
Os ônibus são apelidados de ateus porque veiculam campanha de uma entidade ateia com a frase “Deus provavelmente não existe. Deixe de se preocupar e desfrute a vida”. [reprodução]
Mas para espanhóis indignados com a campanha é como se os ônibus fossem do Satanás. Muitos deles têm se recusado a usar os ônibus de duas linhas de Madri.
"Eu não vou subir nesse ônibus de jeito nenhum. O que estão fazendo é uma imoralidade, uma blasfêmia. Tenho vergonha de ser espanhola", disse uma católica à BBC Brasil.
A ideia do “ônibus ateus” surgiu na Grã-Bretanha ao final do ano passado e, lá, não teve problema.
A Igreja Anglicana contestou a campanha com nota na qual afirma que a pregação cristã não é contra o prazer de estar vivo, mas admitiu que os ateus têm o direito à livre expressão, como qualquer pessoa.
Na Espanha, tem sido diferente.
A Conferência Episcopal Espanhola quer que o governo censure a campanha da União de Ateus e Livres Pensadores da Espanha.
Mas, para ela, fazer campanha cristã, pode.
Para combater os ‘ônibus ateus’, a organização católica E-Christians e a evangélica Centro Cristão de Reunião se uniram para manter em circulação “ônibus cristãos”. O slogan da campanha é “Deus existe sim. Desfrute a vida em Cristo”. [reprodução abaixo]

Apesar da reação dos cristãos, a entidade ateia tem obtido apoio além de sua expectativa, como ocorreu na Grã-Bretanha. As doações vão permitir que a campanha seja feita também em Barcelona, Málaga e La Coruña.
Os cristãos prometem revide, como se fosse uma guerra santa.
Na Itália, a União dos Ateus e Agnósticos Racionalistas planejaram lançar em Gênova o ônibus ateu, mas, com o aplauso da Igreja Católica, foi censurada pelo governo local, que achou ser ofensa a frase “Má notícia: Deus não existe; Boa notícia, você não precisa dele”.
A sorte dos ateus é que ninguém cogita acender a fogueira da Inquisição. Pelo menos até agora.
> Campanha bem-humorada ateísta faz sucesso na Grã-Bretanha.
outubro de 2008
> Trajetória do 'ônibus ateus'. > Ateísmo.
Comentários
Que maravilha!
Que venha para o Brasil também!
com certeza teriamos onibus incendiado pelas ruas
PARABÉNS! ;D
Embora ateu, eu não aprovo de modo algum essa campanha, pois não acho que ela nos traga quaisquer benefícios. É obvio que quase ninguém vai passar a refletir sobre o assunto só porque viu uma frase besta dessas por aí. Isso é uma doce ilusão. A meu ver, a campanha só fará com que os abismos entre ateus e religiosos aumentem e o diálogo entre ambos se torne cada vez mais difícil. Além disso, a campanha ainda aproxima o ateísmo de certas religiões, quando tenta arrebanhar seguidores de maneira tão barata, sem nos instigar nem mesmo a um esforço reflexivo. Grupos de debate, estudos, livros, palestras: são todas excelentes iniciativas. Mas propaganda?! O que é isso? Vamos começar a pregar o ateísmo agora?
Porém, concordo com o Felipe (meu amigo de longa data). Ja vi muitas propagandas religiosas e de sociedades espirituais em anúncios de ônibus. Mas nunca vi algo semelhante tratando de Sócrates, Platão, Descartes, Kant, Nietzsche... até hoje a filosofia sobreviveu por mérito de suas reflexões, de discussões entre aqueles que pensavam e com a vontade sincera daqueles que queriam ter acrescido em si mesmos algo de novo. Uma dependência de propagandas, sobretudo com frases impactantes e de mau gosto (admito que ri com as frases, mas todos rimos muito fácil, mesmo quando o assunto é sério).
O pensamento livre não precisa de "propaganda". Ele é um motivo mais que suficiente para que as pessoas se interessem por ele (se não, elas têm apenas a perder). Por fim, peço que verifiquem a motivação que levou ao início dessa campanha de que gostaram tanto: um desaforo de uma jornalista, possivelmente estressada com outros assuntos. Obrigado.
Explico: por causa da iniciativa desses ateus, a ateísmo está sendo hoje discutido na Europa, vejam só, na tv, artigos de jornais e em blog. E até no Brasil, onde existem mais de cem religiões e seitas fazendo lavagem cerebral no povão.
Nada é o que aparenta ser e o que supostamente se encerra em si mesmo, mas é também e sobretudo as repercussões que causa.
Neste sentido, a campanha dos “ônibus ateus” tem sido um sucesso.
Rodrigo, eu gostaria, sim, que a filosofia fosse propagandeada em ônibus. Por que não?
e falando nisso, ele ja apareceu pra tomar as dores?!?
Para mim, trata-se de um motivo válido.
Além disso, gosto do bom-humor da campanha, o que muitos religiosos e ateus não têm.
Mundo cruel --'
Muitos possuem uma idéia errada de Deus porque ainda não tiveram um encontro com ele. Deixe Deus guiar sua vida e verás que Ele existe peça a ele para lhe provar isso.
Se são ateus , já escolheram o caminho ...
Não mando-os para o inferno ... porque por si já fizeram a escolha !
Que vão em paz !!!
Em nada muda a realidade...
Postar um comentário