Pular para o conteúdo principal

Comissário chama sambista para briga: ‘Vem, macaco!’

image

O sambista Dudu Nobre (foto) foi acordado na segunda (7) no vôo 591 da American Airlines, rota Nova Iorque-Rio, pelo comissário de bordo Carlos Carrico, 44, que, diante dele, imitava macaco e porco, com gestos e gruídos.

Antes, a mulher do Nobre, Adriana Bombom (rainha de bateria da Portela, foto), quando tentava abrir a porta do banheiro, foi chamada de ‘estúpida’ por uma comissária. Naquele momento teria começado toda a confusão.

Além da Adriana, o sambista viajava com suas duas filhas, uma de 6 anos e outra de 4, e com o produtor musical Ivan Corrêa Júnior. Dudu vinha de apresentações em Miami e Nova York.

O sambista disse que preferiu não reagir às imitações do comissário por causa das meninas. Mas no desembarque do casal em São Paulo para conexão com o Rio houve mais ofensa.

Ao ‘agradecer’ os comissários pelo tratamento recebido, Adriana foi chamada de babaca e filha da puta, entre outros xingamentos.

Pelo relato de Nobre ao Jornal da Globo, Carrico queria briga: “Ele veio pra cima de mim e gritando: Vem, macaco, vem , macaco”.

O sambista contou que o comissário tentou atingir o seu pescoço com a ponta de uma caneta, mas acabou sobrando para o ombro do Corrêa. “Eu consegui puxá-lo [o Dudu], e o golpe furou o meu casaco”, disse o produtor musical.

Depois do desembarque, Dudu e Adriana deram queixa na delegacia do Aeroporto do Galeão, no Rio. Não se sabe a versão dos dois comissários.

Na noite de ontem, a Polícia Federal informou que a tripulação do vôo será chamada para depor e que Carrico poderá ser indiciado por injúria preconceituosa e lesão corporal, e a comissária, por injúria.

ATUALIZAÇÃO em 24/11/2008

image O comissário Carlos Carrico (foto) nega que tenha sido racista. Ele trabalha há 19 anos na American Airlines. Casado com uma brasileira, é filho de uma baiana com um italiano.

Disse ao Fantástico deste domigo que foi agredido por Dudu e mostrou uma marca roxa na perna. “Ele [Dudu] me deu dois chutes.”

A passageira Tatiana Cooley, americana com cidadania brasileira, confirmou ao programa a versão do sambista. Disse que Carrico provocou Dudu com imitações de macaco e porco.

Dudu vai encaminha à Justiça pedido à American Airlines de uma indenização de R$ 1 milhão por danos morais.

> Casos de racismo.

Comentários

Anônimo disse…
Os brasileiros deveria dar preferência às empresas aéreas brasileiras. A American Airlines
cria muitos problemas com os brasileiros.Lembram-se do comissário americano que deu uma dedada para a Polícia Federal?
Vamos tomar vergonha na cara e não viajar pela American Airlines.
Existem vôos da TAM para os Estados Unidos, minha gente.
Anônimo disse…
Os comissários da American Airlines são racistas e preconceituosos. Existem vários casos com os passageiros brasileiros, basta acessar a Net.
Lembram-se da dedada que um comissário americano da AA deu pra Polícia Federal?
Não viajem pela American Airlines. E se viajarem
vão ser humilhados.
Existem vôos diários da TAM para os Estados Unidos, minha gente.
Anônimo disse…
Isso mesmo gente! Vamos BOICOTAR a american airlines!
João disse…
Paulo,

E ontem acabei de ler uma noticia cientifica,de que não há razão genética de dividirmos a humanidade em raças,que elas no fundo são uma só,a separação que fazemos são culturais com os seus preconceitos,ignorâncias,maldades e provocações.

Neste caso especifico é estranho esta gratuita e leviana perseguição e assédio preconceituoso da tripulação...

Abraço amigo,
joao
Anônimo disse…
Racismo é crime inafiançável. Quando aterrisou, o comissário deveria ter sido preso em flagrante pela polícia federal. Faltou iniciativa aí.
Anônimo disse…
q bando d filha da puta ! ! !! ! !
o Dudu nobre eh mto fodah :D
o a Adriana eh linda e boa d+
Anônimo disse…
Gostaria de saber o outro lado da história. Ninguém vai entrevistar o comissário. Essa reportagem está capenga.
Paulo Lopes disse…
Gorgona: no texto destaquei que "não se sabe a versão dos dois comissários". E não por culpa da imprensa, ao menos desta vez, porque, se tivessem procurado os jornalistas, o comissário e a comissária teriam publicado a sua versão.

Como não se tem o outro lado da história, suponho que deve ter havido xingamentos de ambas as partes. O que não seria novidade em se tratando de serviço de transporte aéreo.

Mas nada, absolutamente nada justifica o racismo. Que deve ser punido exemplarmente.

Se Carlos Carrico não foi racista, se for tudo mentira, que ele ou seu advogado venha a público para se defender.

De uma coisa, porém, ninguém pode negar: o produtor musical Ivan Corrêa Júnior foi ferido pela ponta de uma caneta. Quanto a isso não há necessidade de "outro lado", não é mesmo?
Unknown disse…
Eles simplesmente provocaram, assim, de graça? Duvido, tem mais coisa nessa história do que nos foi contado.
Anônimo disse…
esses comissarios,na verdade sao pessoas ignorantes,que nem deveriam estar trabalhando em lugar algum.Tamanha ignorancia contra seus semelhantes,um pré-conceito inútil e inadmissível!
eles trazem em si um intelectu mediocre e hipocrita!
tratam as pessoas de acordo com sua cor da pele e dos olhos... (lamentavel)
gente onde é que essas pessoas estao com a cabeça? pra que tanta violencia? o que ganham com isso? é tanta baixeza...
venhamos e convenhamos não é mesmo?!pessoas desse nível precisam de Deus pra enxergarem a verdade e aprenderem a respeitar o proximo seja ele quem for!

deixo aqui o meu protesto e reflexao!
obrigada

Bruna.F
23 anos
sao paulo/sp
Margareth Bravo disse…
Olá amigo!!
No meio musical, o Dudu Nobre é conhecido por sua educação, até mesmo o jeito de se expressar calmo suas declarações a imprensa e entrevistas, revelam um jovem inteligente, politizado, consciente, só por aí já dá para perceber que o casal foi vítima de atitudes torpes e cruéis.O caso será certamente esclarecido, pois não acredito que o casal se cale diante de ofertas de indenização particular. Não entendo como os passageiros não tomaram uma posição para defender o casal, a omissão das pessoas na atualidade, são na minha opinião a razão do cáos em que vivemos, a sociedade deve se manifestar sempre que haja injustiça em qualquer instância. Cumpra-se a lei exemplarmente!!! E não adianta apenas responsabilizar a empresa aérea, nosso país vive um racismo disfarçado em homenagens e cotas universitárias hipócritas!!! A questão racial não é discutida às claras, tão pouco, é considerado o peso histórico social da raça negra na formação escolar. Agem com o negro, semelhante ao índio, uma espécie de tutela paternal que não confere autonomia e dignidade.
Por favor nos faça saber o desenrolar do caso!!
Um abraço!!!
Anônimo disse…
Nooooooooooooossa, Ridículo isso!

Somos todos iguais! Por fora, pode ser que não, por cor, formato do nariz, tipo de cabelo... mas, por dentro, É TUDO IGUALZINHO. O que tem dentro do intestino de um branco é idêntico ao de um negro, de um japonês, de um árabe, etc... O cheiro é o mesmo!!!!! Se duvidar, o cheiro do fast-food dos Yankees que ofenderam não só às pessoas Dudu Nobre e Adriana Bombom, mas todo um país (sou branca, mas me senti tão ofendida como qualquer negro se sentiria!!!!!!!) é pior que o cheiro que resta do nosso arroz e feijão! E eles que não se esqueçam que o "macaco" que eles tanto ofenderam foi lá divertir a "macacada" americana!
Por isso que tem tanta gente que odeia os EUA...
Anônimo disse…
Jovem inteligente e politizado? haha...
Anônimo disse…
Ainda bem que nao existe pena de morte no Brasil, porque pelo visto se existisse, esse painel com excessao de 1 pessoa ja teria condenado e enforcado os acusados sem saberem o que realmente aconteceu e sem darem direito de defesa aos "reus". Se acreditarmos em tudo que a midia nos diz estariamos no minimo ricos. Nao querendo dizer que isso nao eh verdade ou que nao aconteceu, mas a nao ser que fossemos testemunhas oculares participantes do voo em questao, nao podemos afirmar ao certo do ocorrido. Nao sabemos se houveram ou nao ofencas racistas ou agressoes fisicas. Se isso realmente tiver ocorrido com certeza os culpados devem e tenho certeza que serao punidos. Tambem sei que muitas empresas nao permitem que seus empregados falem com a imprensa com ameacas de demissao. Quantos casos ja observamos de pessoas inocentes serem acusadas de algo que nao cometeram e os acusadores ai saiam de fininho e se calavam sem saber como agir ou o que dizer. Porque nao deixamos as leis investigarem e punirem os culpados antes de nos ja condenarmos e punirmos o que nao sabemos com certeza. Independente de tudo isso ainda concordo que profissionais de qualquer area nunca deveriam deixar uma situacao chegar a esse ponto de haver uma divulgacao negatva contra a empresa a qual trabalham e a qual os sustentao, isso sim eh deploravel. Quanto a boicotar uma empresa por causa das atitudes de alguns eh automaticamente punir os 99% dos outros funcionarios que provavelmente ja foram alem do esperado para servir e ajudar a um de nos, um de nossos familiares ou algum amigo que tambem merecem a nossa consideracao. Tambem eu tenho certeza absoluta e conviccao de que a empresa aerea AA nao incentiva ou apoia esse tipo de comportamento de qualquer funcionario mas nao pode agir sem ter ciencia dos fatos para nao ser injusta ou responsavel legal por uma attitude condenadora sem evidencias ou provas. Tambem ha o lado do sindicato que muitas vezes desaprova do comportamento de algum funcionario mas que tem a obrigacao e dever de defender-lo sob pena de processo legal desse individuo. Nao estou querendo remar contra a mare aqui,soh quero ser ouvido como uma pessoa JUSTA que,acredita na justica.
Anônimo disse…
Sou comissario de bordo e sei como certos passageiros sao um pesadelo quando estao a bordo de uma aeronave, principalmente aqueles passageiros que sao provenientes de uma classe humilde, ascenderam na vida, acham-se com o rei na barriga e querem descontar seus recalques naqueles que estao a bordo das aeronaves com o objetivo principal de cuidar da seguranca dos passageiros: os comissarios de bordo. Atitudes racistas sao inaceitaveis, isso eh inquestionavel, mas os dois lados tem que ser imparcialmente ouvidos, antes que se crucifiquem os comissarios de bordo da American Airlines.
Anônimo disse…
Quando fui pra New York em julho esse cara era o comissário do meu voo! ahhaahushau
ele era super sem educação, com certeza é verdade o que ele fez! :P
Anônimo disse…
Pessoal, esses artistas estrelinhas são todos cheios de não me toque, devemos saber a verdade antes de atacar o comissário, o histórico de vida dele fala muito forte, procurem não entrar na onda das "estrelinhas"
Ass. Ado.
Anônimo disse…
os comissarios podem ate nao gostar de negros, direito deles, mas daí expressarem isso e ainda ofenderem as pessoas e ainda clientes...tenha dó!. Cadeia neles. E olhar que esse tal de Carlos Carrico nem branquinho é...sou neta de árabe e me considero morena,nunca digo que sou caucasiana.
Anônimo disse…
Tadinho, vai pedir uma indenização de apenas 1 milhão de reais...

Francamente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes