Pular para o conteúdo principal

Central da Mulher recebeu 270 mil denúncias de violência em 2008

As mulheres continuam apanhando, sobretudo de seus companheiros. Mas, eis uma boa notícia, muitas têm tomado a iniciativa de denunciar a covardia, numa mudança de comportamento que não têm volta.

Em 2008, o Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, recebeu em todo o país 270 mil chamadas, 32% a mais em relação a 2007. A informação é de Pedro Ferreira, coordenador da central, em entrevista ao programa Amazônia Brasileira, da Radio Nacional.

Ele disse que as mulheres estão perdendo o medo de reclamar de agressões. Algumas telefonam no momento da violência e outras esperam alguns dias, quando “obtêm coragem”.

violencia_contra_mulherHá casos em que quem telefona é uma vizinha, uma amiga ou filhos, a pedido da agredida ou não. Está caindo por terra, portanto, a omissão expressa no ditado popular de que “em briga de marido e mulher ninguém se mete”.

Parte dessa conscientização, no entendimento do coordenador, deve-se à Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006.

As ligações com pedido de informações sobre a lei tiveram aumento de 245%. O novo instrumento jurídico pune com mais rigor as agressões domésticas e familiares contra as mulheres.

O nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) apresenta o mais baixo índice de denúncias, mas isso porque, disse Ferreira, o Ligue 180 é insuficientemente conhecido na região.

Ferreira informou as mulheres são agredidas em todas regiões brasileiras, tanto nas grandes cidades como nas pequenas e nas zonas rurais e florestas do Amazônia.

> Casos de violência contra a mulher.

Comentários

Anônimo disse…
durante os 24 anos que estive com meu marido ,foi sofrendo violencia,humilhaçoes e maus tratos.Toda vez que eu ameaçava ir embora ele me ameaçava com meus filhos .Ele é policial militar ha 28 anos,é um homem violento e sem qualquer sentimento.Um dia qd descobri que tinha um filho com uma amante ,ele disse que era mentira ,e ameaçou matar eu e minha filha,foi ai que criei coragem e mandei ele embora.hoje ele vive com a tal amante,não estamos separados legalmente,e ele continua com ameaças graves ,tenho medo ,muito medo! ass: CMC

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes