Pular para o conteúdo principal

Entidades católicas desafiam o papa e distribuem camisinhas

A postura de uma religião não pode prevalecer sobre o bom senso.

Essa afirmação é do padre Valeriano Paitoni, do Instituto dos Missionários da Consolata, de São Paulo. Ela foi feita ao jornal “O Globo” a propósito de seu instituto e de outras entidades ligadas à Igreja Católica que distribuem camisinhas como prevenção à Aids, desafiando uma proibição do papa Bento 16.

A Aave (AIDS: Apoio, Vida, Esperança), de Goiânia,   também optou pelo bom senso. Ligada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil) e dirigida pela Freira Margaret Hosty,  Aave cuida de aidéticos, dá apoio psicológico e atua na prevenção.

Reportagem do jornal cita outras entidades católicas que, sem alarde, abastacem de camisinhas pessoas de grupos de risco, colocando-se contra a pregação conservadora e irresponsável do Vaticano.

A seu jeito, um pouco em cima do muro, porque não pode se colocar frontamente contra o papa, a CNBB apóia a iniciativa desses religiosos.

Disse dom Dimas Lara, secretário-geral da confederação: “Possivelmente esses padres querem dar sua contribuição. É um sinal de que o católico não está alheio a esse problema. Mas a solução é mais abrangente do que a distribuição de camisinha”.

É claro que só a camisinha não resolverá o problema da Aids. Mas nem por isso elas deveriam ser desconsideradas pelo Vaticano, que se fixa em dogmas enquanto muitas pessoas contraem a síndrome.
Agora que a “rebeldia” dessas entidades tornou-se pública, não seria surpresa se o Vaticano venha a  adverti-las.



BISPO NÃO GOSTOU - atualização em 4 de outubro de 2008

Dom Antonio Augusto, bispo auxiliar do Rio, não gostou de saber que a Aave distribui camisinhas. Ele disse que é preciso haver coerência sobre a posição da igreja, informa “O Globo”.

“Pelo menos eles [os integrantes da Aave] deveriam transmitir a informação científica certa, de que o preservativo não dá tanta segurança como se afirma”, criticou Augusto.

Mas será que tal advertência não é feita?

Dom Augusto deveria se informar antes e criticar só depois.

Comentários

Anônimo disse…
"O papa que aí está é um perigo para a humanidade."

O papa que ai esta ama a humanidade, e não quer que os filhos de Deus se percam.
Aceitar a camisinha, é liberar a orgia, a prostituição!
Quer se proteger cara? Seja um homem de uma mulher só! Seja casto e fiel! Respeite-se e respete ao próximo, e vamos ver se pegará doença!

O papa é um santo homem que endina seu povo a viver a santidade, ele tá ai pra orientar!
Se estão sendo desobedientes com ele, fazer o que? Mas isso não mudará o posicionamento da igreja em relação ao uso da camisinha, ao aborto, ao uso de anticontraceptivos"

Paz e Bem,

Que Deus possa tocar os eu coração!
Paulo Lopes disse…
Se eu acreditasse em inferno, diria o seguinte: de gente que ama a humanidade como o papa, o inferno está cheio.
Anônimo disse…
ser de deus exige uma postura correta coisa q o mundo nao aceita quem for do mundo com ele se perdera quem for igreja com ela sera de deus e atraves dela sera salvo nao por meritos nossos mas por pura misericordia de deus todos erramos mas devemos trilhar um acminho de santidade fugindo dos erros e assim ser de deus cada vez mais...
Anônimo disse…
"ou és de deus ou do mundo nao pode servir a dois senhores" ... eu posso traduzir assim:"ou honra deus e sua igreja renunciando ao mundo e suas obras satanicas,ou és de satan e com ele seras queimado sua opçao tem que ser atual pois deus nao aceita catolicos no muro do meio ou es de um lado e es salvo ou curte a vida na besteira e vai morrer junto com ele...
Anônimo disse…
ser
de
deus
é
bom
de mais!!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Cada vez que conheço mais sobre outras seitas, que se dizem religioes , Amo cada vez mais a minha igreja...A SANTA IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA.....Ã igreja não tem que discutir com seus membros...
A verdade é uma só ....Analise os dez mandamentos...

Ve se la fala, que se deve ter relaçoes antes do casamento...sexo desregrado ...adulterio(afinal uma coisa puxa a outra..)

O PAPA ..é conservador...sim pela graça de Deus..afinal é Deus que o guia ....

Então a IGREJA não quer saber a opiniao de ninguem não ...ela é mae e ama seus filhos...

Se alguem aqui acreidta ou não em inferno...ai eh uma opniao propria ...mas um dia cada um terá a resposta...a igreja não tem que provar nada para ninguem...e muito menoa..fazer a vontade da sociedade...o bom sem nao conssiste em uma liberacao dessa...

o bom senso consiste na verdade....
se isso for liberado...soira aumentar o numero de prostituicao ...sexo desregrado..jovens com filhos....crianças abandonadas.....não poderemos querer acabar cm um problema gerando outro....

A IGREJA é SANTA...e PELA GRAÇA E AMOR DE DEUS SABE OQ FAZ..
Ou sera que é a toa...que ela exista a só ...dexa eu ver....mais de 2.000 mil anos??hum...foi dundado pelo proprio Cristo?? Pedro é a pedra angular!! Pouca coisa....neh..e ate hoje depois de guerra..revolta...e raio ..e td mais...ninguem conseguiu derrubar ..sabe porque ..porque é de Deus..é a verdade...
Anônimo disse…
Depois que o Bento 16 levantou a excomunhão a um bispo que nega o Holocausto, estou desconfiado de que este papa é o próprio Satanás em carne e osso. Vade retro!
missionario2 disse…
Se alguem quer ser de Deus basta abondonar as religiões, afinal a religião so afastam o homem cada vez mais de Deus, principalmente o Papa que corompe o evangelho de Cristo e ainda enganam milhões de pessoas em todo o platena. Deico uma perguna porque Deua fala comigo e não fala com o Papa, e para os leigos Jesus não deixou religião nenhma muito meos a católica, a palavra igreja vem do grego que significa retirados para fora, ou seja povo de Deus, a verdadeira igreja de Deus foi fundada em Israel pelo irmão de Jesus Tiago, eu sei que fundou a católica mas não posso falar, quem queiser saber leia o livro " Ogrande conflito".
Unknown disse…
Concordo plenamente irmão. Estão promovendo o pecado, isso sim.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes