Pular para o conteúdo principal

Professora diz a funcionária: ‘Olha a tua cor, preta velha!’

Pinhalzinho é uma cidade de 15 mil habitantes de Santa Catarina que fica a 670 km da capital, Florianópolis [é o ponto vermelho no mapa abaixo].

Pinhalzinho

Foi em uma escola de lá que a auxiliar de limpeza Terezinha Severo foi ofendida pela professora Ana Celso Tasca Canei.

Uma das testemunhas disse que Ana ficou enfurecida por causa de uma suposta demora da auxiliar para trazer a bandeja de lanches.

Quando Terezinha chegou, ela teve de ouvir da professora coisas como “olha a tua cor , preta velha”, “serventinha baixa renda”, “o seu lugar é limpar chão”.

A informação é da 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que condenou por unanimidade Ana a indenizar a auxiliar em R$ 2 mil por danos morais.

A professora já tinha sido condenada em primeira instância a pagar R$ 1,5 mil, mas Terezinha entrou com recurso para que o valor fosse aumentado. O que ela conseguiu do TJ-SC em outubro do ano passado.

O desembargador Eládio Torret Rocha, o relator do processo, disse que Ana deveria ter conduta condizente com a sua condição de educadora, para servir de exemplo. Lembrou que a Constituição Federal estabelece que racismo é crime.

Informou que o valor da indenização só não foi maior porque professor ganha pouco.

> Casos de racismo.

> Casos de violência na escola.

Comentários

Anônimo disse…
Uma justiça um pouco hipócrita, já que esse valor é irrisório se comparado a ofensa que não tem como mensurar. O problema é que se não doer no bolso a pessoa provavelmente repetirá o ato. Mas, já é alguma coisa.

Abraços
Marconi Gadêlha disse…
Ué! Racismo não é crime inafiançável? Por que a professora não foi ou está presa?
Marconi Gadêlha disse…
Ué! Racismo não é crime inafiançável? Por que a professora não foi presa?
Anônimo disse…
Independentemente de cor, quando serventes, cozinheiros, garçãos, etc. são humilhados por pessoas prepotentes, costumam se vingar cuspindo na comida do infeliz, quando não fazem coisa pior, né Ciço? Conta aí o que você fez com aquele freguez que te devolveu o bife aos berros, dizendo que estava cru. Conta aí Ciço.
Respeito é bom e todo o ser vivo merece.
Anônimo disse…
Não existe dinheiro que pague uma dignidade...

Os professores do Brasil lamentam o mau exemplo!
Letícia Velasco disse…
É realmente uma pena que esse tipo de preconceito exista...mas ao menos nesse caso a justiça foi feita,ainda que eu concorde com o Rodrigo,'se não doer no bolso,a pessoa provavelmente irá repetir o ato'.
Quem sabe um dia o mundo não acorda e vê o quão idiota está sendo...

Obrigada
Reini Cardoso disse…
Que bom que foi feito alguma coisa! Seria melhor se a pena fosse maior para servir de exemplo para muitos que se acham superior e não respeitam as diferenças existentes entre os semelhantes. Diferenças essas que não tornam ninguém inferior ou superior. Todos são merecedores de respeito. Parabéns pela divulgação de notícias assim.
RICARDO DA SILVA disse…
"Conhecemos o seu perfil, conhecemos suas aulas, seu caráter, nunca teve problema algum por racismo com alunos ou outra pessoa qualquer, tem 27 anos de profissão, muitos de nós alunos se espelhamos "sim" em suas atitudes pois as mesmas sempre ajudaram nosso desenvolvimento humano.
Quem está fazendo isso é de baixa categoria, incompetentes e desordeiros, assistimos a cena e a vítima foi a professora e não a servente para extorquir dinheiro"
Anônimo disse…
Que perfil?
Que caráter?
Que pessoa?
Que atitude?
Que professora?
Agora os culpados são os outros.
Nossa !Coitadinha dela,sempre é a vítima.
Anônimo disse…
pior é o perfil , o carater de quem foi provar falso e ajudar extorquir dinheiro , querendo com isso bem sabemos é tentar de todas as formas humilhar a professora , pois há quem nao conseguem aceitar a distreza da mulher foi chefe bem concituada pelos pais e alunos o problemas são as pessoas que aí estao e nao conseguem ter as qualidades da mesma , a inveja mata...
Anônimo disse…
Eu acho é tome!
Inês disse…
por amor de deus, ninguem tem o direito de tratar ninguem como a stora tratou a empregada, ela devia conhecr mais que ninguem o direito do artigo 1!!!
Anônimo disse…
sem carater
sem postura
sem prestigio
sem atualizaçào
só poderia dar nisso, uma pessoa prepotente , desatualizada sem respeito preconceitusa que dá aula de qualquer jeito coagindo um e outro aluno a fazer comentarios medíocres. deve pagar sim pela sua ignorancia ...
Anônimo disse…
para uma pessoa que está desatualizada , inveja, mediocre, que fala o que quer,dá aula de quelquer jeito tem que pagar pela sua ignorancia .... antes de ser professora tem que aprender a ser gente palavras covem exemplos arrastam
Anônimo disse…
esse ricardo deve estar fora da casinha
não sabe nada desta pessoa desatualizada
mediocre e de carater ducidoso
para ser professora tem que aprender primeiro a ser gente . palavras comoves exemplos arrastam
Ianes disse…
Conheço muita gente assim. Acho que o papel de professor como já foi dito antes, é o de educar e o peso desta profissão está em moldar o caráter do cidadão e não jogá-lo na lama como foi feito pela "professora". Todas as profissões são dígnas e todas as pessoas tem os seus direitos iguais independente da condição social, credo, religião ou cor da pele, afinal somos todos iguais, mas diferentes e quando morremos vamos todos para o mesmo lugar e não levamos nada desta vida conosco.
Anônimo disse…
a profeessora tem um carater ,que tem uns quantos processos na justiça que não sabe como vai fazer .
e ainda quer dizer que os outros tem inveja dela.
eu me pergunto inveja do que?
dessa atitude?
me poupe
meus deus
Anônimo disse…
Ficamos triste por haver em nosso meio (magistério) pessoas com este perfil (professora está insatisfeita com ela mesma ) procura confusão e intrigas com todos.Nosso sentimento para as atitudes dela é de PENA.
Anônimo disse…
É inaceitável que alguem com uma profissão tão importante como é a do professor se preste a um papel desses.Quantos alunos essa escória da humanidade tem?20,30?Tomara DEUS que todos consigam ser mais gente que ela.Alguem avisa a essa escória que DEUS que é TUDO não esclui,não julga pela aparencia e não humilha ninguém.
Anônimo disse…
etá professora boa essa!que postura.e além de tudo fica denunciando os outros da escola ,não gosta de piadinhas,mas é o minimo que mereçe.
precisa de um tratamento de afastamento urgente.continua fazendo loucuras na escola,se achando a coitadinha.UFA QUE PESSOINHA.
Anônimo disse…
minha ex professora...
odeio ela ¬¬
Anônimo disse…
eta mulher boa
está na hora da justiça
ela vai chegar
deus é pai ,ela diz
ele vai ser
tenho pena desse ser
se deus vai ser pai para ela,
cuitada.
vai sofrer muito...................................
Anônimo disse…
a justiça é feita através da saúde,
está de atestado
de um jeito ou outro se paga
o que se faz aqui ,aqiu se paga
cada um d sua forma
mas se paga, se deus é pai como ela sempre diz,ele está sendo
e muito bem....
Anônimo disse…
RICARDO DA SILVA..
vc é um idiota,vai ver qe é preconceituoso tbm essa professorinha de merda vai arde no infernoo! essa infeliz!

aposto qe achou ruim o jeito qe falei dela agora é me diga se isso não e descomfortavel?? pois é foi +- assim qe a dona "terezinha" deve ter se sentido,o seu infeliz filho de uma quenga

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes