Pular para o conteúdo principal

Supremo nega arquivamento de ação contra casal da Renascer

Do Consultor Jurídico:

"Os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, o casal Sônia e Estevan Hernandez, não conseguiram arquivar o processo a que respondem na 1ª Vara Criminal de São Paulo por lavagem de dinheiro.

O pedido, que já havia sido negado pelo Superior Tribunal de Justiça, foi negado agora pelo ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal. A decisão é liminar e vale até análise do mérito pelo Plenário do Supremo.

Para a defesa do casal, a denúncia foi baseada em informações da imprensa. O advogado avaliou que o caso poderia até ser considerado uma perseguição religiosa.

O Ministério Público afirma que, depois de terem fundado a igreja, Estevam e Sonia passaram a arrecadar altíssimos valores em dinheiro às custas dos fiéis. De acordo com o MP, o aumento de patrimônio do casal nos últimos 20 anos é reflexo de ganhos com a exploração da fé alheia. A igreja assumiu feição de organização criminosa, dada sua estrutura, afirma o MP.

O fato imputado a Estevan e Sonia não é previsto como crime, diz a defesa. Isso porque, de acordo com a Lei 9.613/98, para que se configure o crime de lavagem seria necessária a existência de crime antecedente.

“A suspensão do processo-crime, considerada a tipicidade da conduta, pressupõe convencimento, em princípio, sobre o que articulado. Deve-se concluir que os fatos narrados na peça primeira da ação não consubstanciam crime”, afirmou o ministro.

No entanto, Marco Aurélio relatou pronunciamentos do TJ-SP e STJ em sentido diverso, “o que bem sinaliza a impropriedade de suspender-se, ainda que temporariamente, a ação”.

> Mais sobre a Igreja Renascer.

Comentários

Anônimo disse…
Só faltava o Supremo arquivar, o que não seria surpresa. Lá eles foram presos somente por não declarar 50 mil dólares, enquanto aqui, milhões são gastos e tudo fica por isso mesmo. Não é fácil.

Abraços
Anônimo disse…
Rodrigo você acha que estes mentirosos estãvam certos quando entrarram nos Estados Unidos levando escondidos dentro de uma falsa bíblia 50 mil dólares.Eles são mais sujos do que estes que gastam milhões no Brasil, porque eles usam a fé alhei para juntarem dinheiro.
Sinto te dizer mas penso que você é igual a eles para estar defendendo-os. eles são salafrários, mais bandidos do que os que cometem furtoa à mão armada pois eles se vesten de anjos sdalvadores para tomar valores de pesssoas de bom coração. Ainda usam os fiéis para limpar suas sujeiras, venderem balas e doces nos faróis, a muita outras coisa que nem é aconselhada dizer aqui.
Sinto muito Rodrigo você é um bobo.
Anônimo disse…
rigo você acha que estes mentirosos estãvam certos quando entrarram nos Estados Unidos levando escondidos dentro de uma falsa bíblia 50 mil dólares.Eles são mais sujos do que estes que gastam milhões no Brasil, porque eles usam a fé alhei para juntarem dinheiro.
Sinto te dizer mas penso que você é igual a eles para estar defendendo-os. eles são salafrários, mais bandidos do que os que cometem furtoa à mão armada pois eles se vesten de anjos salvadores para tomar valores de pesssoas de bom coração. Ainda usam os fiéis para limpar suas sujeiras, venderem balas e doces nos faróis, a muita outras coisa que nem é aconselhada dizer aqui.
Sinto muito Rodrigo você é um bobo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas