Pular para o conteúdo principal

Processos por erro médico no TST crescem 155% em 6 anos

Os processos por erro médico no STJ (Superior Tribunal de Justiça) cresceram 155% em seis anos. Em 2002, eram 120 e até o final do mês passado, 360. A informação é do site do tribunal.

Os pacientes têm obtidos três tipos de indenização: por danos materiais, danos morais e danos estéticos. Uma indenização não anula a outra. Ou seja, um mesmo paciente pode obter mais de uma indenização. Elas são cumulativas.

erromedico

No entendimento do STJ, as vítimas de erro médico devem recorrer ao CDC (Código de Defesa ao Consumidor).

Por esse código, a pretensão à reparação prescreve em cinco anos a partir do momento que o paciente soube do dano ou do responsável pelo erro.

O que não impede que um caso seja levado aos tribunais após esse prazo, no entendimento da ministra Mancy Andrighi, da Segunda Seção do TST. Diz ela: “A responsabilidade do médico, ao contrário do que ocorre no restante das leis consumeristas, continua sendo subjetiva, ou seja, depende da prova da culpa do médico”.

Mas para se evitar controvérsias, recomenda-se, claro, o cumprimento do prazo de cinco anos.

Quanto ao uso do CDC para obtenção de indenização, há consenso de que é o melhor instrumento jurídico, exceto para um ou outro caso com particularidades especiais. Nancy Andrighi observa que, com o CDC, o juiz pode caracterizar práticas comerciais e cláusulas contratuais abusivas.

Há muitos recursos no TST que contestam o valor das indenizações determinado pela Justiça estadual ou federal.

O site do TST não informa o percentual desses recursos que obtém a redução do valor, mas anota que uma indenização moral por erro médico pode superar uma à qual obteve direito uma pessoa pela morte de um familiar.

Além do médico, a clínica ou hospital e até o convênio médico podem ser responsabilizados por um erro médico.

E a responsabilidade não se restringe aos procedimento médico em si – ela se estende pela período de recuperação e pelas possíveis complicações após, por exemplo, uma operação.

> Erros médicos?

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes