Pular para o conteúdo principal

Antônio pegou 15 dias de prisão por tentar furtar 4 xampus

Antônio (nome fictício) tem um déficit mental. Mas isso as autoridades judiciais e promotores descobriram depois. Antes, em abril de 2007, Antônio foi pego em flagrante por um segurança de um supermercado da rede Pão de Açúcar tentando furtar quatro potes de xampu e uma faca.

Ele ficou à disposição da Justiça em uma cadeia por 15 dias, embora não tivesse antecedentes criminais. Foi então que o Ministério Público comprovou o déficit de Antônio e pediu à Justiça que ele fosse encaminhado a tratamento médico por dois anos.

Mas para a juíza encarregada do caso o réu teve Justiça brasileiradiscernimento suficiente para saber o que estava fazendo. “Não é caso de absolvição”, disse. E o condenou a dois meses de prisão em regime aberto, embora ele tenha ficado preso por 15 dias.

A defesa recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo com o argumento de que se tratou de um “crime de bagatela”. Além disso, alegou, foi uma tentativa de um “furto impossível”, porque o supermercado esteve o tempo todo vigiado.

O Ministério Público pediu a absolvição de Antônio com o argumento de que não cabia a condenação nesse caso, considerando que no Brasil “grassa a impunidade” em crimes que lesam os cofres públicos em grande monta.

Agora, os desembargadores da 14ª Câmara Criminal do TJ reconheceram o déficit de Antônio, mas mantiveram a condenação, convertendo-a, porém, a pagamento de 10 dias-multas.

Observo: mobilizou-se toda a estrutura do judiciário e do Ministério público, gastou-se uma fortuna com juízes, funcionários, energia etc, etc, para se julgar uma tentativa de furto de quatro xampus e uma faca. Furto e furto, independente do valor do bem envolvido, claro. Mas este caso de tentativa de furto por uma pessoa com déficit mental demonstra o quanto a máquina brasileira de fazer justiça, por assim dizer, é burocrática, dispendiosa e carente de bom-senso. E os grandes espertalhões sabem muito bem como se livrar dela.

> Rigores da Justiça contra pequenos delitos.

Comentários

Anônimo disse…
Enquanto isso, 1 Maluf da vida tá solto....
viva a justi$$a!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica