Pular para o conteúdo principal

Funcionário do Bradesco teve de dançar na boca da garrafa

Por não cumprir meta de venda de produtos do Bradesco, Ricardo (nome fictício) foi obrigado por seus chefes em uma agência de Goiânia (GO) a dançar na boca da garrafa, a usar chapéu e rabinho de burro e a trabalhar nas festas de fim de semana como garçom.

Ele nunca passou por tanta humilhação e constrangimento.

Para os gerentes de agência, trata-se de um “jogo de motivação”. Mas para a Justiça é assédio moral, um crime.

Ricardo foi à Justiça, e agora a 1ª turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) condenou o Bradesco a lhe pagar indenização de R$ 40 mil por danos morais.

Mas até que saísse essa decisão final, o Bradesco fez de tudo para se livrar da condenação. Aproveitou-se de todos os recursos previstos em lei.

Em um dos recurso, os advogados do banco sustentaram que Ricardo não tinha vínculo de emprego como bancário, como se trabalhador de outras categorias pudessem ser submetidos impunemente aos ‘jogos de motivação”. Mas Ricardo provou que exercia função de bancário.

Em outro recurso, o banco conseguiu reduzir o valor da indenização, porque os R$ 40 mil estabelecidos pelo tribunal de primeira instância foram considerados pelos advogados “desproporcionais” (?). De novo o Bradesco perdeu. O TST manteve o julgamento do tribunal de Goiânia.

No entendimento dos desembargadores, o Bradesco não zelou pela honra e imagem de Ricardo.

> Gerente diz à subalterna: "Sem meta atingida, vou comer o teu rabo".
julho de 2010

> Casos de assédio moral.  > Casos da Justiça do Trabalho.

Comentários

Anônimo disse…
Outra empresa que deveria sofrer as mesmas sanções deveria ser a ARVINMERITOR, fábrica de eixos em Osaco, pois sofri forte assédio moral de todos os sentidos principalmente de meu ex-chefe (metrologia), tais como: Ele não me cumprimentava, não me incluía nas reuniões, não me enviava e-mails, todo serviço que fazia, mesmo que fosse excelente era criticado, ele distorcia todo o tipo de conversa e me chamava atenção na frente de outras pessoas, etc. Também sofri assédio dos meus colegas de trabalho que adulteravam meu trabalho com o intuito de me ferrar, mas acredito que tenha sido planejada por ele mesmo (ex-chefe) na empresa em que trabalhei. Lá nós éramos obrigados a pagar e participar de churrascos e bebedeiras quase todas as semanas e éramos proibido de estudar ingles, pois o chefe temia que alguém podesse denunciá-lo por práticas abusivas nos Estados Unidos.Hoje eu faço tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico para curar da depressão e de baixa estima. Sou aposentado por invalidez devido a isto. Conforme relatei anteriormente, eu fui o pioneiro do programa de qualidade total e acredito que isto foi o principal motivo do assédio, ou seja ele se sentiu ameaçado de perder a posição de líder na empresa. Acredito também que esta é a origem dos elevados números de assédio moral hoje em dia.
Esta historia é bem conhecida, ou seja, chefes arrogantes que necessitam humilhar e rebaixar seus subordinados, para se manter em seus cargos. A maioria das pessoas que eu converso a respeito disto, dizem já ter sofrido de forma semelhante com esta situação. Vocês mesmo já devem ter sofrido com algo semelhante em sua carreira profissional. Portanto, esta é uma boa hora de nós tentarmos acabar com este tipo de chefe que tanto males causa as pessoas e as próprias empresas em que eles trabalham. Em meu caso, porém devido à intensidade da pressão psicológica, causou danos a minha auto-estima e minha imagem. Meus colegas de trabalho quando me vêem, dizem que eu estou diferente daquela pessoa que sempre fui, ou seja, alegre e desembaraçado, hoje me encontro triste, desiludido e confuso. A comissão de ética da empresa foi comunicado do fato, com a apresentação de testemunhas que comprovam estas ocorrências. Porém nada fizeram. Também, foi apresentado este processo para o sindicato dos metalúrgicos; a comissão de ética da Organização das Nações Unidas, para o Conselho Regional de Medicina e o Conselho Regional de Psiquiatria. Atualmente, estou fazendo tratamento psiquiátrico com um médico do CAPS e sou constantemente amparado por familiares e tomo remédio para me livrar de insônia e dor de cabeça. Estas foram as palavras de uma das pisicológas quando relatei o meu caso a ela:
“Nossa, fiquei impressionada com o tipo de violência que foi aplicada a você. Espero que um dia consiga amenizar ao máximo essa sua dor. Esse meu trabalho me deixou bastante deprimida, pois não é fácil também ver alguém sofrer dessa forma e sentir-se quase que de mãos atadas. Se eu puder ajudá-lo em algo será um imenso prazer. ”
Anônimo disse…
Eu tb sofri assédio moral e entrei na justiça que ainda está em andamento. Só que eu coloquei a minha história em todos os sites que podem gerar força para que a lei do Assédio Moral no País seja aprovada no âmbito federal: ONBrasil, OIT, OAB, Bancada dos Deputados do PT, Comissão dos direitos humanos...Ùnica forma que achei de que minha história ficasse conhecida...mesmo pq parece que viru moda assédio moral, blulying, trote universitário que acaba sendo a mesma coisa
Anônimo disse…
Pura babaquice
Anônimo disse…
Pessoal, também trabalho no Bradesco e posso confirmar que por trás de suas campanhas de marketing se esconde uma empresa criminosa, que pratica inúmeros crimes trabalhistas e de onde boa parte de seus lucros recordes vem da exploração de seus funcionários.
Olha, se puderem ajudar, façam o que está ao seu alcance, boicotem essa empresa, seus produtos, suas taxas abusivas, emprestimos e cartoes de credito.
Depois de anos trabalhado no Bradesco, o que eu sinto é VERGONHA de trabalhar nesse LIXO de se autointitula como "empresa".
Anônimo disse…
SE PUDER NÃO TRABALHE NUNCA NO BRADESCO. SÓ ISSO SÓ.
Anônimo disse…
sofro assédio sexual do meu Gerente mas não comento para meus colegas de trabalho porque preciso do emprego...
Anônimo disse…
Que tal um diretor de escola pública que chama a atenção dos professores em público, grita com seus subalternos, ameaça mandar embora, ameaça processar, ordena que o professor abandone a sala de aula e faça outros serviços, obriga a fazer horas extras ameaçando dar advertência a quem se negar, obriga as colegas denunciarem qualquer deslize das novatas, ri dos professores na frente dos colegas, desconsidera atestados médicos não os enviando ao RH, obrigando trabalhos em pleno feriado e pagar apenas 50%, falando mal dos professores pela frente e por trás, não lhe dirigir a palavra, dar prazos inatingíveis para entrega de documentos, faz complô com demais funcionários e professores antigos para perseguirem professores novatos, enfim, pede que rasguemos nossos diplomas pois não sabemos lecionar, pensa que é só isso?
Ele também massacra os alunos com ameaças, tortura psicológica, faz os alunos aprenderem seus hinos religiosos e a ficarem horas sentados no chão frio ouvindo seus sermões.
Anônimo disse…
EMEF. IPÊ. iSSO MESMO, EMEF IPÊ, EM ITAPECERICA DA SERRA E O DIRETOR É O SR. CARLOS. ELE DIZ QUE TEM AVAL DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO QUE SABE DE TODAS AS ATROCIDADES E ASSINA EMBAIXO. SUA METODOLOGIA É PRESSÃO PSICOLÓGICA SIMPLES E PURA.
VAMOS DENUNCIAR!!! QUEM SABE ASSIM ESSES "DEUSES"
DO PODER SE ENCHERGUEM COMO SERES HUMANOS IGUAIZINHOS A NÓS. POIS AOS OLHOS DE DEUS, SOMOS TODOS IGUAIS.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise