Pular para o conteúdo principal

Desta vez, hospital vence a estupidez da Testemunhas de Jeová

A jovem Jéssica Gomes Vaz ia morrer: ela tinha sofrido um acidente que lhe queimou 60% do corpo, principalmente nas regiões da face, orelhas, pescoço, tronco, braços e pernas. Inconsciente, a moça foi internada em um hospital de Goiânia (GO) especializado em socorrer vítimas de queimadura.

Em casos como o da Jéssica, a transfusão de sangue é a única chance de salvação. Mas a família dela é da Testemunhas de Jeová, a seita que defende a estupidez de que Deus é contra esse procedimento da ciência médica.

A moça estava agonizando, mas familiares dela não deram autorização para a transfusão.

A direção do hospital recorreu à Promotoria Pública e esta acionou a Justiça para que a moça fosse tratada. No dia 7, a juíza Patrícia de Morais deferiu liminar autorizando o tratamento. Por conta disso, Jessica sobreviveu.

Dias antes, na mesma Goiânia, Joaquim Raimundo Neto, 23, passou pelo mesmo drama, mas, nesse caso, a estupidez venceu.

O rapaz precisava de uma transfusão urgente para ser submetido a um transplante de medula, que lhe podia salvar de uma leucemia mielóida aguda. Mas ele e sua mãe e outros fiéis da Testemunhas de Jeová impediram a transfusão. Joaquim morreu uma semana depois de ter sido retirado do hospital pela sua mãe.

Se Jéssica estivesse consciente poderia se recusar à transfusão. O hospital até poderia recorrer ao Ministério Público, mas ficaria mais difícil obter a liminar.

O promotor público Cassius Marcellus disse que a “livre vontade e consciente do paciente é inquebrantável”. Mas como Jéssica estava inconsciente, a decisão coube à Justiça, independente da crença de familiares dela.

A juíza Patrícia em sua sentença argumentou que, embora o direito à crença esteja previsto na Constituição, “a ninguém é dado o direito de dispor da vida, de modo que o direito à liberdade religiosa não pode sobrepor ao direito à vida, constituindo dever de todos preservá-la.”




Comentários

Anônimo disse…
Amigo, posso transcrever suas palavras no fórum que participo, colocando, logo abaixo, o link para sua matéria?
Anônimo disse…
Não é por nada nao mas seus artigos sao muito ruins. Deveria melhorar a imparcialidade quando se escreve uma disertação jornalistica.

At.


Tiago
Paulo Lopes disse…
Tiago, três coisas:

1ª) Claro que sou parcial. O blog é meu, tem o meu nome, escrevo o que penso e ninguém é obrigado a lê-lo.

2ª)Sou um defensor intransigente da vida.

3ª)Portanto: suma daqui, devoto da obscuridade!
Paulo Lopes disse…
Cachaceiro, claro que sim.
Anônimo disse…
Apenas concordo com as palavras de Paulo Roberto Lopes, faço delas as minhas.
Rodrigo disse…
Odeio religiões
Anônimo disse…
Esse Paulo Lopes, além de muito desinformado é mal educado. Tenha mais amor no coração meu rapaz. Fanático tanto pode ser o que se apega às suas crenças quanto aquele que se especializa em perseguir o crente. Fanatismo por fanatismo, é preferível ser fanático a favor daquele que pode te dar algo. Adore a Deus, viu meu lindinho.
Anônimo disse…
É... ascredito que a questão de transfusão de sangue para a religião dos Testemunhas de Iavé tem o mesmo perfil da doutrina de Antonio Conselheiro arraial de Canudos (1893-1897), Bahia - Brasil.
Anônimo disse…
As T.J. mereciam ser deportadas pra Transilvania, pra aprenderem a dar valor ao sangue.


(ironic mode)
Anônimo disse…
"A jovem Jéssica Gomes Vaz ia morrer: ela tinha sofrido um acidente que lhe queimou 60% do corpo, principalmente nas regiões da face, orelhas, pescoço, tronco, braços e pernas. Inconsciente, a moça..." Tudo Bem. Ela tomou sangue e morreu. E aí?? Deixa de ser estúpido.
Anônimo disse…
Como estudante de medicina recebo aulas de bioética e formação humanistica. Em uma das aulas recebemos vários testemunhas de Jeová tentando defender sua posição.
Deu para perceber algumas coisas, dentre elas o preconceito com a população tem para com o diferente. Apesar de nao ter ainda uma posição sobre o caso da transfusão sanguiena, ja vi pacientes se isolarem em uma depressão profunda após terem sido 'forçados' pelo hospital ao tratamento. Cabe ponderar o que seria melhor para aquele paciente: viver a qualquer custo ou ter o direito de, para ele, morrer com dignidade.
Anônimo disse…
Em pensei que as Testemunhas de Jeová fossem poucas. Mas parece que são uma legião.
Anônimo disse…
Anônimo: os pacientes se isolam porque caso o paciente venha a sobreviver em virtude da transfusão, tanto a família do TJ sobrevivente quanto todas as Testemunhas de Iavé que tenham conhecimento da transfusão, repudiarão o doente com a mesmas intensidade do repúdio ofertado aos leprosos da antiga Jerusalém. Daí anônimo não tem quem resista a uma depressão profunda. No entanto, como o tempo é o melhor remédio para esses casos, ele sairá da depressão porque continuará VIVO.
Anônimo disse…
Concordo Carlos, que isso não deixa de ser uma verdade. Dependendo do quanto conservador é a família, já ouvi casos de abandonar o filho. Mas curiosamente também ouvi, nessa aula, os próprios Testemunhos de Jeová se referirem a esta prática e condenarem a família que fez isso, simplesmente alegando que a pessoa não teve culpa da transfusão forçada. Não consegui ainda definir se foi um discurso sincero ou se foi uma jogada de marketing para nos conquistar.

Apenas posso dizer que pela legislação, se o paciente maior de idade ficar inconsciente, você pode realizar a transfusão que o código de ética médica tem respaldo para te defender. Você também pode respeitar a decisão do paciente que ainda sim estará dentro da 'lei'. Esse duplo modo de ação joga o profissional também em uma questão de martirio e dúvidas. E infelizmente não vejo uma luz no final do tunel tão cedo.
Anônimo disse…
Então a Jéssica morreu... E aí, tomou sangue à vontade, certamente contra sua vontade. Tenho dó daqueles que tomaram esta decisão por ela, seria melhor procurar logo a sua mó. Ainda bem que Jéssica vai ressuscitar e eu quero fazer de tudo para estar lá e dar o maior abraço nela num corpo são e perfeito. Que Jeová o verdadeiro Deus abençoe a família da Jéssica e dê tempo aos seus inimigos para que reflitam no verdadeiro amor cristão.
Paulo Lopes disse…
Não informação de que a Jéssica tenha morrido.
Anônimo disse…
Ainda bem que essa merda de deus só existe na cabeça desses mentecaptos, olhem esse livreco de vocês foi escrito por pessoas que não tinham a mínima noção do que seria o mundo no século XXI. E pena que a ignorância ainda prevaleça em algumas mentes destituidas de qualquer grau de racionalidade. A vida é o dom mais precioso que temos, devemos preservá-la de todas as maneiras possíveis, esta passado da hora de levar um pouco de luz nessa (TJ) escuridão.
Marco Mugnatto disse…
Poderiam exibir link dizendo que a Jessica morreu? Não encontrei nenhuma notícia no Google afirmando isso.
Anônimo disse…
Seguidores de um "verdadeiro deus" que, aparentemente, pra todos, é um partidário da morte.
Unknown disse…
Deus é fiel, quem crê nEle já está salvo! Sangue é vida mermão, então vamos deixar de ser preconceituosos e vamos ter sabedoria! Só quem vive milagres de Deus sabe q Ele é maravilhoso.
Quanto aos T.J são uma seita que ñ merece a nossa atenção!
Unknown disse…
Deus é fiel, quem crê nEle já está salvo! Sangue é vida mermão, então vamos deixar de ser preconceituosos e vamos ter sabedoria! Só quem vive milagres de Deus sabe q Ele é maravilhoso.
Quanto aos T.J são uma seita que ñ merece a nossa atenção!
Anônimo disse…
amigos quao ignorantes voçes sao
o dia de jeova esta proximo e ai voçes iram abrir os olhos
Anônimo disse…
A moça Jessica morreu tem meses ja..
Anônimo disse…
kal diz:

É interessante que a maioria de vocês acima, são a favor do aborto, isto não é um assassinado covarde, não julguem sem fundamentos, pois sei que as tj, aceitam tratamentos alternativos, e que o sangue mata mais do salva... faleiiii...
Anônimo disse…
Quando pessoas perdem o respeito por pessoas e forçam os outros a fazerem o que acham certo, entâo temos as respostas para o mundo cheio de guerras(pois acham "certo forcar outros matar para "sobreviver" e deixarem suas casas para fugir", crianças forcadas a trabalho escravo, vitmas forçada a violencia sexual, etc etc) Induzir, Forçar, Inibir, Coagir, usar a palavra estupidez para se referir a opinião alheia, não pode ter vindo de uma pessoa no minimo civilizada. Respieto tua opinião, não concordo com o modo preconceituoso de visão pequena, com que você deixou de respeitar esta moça e sua familia. Te preocupa com quem faz mal a outros e tentar induzir opiniões que façam bem a todos!
Anônimo disse…
A quem possa interessar informo que sou, sim, um defensor intransigente da vida. Nisso, sou radical e não hesito em chamar de estúpido quem pactua com crenças ou seja lá o que for que glorificam a morte. Para mim, civilização é a defesa da defesa, não a da morte.
Anônimo disse…
As Testemunhas de Jeová por amarem a vida é realmente que não querem o uso de sangue, pois o mesmo já foi constatado cientificamente ser de grande prejuízo ao organismo humano, ainda as TJ não são fanáticas e nem querem a morte de seus entes queridos e semelhantes, se assim fosse não levariam ao medico aqueles que necessitam de tratamento. Porém aceitam formas alternativas de substituição ao sangue, surtindo assim o mesmo efeito com possibilidades ainda maiores de recuperação do enfermo.Segundo fontes científicas dentro em breve as transfusões deixarão de existir pois novas técnicas e tratamentos estão surgindo com bases em pesquisas nas próprias TJ e o não uso dessa substância
Anônimo disse…
Cara! que loucura!, será que as pessoas nunca vão acordar!...adoro quando religiosos se defendem usando frases tipo "Tudo posso naquele que me fortalece" e "Deus é Pai" ou "Deus é fiel" tem vários "O dia de jeova esta proximo"..."Sangue de Cristo!"...parece filme de Terror, Senhor dos anéis, sei lá!!!,...o mundo é cruel...vcs ja estão num inferno presos nessa crença cega....isso é loucura.

...me desculpem o anônimato mas realmente tenho medo desses fanáticos...

...e "que a força esteja com vcs"
Anônimo disse…
Acho que os testemunhas de Jeová deveriam ter um hospital só deles,com medicos e paramedicos só deles e que aceitassem esse tipo de coisa.Procedimento medico ,é procedimento médico.Se o paciente não aceita,que vá morrer em outro lugar.
Anônimo disse…
por isso que os estdos unidos é o que é, lá respeita-se os pacientes, seu direito de escolha ao tratamento , preparam médicos e enfermagens para cuidar desses pacientes religiosos, aki num se desenvolve nada , tem sim muitas alternantivas ao uso de sangue, tenho certeza que essa familia deve ter implorado por elas, amam seus filhos, agora os médicos brasileiros são uns despreparados, graças a deus alguns ja estão super habilitados, entra na ala de cardiaca do beneficiencia portuguesa, voces vão ver o que é tecnica sem sangue , dr. josé pedro e dra. luciana , os melhores nesses casos...faleiii..
Anônimo disse…
vcs nao sabe de nada da testemunhas de jeová
Anônimo disse…
eu não sei onde esses tj se baseiam na biblia
para defender essa coisa absurda a biblia não da
base pra isso
PAULKING disse…
Os TJ`s dão uma clara idéia de até onde a imbecilidade humana pode chegar.
Anônimo disse…
texto horrivelmente triste porque tambem essa sua imparcialidade ajuda muito a ser ruim, mais acho muito ruim criticar uma religiao mesmo sem saber ou por nao gostar
Anônimo disse…
Quanta crueldade...com comentarios maliciosos e depreciativos contra a crença e convicçao de pessoas...cidadaos...que merecem respeito e dignidade..Todos tem o direito a escolha do tratamento medico que quer..nimguem deve tentar impor sua opiniao sobre o que acha correto.Todos esses comentarios maldosos mostram a falta de civismo em que estamos expostos..E nao e por criticarem as pessoas que querem outro tipo de tratamento alternativo que muda o facto de que a maioria dos hospitais estao despreparados quanto a outras opçoes de tratamento...saude e um direito de todos melhorem as condiçoes de saude desse pais
Luiz Alberto Araújo Bezerra disse…
Jesus disse que quem pricisa dos médicos são as pessoas que estão doentes. Então, são os médicos que devem cuidar da saúde dos pacientes e não líderes religiosos. Cada um na sua função.
Muito bem Meritíssima Juíza Patrícia, a senhora agil certo e com certeza com a aprovação de Deus. A senhora escolheu uma função para defender e proteger a vida,por esse motivo não deve nunca permitir que pessoas morram por causa de fanatismo religioso.
Em pleno século 21 ainda existe religião que são contra as vacinas. As autoridades competentes tem que tomar uma atitude e punir com severidade os malucos que levam pessoas cegas espiritualmente ao suicídio imposto por regras religiosas insanas.
Centanr, um ex-tj chegou a dizer que Jim Jones foi um pé de chinelo comparado aos líderes das testemunhas de Jeová. Pois Jim Jones levou cerca de 900 ao cuicídio, mas seu movimento teve o fim naquele momento; e as testemunhas de Jeová continuam aumentando em número e em morte por recusar tratamento médico que poderiam salvar-lhes a vida. Já é tempo de acabarem essa proibição insanda assim como acabaram com a proibição das vacinas e dos transplantes de órgãos.
Anônimo disse…
"As Testemunhas de Jeová por amarem a vida é realmente que não querem o uso de sangue, pois o mesmo já foi constatado cientificamente ser de grande prejuízo ao organismo humano..."

Ah sim, cientificamente constatado pela Torre.
Tratamentos alternativos existem sim e há TJs e não TJs que recorrem a eles, mas para esses casos é necessário tempo para esses tratamentos.
O caso da reportagem foi uma emergência do tipo que apenas a transfusão daria chance de vida.

Anônimo disse…
A bíblia dá base para abster-se de sangue no sentido de usá-lo como alimento, mas não como transfusão. Até porque na época transfusões não existiam.
Anônimo disse…
"Quanta crueldade...com comentarios maliciosos e depreciativos contra a crença e convicçao de pessoas...cidadaos...que merecem respeito e dignidade..."


As TJs também falam de outras religiões em suas publicações, referindo-se a elas como adoradores do diabo, império da religião falsa, grande meretriz e por aí vai.

"...Todos tem o direito a escolha do tratamento medico que quer....."

Nesse caso a paciente estava inconsciente e a beira da morte.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica