gêmeos.

A mãe e parentes da menina, os médicos que interromperam a gestação e responsáveis por entidades humanitárias que deram apoio ao procedimento não poderão receber sacramentos, o que inclui a eucaristia.

Deixará de ser excomungado quem se arrepender, disse o arcebispo.
O pai da menina não foi atingido porque, chamado pelo arcebispo, ele teria, antes, assinado documento discordando do aborto.

A gravidez foi interrompida ontem pela manhã na 6ª semana de gestação porque a menina corria risco de morte ou de seqüelas permanentes. Em casos como esse, a lei permite o aborto.

Mas para dom Sobrinho, a “lei de Deus está acima de todas as leis humanas”.

De acordo com a versão on-line do Jornal do Comércio, o arcebispo disse considerar inadmissível “pôr fim a uma vida para salva outra”.

“Nenhum motivo pode justificar a morte de inocentes, mesmo que seja para salvar outra vida. A gente não pode contrariar a lei de Deus porque as leis civis dizem o contrário. O quinto mandamento da lei divina é não matar”, acrescentou.

Para dom Sobrinho, a excomunhão é insuficiente para a mãe da menina. Ele encarregou o advogado da arquidiocese de tentar enquadrá-la nas “leis civis”.

Márcio Miranda, o advogado, deverá pedir ao Ministério Público que denuncie a mãe à Justiça para responder por homicídio. Caberá ao MP decidir se atende ou não a solicitação.

Dom Sobrinho é da ala conservadora da igreja. Em 1985, ao assumir a Arquidiocese de Olinda e Recife, em substituição a dom Hélder Câmara, ele desarticulou os padres ligados à Teologia da Libertação.

Aos 76 anos, ele atingiu a idade da aposentadoria compulsória.

Caso do aborto da menina estuprada.       Fanatismo religioso.

Comentários

Anônimo disse…
Quem atira a primeira pedra? O Arcebispo atirou.
Ao tomar tal atitude o Arcebispo se mostra desconhecedor da verdadeira Lei de Deus. Deus é misericordioso e justo. E somente a ele cabe julgar os vivos e os mortos. A Lei do Arcebispo é pessoal e , no máximo, institucional.
Não defendo o aborto, aliás, sou totalmente contra, mas acredito que em alguns casos não cabe qualquer julgamento humano. Seria de tamanha monstruosidade exigir que uma criança de nove anos se sacrificasse em nome de uma gravidez indesejada, de origem violenta e de alto risco. A atitude do arcebispo, sob a pseudo preservação da vida , abandona outra vida, a da menina violentada pelo próprio padrasto. Parece que o crime sofrido por esta criança não comoveu o sacerdote. Enquanto ele se preocupa em excomungar a vítima, escândalos de pedofilia, inclusive dentro da própria igreja, permanecem impunes, ou em total sigilo.
Anônimo disse…
Daqui a pouco a Igreja Caótica vai sugerir que os estupradores se casem com suas vítimas...
Anônimo disse…
E o estuprador vai ser excomungado também?
Anônimo disse…
é uma situação dificil isso, é pecado jogar uma vida fora uma não,duas mais por outro lado isso foi um estrupo.! Deus tenha dó dessas pessoas.!
Anônimo disse…
Gostaria muito de saber se a SANTA IGREJA CATÓLICA excomungou alguns dos

MILHARES DE PADRES PEDÓFILOS SAFADOS

que abusaram de milhares de crianças indefesas ao longo da história ???

que pra mim é um pecado pior que o aborto

por que o abuso sexual mata em vida a pessoa abusada...
Anônimo disse…
concordo com os colegas plenamente!
Anônimo disse…
Não tenho nada contra a religião porém nem sou dessa..Mais olha o Padre ter coragem de escummungar uma coisa que aconteceu de tão grave com uma crinaça de 9 anos...E ele porque não escumunga agora dizendo sobre os que os Padre em vez de pegar uma mulher fazia com as pobres crinaça também...Isso niguém fala né Padre!
Anônimo disse…
Pelo pouco contato que tive com alguns padres na universidade,tive a impressao que sao arrogantes,interesseiros,falsos moralistas,preconceituosos,esnobes,soberbos e por ai vai! Que mundo eles vivem hein?
Se tiver algum padre fora destes adjetivos lendo peço desculpas,mas que mundinho limitado.
Anônimo disse…
Essa conversa de que os fins não justificam os meios e que Deus é contra a morte, vindo da igreja católica, só deve ser uma piada. Afinal de contas, que eu saiba, a igreja sempre matou em nome de Deus.
Anônimo disse…
PAREM DE SER HIPOCRITAS!!!! E Por isso que eu nao moro mais no Brasil, EITA POVINHO HIPOCRITA!
Para de fingir que essa situacao era a melhor para a Crianca. RESOLVER SITUACAO COMETENDO UM CRIME EM CIMA DO OUTRO. Quem deveria ser indiciado tambem e a mae da Crianca, onde ja se viu enfiar qualquer um dentro de casa, sendo que ela tem 2 criancas dentro de casa. ELA AGORA QUE PAGUE O PRECO, DUAS VIDAS VIERAM AO MUNDO POR FALTA DE CUIDADO DELA, E PRA APAGAR A CULPA DELA, ELA AINDA MATOU DOIS SERES INOCENTES.
Eu nao sou catolica nao, mas esse PADRE tem toda razao, Excomunguem a mae, quem praticou o aborto, e o estruprador, e de quebra, Excomunguem o Brasil por ser Hipocrita!
Não sou católica, mais quanto excomungar o padre não precisa excomungar ng, ate pq ele não tem autoridade para isso....rsrsrsrsrrs..........Essas pessoas já se condenaram.
Elas já escolheram o caminho delas, só espero que a justiça da TERRA se faca para esses criminosos (Padrasto e mãe), pois a mãe não e livre de culpa uma mulher já de meia idade, vivendo com um cara mais novo e que provavelmente nem o conhecia direito, não sabia da sua índole e caráter.
Penso que a mãe só quis se livrar da culpa, e pensou que com a morte das crianças ela poderia apagar o fato ocorrido.
Quanto a justiça espiritual com certeza eles encontraram.
Anônimo disse…
Igreja defende a vida??? A igreja exterminou milhares de pessoas via inquisição e cruzadas!!!
a igreja se vinculou ao nazismo....
apoiou a Ustasha católica de Ante Pavelic que exterminou 1 milhão de não-católicos na 2GM. a Ustasha católica era tão brutal que chocou até mesmo os nazistas. Vários Ustashas eram padres... matavam, praticavam conversões forçadas de sérvios... lideravam campos de concentração, como por exemplo Jasenovac....
Anônimo disse…
O arcebispo de Olinda e Recife dom José Cardoso Sobrinho é um MONSTRO! Deveria ficar preso junto com o estuprador da menina de 9 anos. A ação de ambos acabaria com a vida dessa criança (literalmente, no caso do arcebispo). Espero que seja processado por danos morais a aqueles que ele excomungou. A igreja deveria excomungar a infinidade de padres pedófilos ao invés de acolhê-los e protege-los.

Se o arcebispo quer acreditar numa interpretação de uma igreja sobre um texto escrito a três mil anos por um cara que acreditava estar tomando ditado de Deus isso é problema dele. Se ele quer ganhar dinheiro com isso, viver disso, é um problema dele e de aqueles que concordam em pagar para ele. Agora, não medir esforços para condenar a morte a uma criança estuprada de nove anos (e denegrir a imagem de aqueles que a salvaram) baseado nessas crenças num pais laico em pleno século XXI é no mínimo imoral e deveria ser um crime previsto em lei.
Anônimo disse…
A voce que chama de monstro aquele que defende a vida, não tem se quer moral para criticar:
o que tu faz para defender a vida? as pessoas so estão dizendo mal, de pessoas seria,conciente do verdadeiro amor pela vida,minguem tem direito de iliminar vidas seja ela qual for,voce parou pra pensar, nessas duas crianças nascerem lindas, saudaveis,sendo derrepente pessoas defensoura da vida? porem acredito elas estarão la com Deus intercedendo pelos padres bispos e demais pessoas que tem amor pelos seres humanos.
Anônimo disse…
anonimo das 15:04

Deixa de ser idiota já esta provado cientificamente que crianças submtidas a abuso sexual vão desenvolver inumeras psicopatologias de gravissimas como pedofilia e abuso recorrente até tendencia a abuso de drogas licitas e ilicitas

Impossivel 2 crianças filhas de um estupro que nesceram no meio da miseria e pobreza serem duas pessoas lindas e felizes como vc falou

a REALIDADE É MUITO DIFERENTE DA POESIA


Por que a ICAR nao se propoe a ADOTAR crianças vitimas de estupro para cria-las no amor e na religião ?


so não vale praticar pedofilia depois hein.......
Anônimo disse…
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1031860-5598,00.html

Arcebispo diz que suspeito de violentar menina não pode ser excomungado
Anônimo disse…
Eu fico horrorizado com o fato de que, em pleno século XXI, ainda se dê ouvidos a essa corja de enganadores, manipuladores e criminosos da Igreja. Por que sempre a "imprensa" vai correndo consultar esses abutres sobre qualquer fato que ocorre? Que autoridade esses sangue-sugas tem para opinar sobre tudo e todos? Quando o ser humano vai crescer e deixar de dar valor a essa gente, quando vai parar de se esconder sob superstições, misticismos, religiões e outras idiotices?
Anônimo disse…
Deixa eu ver se eu entendi: para o Arcebispo e para alguns daqui, tudo bem a menina, vítima de estupro, morrer.
É isso?
Porque seria essa a consequência da continuação da gestação.
Anônimo disse…
O arcebispo é um monstro sim! Até nos animais no mundo selvagem em momentos de crise o instinto os impele a defender a vida defendendo as mães, defendendo a fertilidade, o ser incontestável. Achar que um embrião é MAIS pessoa que a mãe só é possível na mente distorcida de alguns "seres humanos" cegados pelo fanatismo religioso.

Este incidente é mais uma manifestação da pouca importância que a igreja católica dá ao ato monstruoso de estuprar uma criança indefesa tão comumente realizado pelos próprios padres e acobertado pelos seu superiores.
Anônimo disse…
Porque não respeito as igrejas e as religiões?
Porque exploram a ignorância.
Porque se acham os donos da verdade.
Porque acham que podem fazer qualquer julgamento sobre qualquer um.
Porque não respeitam NINGUÉM!
Pelo fim das igrejas. Pelo fim das religiões.
Que são a causa de TODA a desgraça do planeta.
A raiz de TODO o MAL.
Viva Dawkins!!!!!!!!!!!!!!! Viva!!! Viva""""
Viva Dawkins!!!!!!
Leia "Deus, um delírio"
Veja o filme "As sombras de Goya" (com Javier Bardem)
Leia "O mundo assombrado pelos demônios" de Carl Sagan
Leia "Deus não é grande" de Christopher Hitchens
Leia "Carta a uma Nação Cristã" de Sam Harris.
Liberte-se. Desacredite de Deus, pois as igrejas e seus pregadores são nefastos.
Pela música de boa qualidade. Abaixo Padre Marcelo Rossi e Fabio de Melo
Liberte-se. Pense. Seja criativo. Conteste. Não aceite o dogma e as mentiras das religiões. As falsas promessas.
Leia "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" de José Saramago.
Viva sua vida plenamente, LONGE DE DEUS.
Anônimo disse…
graças a deus,(minúsculo mesmo, não me importo nem um pouco)sou ATEU. Quem é crente não sabe como é bom não estar nem ai pra opiniões de 2000 anos atrás.O que importa é a saúde da menina, não dogmas religiosos de acéfalos.
Anônimo disse…
José Antonio, Rivera - Uruguay Fronteira con Brasil RS.
QUE FALCIDADE, "Deixará de ser excomungado quem se arrepender, disse o arcebispo.
Iso por que a fato dele ter PROMETIDO YA, a excomunhiao repercutiu muito e muita gente e contra inclusive catolicas, ele deve ter recebido un telefonema, ""Oi, e o arsevispo de olinda, a qui quem fala e o ??????, olhe voce vai ter que rever seriamente a fato da excomunhiao, porque a gente ta perdendo muitos creentes, e iso nao e bom"". SENHORES doutores nao se arrependan pois ajirao serto.

A seguir autra coisa que nao entendo

Mas para dom Sobrinho, a “lei de Deus está acima de todas as leis humanas”.

A contradisao

Para dom Sobrinho, a excomunhão é insuficiente para a mãe da menina. Ele encarregou o advogado da arquidiocese de tentar enquadrá-la nas “leis civis”. Ou seja a lei humana sin e suficiente. Como e o asunto numa ora a lei do omen nao e bao, e em outra sin. iso me confunde.
Faso um apelo a os parentes e conhesidos dos medicos do caso, nao permitao que sejan excluidos por o arcebispo, se forem excomulgados ùnance a eles ate na escomulgasao.


escobarjota@hotmail.com
Anônimo disse…
nao acredito que uma pesoa que tem filhos, pode jamar uma menininha de 9 anos de máe, e defenda o nao aborto mesmo se tratando de estupro,
escobarjota
La Nostra Italia disse…
Excomungar pessoas inocentes, deixar impune o monstro que acabou com a infancia de uma menina de 9 anos e ainda condenar a mae é motivo de padecer no inferno. E' isso que Jesus Cristo e os apostolos pregam?

Aqui na Italia, nucleo da Igreja Catolica, é permitido o aborto por qualquer motivo, com que direito o arcebispo excomunga pessoas sem mais nem menos?
Anônimo disse…
è eu achei errada a decisão do arcebispo excomungar os envolvidos nos abortos, pois mesmo sendo uma vida ela ainda não esta no “mundo” em si, mas a menina de nove anos q viveu nove anos nesse mundo (sendo q não sei quanto tempo vinda estrupada) tirar ela desse “mundo” é errado, pois mesmo sabendo q é contra a lei da igreja o aborto tirar a vida de outra pessoa é certo? Eu acho um absurdo como a igreja pensa não sou favor ao aborto, mas também não sou a favor de tirar a vida de uma criança q não desejava estar no meio disso todo ou se já estar no nosso “mundo”
E ainda falar de Excomungar eles (a igreja, padres, arcebispos, etc..) fizeram e fazem coisas muitos piores por baixo do pano e ainda continuam são e salvos e eles que só tentaram salvar uma vida de uma criança inocente de nove anos é errado? Assim agora a onde esse mundo vai acabar seguindo a lei da igreja de morre uma vida para tentar... TENTAR salvas outra a isso é hipocrisia.
Obs.: Mas eu concordo em excomungar a mãe, pois como ela não iria notar q o padrasto estava abusando da menina, como ela não notaria o jeito dela diferente ou o jeito do padrasto com a menina estar estranho.
Anônimo disse…
É impressionante como todos as pessoas que postaram suas opiniões contra a atitude do arcebipo querem também qua as outras pessoas aceitem as suas opiniões, ora, o Arcebispo tem sim autoridade para fazer o que fez e com autorização do vaticano. Quem não é verdadeiramente católico que aceite o aborto, o uso de drogas, o uso de preservativo, matar, roubar, se prostituir, ser adultero... A Igreja Católica não precisa de Católicos mornos, temos que ser quentes, ou seja, seguir a risca os mandamentos de Deus. O que as pessoas que são da igreja fizeram não elimina da igreja o direito de ser contra os abusos aos mandamentos de Deus. A igreja (padre, bispos, papas, etc) são seres humanos como nós e passíveis de erros, por isso antes de determinarem que o erro é da igreja Católica pensem nisso.
Falam sobre alas conservadoras e alas liberais, isso não existe, existe pessoas dentro da igreja que pensam diferentes, mas sempre, sempre a igreja será contra atitudes que implicam na desobediência das Leis de Deus. Lembrando que os médicos e a mãe da criança arrependendo-se do ato cometido terão a excomunhão retirada.
Anônimo disse…
ALGUNS CONDENAM A IGREJA PELOS SEUS CRIMES DO PASSADO (INQUISIÇÃO,CRUZADAS E ETC)MAS,Agora pouco se fala de crimes cometidos por PROTESTANTES, pois houve também uma Inquisição Protestante veja:

Quem, proporcionalmente, não em números absolutos, matou mais gente do que a própria Revolução Francesa, foi Calvino, em Genebra.

E soldados protestantes do Imperador Carlos V invadiram e saquearam Roma, em 1527.

Isso sem contar o massacre de Passy, as atrocidades que eles cometeram na Inglaterra, nos Reinados de Henrique VIII e de Isabel, a Rainha "Virgem" com 11 amantes, no tempo de Comwell, etc. Mesmo na Revolução Francesa, os protestantes apoiaram as leis contra a Igreja Católica, que acabaram por levar centenas de milhares de católicos a morte na guilhotina, por fuzilamento e outros meios terríveis.


Inquisição Protestante Holanda

Holanda: Aqui foram as câmaras dos Estados Gerais a proibir o catolicismo. Com afã miserável tomaram posse dos bens da Igreja. Martirizaram inúmeros sacerdotes, religiosos e leigos. Fecharam igrejas e mosteiros. A fama e a marca destes fanáticos chegou até ao Brasil.

Em 1645 nos municípios de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante ambos no atual Rio Grande do Norte cerca de 100 católicos foram mortos entre dois padres, mulheres, velhos e crianças simplesmente porque não queriam se "batizar" na religião dos invasores holandeses.

Em 1570 foram enviados para o Brasil para evangelizar os índios o Pe Inácio de Azevedo e mais 40 jesuítas. Vinham a bordo da nau "S. Tiago" quando em alto mar os interceptou o "piedoso" calvinista Jacques Sourie. Como prova de seu "evangélico" zelo mandou degolar friamente todos os padres e irmãos e jogar os corpos aos tubarões (Luigi Giovannini e M. Sgarbossa in Il santo del giorno, 4ª ed. E.P, pg 224, 1978).EM RESUMO CAROS LEITORES, A IGREJA É SANTA PORQUE TEM DEUS E PECADORA POR QUE TEM HOMENS.TODOS PECARAM (Romanos 3:23).
Tom Riddle disse…
Por que muitas pessoas se importam tanto com a opinião de algumas instituições?

Que diferença faz se ela foi excomungada? Sinceramente, alguém acha que Deus irá deixar alguém de fora dos céus apenas porque um bispo assim decidiu?

Se a garota está em paz com sua consciência, se ela tem certeza de que o que fez está certo, por que esse alvoroço todo por causa da decisão da igreja.

http://soalgumasideias.blogspot.com/
Anônimo disse…
Este mundo que vivemos hoje está virando uma bagunça, onde já se viu um padre excumugar os médicos que estão ali para salvar vidas de pessoas que nescessitam.
Engraçado o estuprador não foi excomungado só porque era contra contra o aborto, mais o que ele fez também é crueldade, estuprar uma menina indefesa de apenas 9 anos de idade, e correndo risco de vida para gerar outras duas, onde é que vai ficar o orgulho dessa menina, todos iram descriminar ela agora, isso porque o Brasil é um país extremamente racista, mas quem tem que julgar se o aborto foi legal ou não perante a rligião não é padre, bispo, papa, somente Jesus Cristo tem esse direito, ninguém de nós podemos julgar uns aos outros porque também somos pecadores.
Para mim a igreja já passou da hora de rever os seus conceitos, estamos em pleno séc. XXI e continuamos com conceitos do séc. XVIII e XIX está passando da hora de atualizar.
Anônimo disse…
A garota perdeu a inocência dela, hoje, será que ela ainda se encontra traumatizada? Ou já esqueceu vivendo em paz. Acho pouco provável. Ruim seria ainda se ela morresse, saindo desse mundo após sofrer tamanha crueldade, dando vida as duas crianças indesejadas, que seriam odiadas por ela, eu não creio que ela aprenderia amá-las, pois sempre quando os pequeninos olhos dela contemplar as faces das crianças lembraria do horror que sofreu. Espero que ela esteja bem, é a única coisa que importa, e que o estuprador pague e continue pagando pelo que fez.
dinho disse…
esse velho da mente atrofiada é meio lesado, sem conta seu amigo invisível...
até quando vamos aguentar isso na sociedade????
até parece que a excomunhão serve pra alguma coisa.....
nada vale nesta instituição que vivem enganando o povo por milênios...
Anônimo disse…
s menina irriaaaaaaa morrer

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas