Pular para o conteúdo principal

Perfil mostra vida sexual de portadores de transtorno mental

Da Agência Brasil

“Um estudo divulgado ontem (11) pelo Ministério da Saúde traçou o perfil da vida sexual de pacientes com transtornos mentais no Brasil.

A pesquisa revela que 88% dessas pessoas já tiveram relação sexual, sendo que 61% mantiveram relações com mais de uma pessoa. Se forem considerados os últimos seis meses, 61% tiveram ao menos uma relação e 16% tiveram relações com mais de um parceiro.

Do total, apenas 7% informaram ter usado preservativos em todas as relações sexuais. O dado mostra uma disparidade em relação à média nacional. Uma pesquisa de 2005 indicou que, entre os adultos brasileiros, 33% dos casais com parcerias estáveis usavam camisinha em suas relações sexuais.

“Ao não se reconhecer essas pessoas como sexualmente ativas, ou ao não dar oportunidade de acesso ao diagnóstico e ao insumo de prevenção, acaba-se criando um contexto de vulnerabilidade maior entre essas pessoas”, explica a coordenadora do programa de DST/Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

A pesquisa foi realizada com 2.238 pacientes com transtornos mentais em 11 hospitais psiquiátricos e 15 Centros de Atendimento Psico Social (Caps), em todo o Brasil.

Os pesquisadores também traçaram o perfil dos usuários do sistema de atenção à saúde mental. A maior parte (51,6%) é formada por mulheres e 58,1% têm filhos. A maioria também vive sem parceiro – 62,6% são separados ou solteiros. O perfil desses usuários é de adultos mais velhos (54,6%) e têm mais de 40 anos. E 51,3% têm mais de cinco anos de escolaridade formal.

Quanto aos principais diagnósticos, 47% têm esquizofrenia ou algum tipo de psicose. Os transtornos depressivos e bipolares respondem por 12,9% e 9% dos casos, respectivamente. Já aqueles que têm transtornos por uso de substâncias representam 7% do total. As demências são responsáveis por 6,8% dos casos de procura ao sistema de saúde mental.” (Mariana Jungmann)

> Casos de transtornos mentais.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher