Pular para o conteúdo principal

Merkel reage à acolhida que papa deu a bispo que nega holocausto

image

Merkel não aceita a justificativa do papa

O papa Bento 16 revela-se cada vez mais ser um desastre. Vive ditando moralidade para o mundo (sim, eu sei, é o papel dele), mas, na prática, o que faz? Reabilita um bispo inglês que nega a existência do holocausto.

Em novembro do ano passado, o bispo Richard Williamson disse a uma emissora de TV sueca que não acreditava que os alemães tenham usado câmaras de gás na Segunda Grande Guerra para matar judeus. Reconheceu que tenha morrido ‘até’ 300 mil judeus em campos de concentração nazistas, “mas nenhum em câmara de gás”.

Bispo da linha mais conservadora da igreja, integrante da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, Williamson estava excomungado, mas foi reabilitado pelo papa, que, de certo, não esperava que houvesse tanta reação, não só de judeus, mas também de cristãos.

O Vaticano teve a coragem de afirmar que não sabia da entrevista de Williamson sobre o holocausto – fato que foi notícia em todo mundo.

A normalmente comedida Angela Merkel, a chanceler Alemanha, surpreendeu hoje ao dizer que não aceita a justificativa do Vaticano. “Esse esclarecimento é totalmente insuficiente.”

Acrescentou: “Isso não é uma questão apenas para as comunidades cristã, católica e judaica na Alemanha, e o papa e o Vaticano deveriam esclarecer sem ambigüidade que não pode haver uma negação (do Holocausto)".

Agora, Bento 16 está frágil politicamente: excomungar de novo o bispo, ele não vai, e a permanência de Williamson na igreja será sempre uma lembrança de que o papa é condescendente para com a ala mais retrógada da igreja.

ATUALIZAÇÃO em 4/2/2009

image Nesta quarta, o Vaticano diz que exigiu que o bispo Richard Williamson (foto) peça desculpas públicas por ter negado o holocausto. O bispo mora na Argentina e pertence ao movimento tradicionalista criado pelo cardeal francês Marcel Lefebvre.

Até este momento, ele não se manifestou sobre o ultimato do papa.

> Caso do bispo ultraconservador Richard Williamson.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes