Pular para o conteúdo principal

Pet shop terá de pagar indenização por morte de cachorro

Do site Consultor Jurídico:

“Um pet shop da cidade de Ijuí (RS) foi condenado a indenizar por danos morais e materiais o dono de um cachorro morto após banho e secagem do pelo. A decisão é da 1ª Turma Recursal Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

A loja terá que pagar R$ 900 por danos materiais já que é o preço de mercado de um Yorkshire Terrier. Por causa da relação afetiva, a dona deve receber R$ 2 mil por danos morais.

Segundo a autora da ação, o animal foi deixado no pet shop em perfeitas condições de saúde. Ele só iria tomar um banho. No entanto, durante a secagem do pelo, o cão desmaiou e logo depois morreu.

A dona do animal diz que ele morreu por hipertermia (alta da temperatura do corpo). A clínica veterinária não apresentou explicações técnicas para a morte. A empresa afirmou que não há indícios de que a morte do animal esteja relacionada com a lavagem.

Segundo o juiz convocado Heleno Tregnago Saraiva, relator, a interpretação do caso depende de verificar a quem cabe o ônus da prova. Diante das circunstâncias de que o animal gozava de plena saúde quando deixado na loja, a empresa é quem deve prestar esclarecimentos.

“Era dela [loja], na condição de quem recebeu o animal em condições e posteriormente o encaminhou a uma clínica, o ônus de trazer a comprovação da causa mortis e esclarecer qualquer dúvida a respeito”, afirmou.

Para Saraiva, “a partir do momento em que não fez tal prova (e ela estava a seu alcance), a solução é de ser encaminhada em favor da consumidora”.

> Floricultura é condenada por morte prematura de orquídea. (outubro de 2008)

Comentários

Anônimo disse…
Hoje em dia temos que ficar alerta com tudo, minha cadela que adorava que eu aparasse seus pelos e a penteasse, deixava eu cortar suas unhas, apos a ida no pet shop de frequencia, ela sequer deixa que eu a toque nas patas, fica apavorada, isso aconteceu apos chegar em casa depois de uma tosa eu fui carrega-la ela avançou em mim, fui ver o que tinha acontecido com ela e apalpando-a, descobri um inchaço e roxo enorme no torax dela, quando caminhava sentia dores e mancava, não sei se deixaram ela cair, ou se bateram nela, só sei que vai fazer 2 anos que ela não pisa em nenhum pet shop, eu que cuido dela com muito carinho. A gente confia, mas as vezes somos pegos com westa surpresa ruim, eles esquecem que animais não falam, mas os donos os conhecem muito bem!
Anônimo disse…
No dia 26/12/2009 ,levei minha cachorrinha maltes de 1a e 6 m para banho e tosa no PET SHOP PREMIUM ,situado na rua Des. Otavio do Amaral ,692 loja1 no Bigorrilho ,em torno das 12 hs ,ao retornar às 12:40 ,após 10 minutos de espera (eles queriam a loja vazia) me foi informado que a cachorrinha havia falecido por parada cardíaca ,sendo que em momento algum tiveram a iniciativa de prestar socorro ao animalzinho, foi me entregue o corpinho enrolado numa toalha suja e ainda por cima destrataram minha filha menor de idade . Ainda tentei por conta própria levar o meu bichinho ao veterinário, mas nada mais podia ser feito. Pedi uma necropsia por achar muito estranho um cachorro totalmente saudável falecer deste modo .O laudo mostrou que a morte ocorreu por um TRAUMA FISICO ,ou seja, foi ASSASSINADA no próprio pet shop que covardemente preferiu deixar o cachorrinha morrer sem assistência à contar a verdade e tentar salvar um animalzinho que era muito amado .Que isto sirva de alerta a proprietários de cachorros e gatos cuidado na escolha do pet shop para não sofrer o que toda minha família sofreu e esta sofrendo com essa perda.
Familia Almeida
luana disse…
Ola Familia Almeida.
Eu tb estou sofrendo e muito. Deixei o meu filhote de 6 meses, Shih-tzu para tomar banho e quando volto. Ele estava morto. Era um cachorro sadio. Levei para fazer o exame e daqui a 7 sai o resultado.

O que vcs fizeram? Processaram o Pet?

Segue o meu e-mail, para conversamos melhor: luana@inndoor.net
Anônimo disse…
GOSTARIA SE POSSIVEL O MODELO DA AÇÃO POIS O CÃOZINHO DA MINHA MAMI TB FOI TOMAR UM BANHO E NÃO VOLTOU MAIS MORREU ENVENENADO COM REMEDIO PARA CARRAPATO.

SEGUE MEU EMAIL KARLAPERSICO@HOTMAIL.COM

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Padre associa a tragédia das enchentes ao ateísmo de gaúchos. Vingança de Deus?

Tribunal do Ceará derruba lei que reduzia pena de condenados que lessem a Bíblia

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Cigarro ainda é a principal causa de morte por câncer de pulmão no Brasil, com 80% dos casos

Edir Macedo investe em hospital e em plano de saúde

Negócios de Edir se confundem  com atividades da igreja O esgotamento do concorrido mercado de dízimo tem mantido apurado o faro de Edir Macedo (foto) para novos negócios. O fundador da Universal está construindo um hospital em São Paulo e prepara o lançamento de um plano de saúde que será oferecido principalmente aos fiéis da igreja. A informação é de Marcelo Onaga, da revista Exame. O hospital será no terreno da antiga sede da TV Record, na zona sul de São Paulo, perto do aeroporto de Congonhas, e terá equipamentos modernos. A Universal diz ter cerca de 15 milhões de fiéis. O conglomerado de empresas de Macedo e a Igreja Universal se misturam — nem sempre é possível determinar onde termina uma e começa a outra.  Com mais de 30 empresas, o conglomerado atua principalmente no setor de comunicação (TVs, rádios e jornais), com presença nos setores financeiro, turístico e de segurança patrimonial. Com informação da Exame . Juiz aceita denuncia contra Macedo

Santuário de Aparecida inaugura mosaicos de padre suspeito de abuso sexual

Quem escreveu a Bíblia? Um historiador analisa quatro teorias