Pular para o conteúdo principal

Entrevista de Nayara mostra a irresponsabilidade do Gate

Depois da entrevista de ontem (2) à noite, ao Fantástico, de Nayara Silva (foto), 15, ficou mais difícil a PM sustentar que invadiu o apartamento onde a adolescente e o sua amiga Eloá Pimental, 15, estavam porque Lindemberg Alves, 22, o seqüestrador das duas, tinha dado um tiro.

nayaraQuestionada pela repórter, Nayara foi categórica: Lindemberg até então não tinha dado nenhum tiro em nenhuma das duas e que o rapaz naquela sexta (17 de outubro) até que estava calmo.

A invasão do apartamento pelo Gate (Grupo de Ações Táticas Especial) fez com que o Lindemberg disparasse dois tiros em sua ex-namora, a Eloá, e a matasse, e um no rosto da Nayara.

Foi um fim trágico para um seqüestro que já tinha ultrapassado a mais de 100 horas. A polícia até chegou a ser elogiada por ter insistido na negociação, em vez de tentar atingir o rapaz.

Mas pelo relato da adolescente, a operação policial estava sendo conduzida de maneira amadora e irresponsável

Libertada pelo sequestrador, Nayara teve de voltar ao apartamento porque a polícia se submeteu à exigência do seqüestrador, voltando, assim, a estar sob risco de morte duas pessoas, em vez de uma só, a de Eloá.

Pelo bom-senso – sem falar do  estatuto do menor, que proibe esse tipo de coisa --  a adolescente jamais poderia ter voltado onde estivera seqüestrada. Mas ela teve de voltar. “Não sei se eu queria ir. Mas eu não quis discutir”, disse Nayara.

Ela contou que ninguém pediu autorização a sua mãe para que ela fosse de novo ao apartamento (pelo estatuto, nem sua mãe poderia ter dado a orientação)  e que não recebeu nenhuma orientação dos policiais de como se comportar quando se aproximasse do local onde estava Eloá sob o poder de Lindemberg.

Os policiais não lhe falaram da possibilidade de o rapaz exigir a sua volta – o que acabou acontecendo. “Eu acho que eles [os policiais] deveriam ter cogitado essa hipótese, porque ele [Lindemberg) falou muita coisa e não cumpriu.”

A Polícia de São Paulo abriu dois inquéritos, um civil e outro militar, para apurar por que a operação de resgate foi tão desastrada.

O responsável pelo inquérito policial, o coronel Eliseu Leite Moraes, teve de ser afastado porque, antes mesmo de iniciar os seus procedimentos, disse, veja só, que o Gate não tinha cometido nenhum erro.

O nome do oficial da PM que substituiu o coronel Moraes vem sendo mantido sob sigilo. Espera-se que ele o mais parcial possível que consiga ser um oficial ao avaliar uma operação fracassada de sua corporação.

> Caso Eloá Pimentel.

Comentários

Anônimo disse…
Falo desde o primeiro momento:Os policiais devem ser enquadrados no regulamento, punidos e prêsos
o promotor que estava presente e omitiu-se na volta da garota deve ser punido também.Foram diversos crimes em uma única tarde e recentemente um coronel foi afastado por tentar livrar a cara dos colegas PMs. Tudo isto é uma vergonha e a imprenssa não investiga!!
Anônimo disse…
Acredito que os desastrados e mal treinados policiais talvez estivessem cedendo à Imprensa para que o show ao vivo fosse mais interessante. A questão é: "se minha filha tem excesso de liberdade, fatalmente acontecerá o que não deveria". Se o autor deste blog tiver filhos, pergunto-lhe: "por que a Imprensa tem mais liberdade do que eles?". Ora, Estado Democrático precisa de uma Imprensa livre, mas adulta, e não uma Imprensa adolescente que pensa que a vida real é um grande Orkut.
VALDIRENE disse…
É UMA VERDADEIRA VERGONHA,A MÃE DE NAYARA COM SEUS INTERESSES FINANCEIROS QUERENDO SE APROVEITAR DE UMA TRAJÉDIA,POLICIAIS SE ACHANDO ASTRO DE CINEMA E TAMBÉM O FATO DE UMA APRESENTADORA DE TV CONVERSAR COM O ASSASSINO,TODOS ESTÃO TRIPUDIANDO A LEI,ESTÃO TODOS SE APROVEITANO DE UMA INFELIZ HISTÓRIA,ONDE UMA GAROTA DE APENAS 15 ANOS NAMORAVA UM LOUCO DE 21 ANOS DE IDADE,A ÚNICA COISA QUE PODEMOS FAZER É REZAR,POIS O PIOR EXEMPLO JÁ TEMOS VINDO DE UM PRESIDENTE E SEUS ALIADOS COMPLETAMENTE CORRUPTOS........
Paulo Lopes disse…
Peço a Valdirene que poste de novo o seu comentário, agora no formato normal, com letras maiúsculas e minúsculas. Porque o comentário acima vou deletá-lo.
froggy disse…
Promessa nao comprida!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça