Pular para o conteúdo principal

Pai de Eloá é acusado de ter matado delegado de Alagoas

image Aldo José da Silva (foto) – pai de Eloá, que foi morta pelo ex-namorado – é na verdade o ex-cabo PM Everaldo Pereira dos Santos, suspeito de ter  assassinado em 1991 o delegado Ricardo Lessa, irmão do irmão de Ronaldo Lessa, governador de Alagoas no período 1999-2006. No total, ele seria o autor de mais de 10 homicídios.

Santos estava foragido desde 1994, quando foi decretada a sua prisão preventiva. Por ter fugido, é também considerado um desertor da Polícia Militar.

A polícia de Alagoas diz tê-lo reconhecido por intermédio da tv, quando Santos teve de ser internado durante o sequestro de sua filha pelo por Lindemberg Alves.

Durante as cem horas do sequestro, essa foi a única vez em que Santos foi visto em público.

Ele não compareceu hoje ao enterro da filha por continuar hospitalizado – ele estaria com crise de hipertensão. Também não foi ao velório. Até agora só a mãe de Eloa, Ana Cristina Pimentel, falou com os jornalistas. 

Ele é acusado de ter pertencido à  “gangue fardada” – PMs de Alagoas que eram assassinos de aluguel. O líder do grupo foi o ex-tenente-coronel Manuel Francisco Cavalcanti, preso em 1996. O delegado Ricardo Lessa foi morto quando investigava a gangue.

Em entrevista agora à tarde à rádio CBN, ele negou que fizesse parte de uma gangue de assassinos de aluguel.

“Estão achando que eu sou bandido e eu não sou bandido. Vim para cá (São Paulo) para viver. Tanto que me converti ao Evangelho, trabalhei 15 anos. Foram 15 anos trabalhando e criando meus filhos. Nunca fiz nada de errado, onde passei fiz o bem e fiz bastante amizades. Perdi minha filha, perdi minha vida, perdi minha família e agora estão me acusando. Sempre me acusaram, mas nunca provaram, disse à emissora.

Disse que, se voltar ao Alagoas, será assassinado.

“ Sou um arquivo vivo. Eles (cúpula da secretaria de Segurança de Alagoas) sabem que eu sei como eles arquitetaram tudo (a morte de Lessa). Porque a gente não tinha mais como proteger ou chegar perto do doutor Ricardo. Quando foi feito esse esquema era muita gente do colarinho branco e eles sabiam que ia imageacontecer (o assassinato de Lessa).”

A polícia vai prender Santos hoje. Se não fugiu de  novo. Ele teria pedido garantia de vida para ser apresentar. A foto do lado é do tempo em que ele estava em Alagoas.

> Caso Eloá Pimentel.

Comentários

Anônimo disse…
ki coisa heim,vejam como e a vida , o destino brincacom as pessoas, pai mata homens de bem ,filhos e quando aconteceu com ele viu como e a dor da peca,,,doeu nele ne,e nos ki ele tirou a vida? sera ki num doeu? creio ki nesse momento ele se lembrou decada dor ,cada lagrima de um´pai uma mae,ki tbn chorou qdo o pai da eloa lhes tirou a vida,viu como doi,,,, ontem foi um estranho,, hoje por obra do destino foi sua filha,num tenho um pingo de do de vcs,,,,, DEUS tarda mas num falta,,se tem ki ter justiça ki seja pra tds,,,
Anônimo disse…
noosá
coomo é ki poode ;O
Anônimo disse…
A justiça tarda mas não falha, por isso não foi ao enterro da filha, infelizmente teve q acontecer isso para ele ser preso, to boquiaberta!
Anônimo disse…
A JUSTIÇA VEM A GALOPE TÔ ABESTALHADA COM ESSA. É AQUILO FAÇA COM OS OUTROS O QUE GOSTARIA QUE FIZESSE COM VOCE. OU SEJA PENSSE 2 VEZES E LA NA FRENTE TAMBEM.
João disse…
Paulo,

Uma situação inusitada esta,que nem ele esperava ser acusado.

Fui acompanhando na Record,com alguma irresponsabilidade dela em algumas situações,e nada que seja surpresa isso por causa das audiências,estes sequestro de jovens,que terminou de forma fatal.
Já está preparando-se a defesa de "vitima" do rapaz sequestrador.

Agora é mais este desenvolvimento inesperado,revelador de uma sociedade onde a criminalidade está em qualquer lugar escondida...mesmo na casa de uma jovem pacifica.

Abraço amigo,
joao
Paulo Lopes disse…
Realmente, João, foi uma surpresa.

A partir dessa revelação, é possível entender por que a mãe de Eloá disse que perdoava Lindemberg.

Ela disse que talvez tenha sido o que Deus quis, para que os órgãos da garotas salvassem sete vidas.

Olhaí o Deus castigador.

Abs, amigo.
Anônimo disse…
Veja, o cara é bandido mesmo. Deu no Estadão:

"MACEIÓ - "Amarelo". De acordo com a Justiça de Alagoas, seria esse o apelido do pai da adolescente Eloá Cristina Pimentel, o ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas Everaldo Pereira dos Santos, dentro da "gangue fardada", uma organização criminosa responsável por vários crimes de pistolagem, assaltos, roubos e desmanches de carros em Alagoas. A gangue fardada recebeu esse nome porque era composta por vários policiais militares, e tinha também a participação de policiais civis.

A organização criminosa foi desbaratada nos anos 90 em Alagoas, com a prisão do ex-tenente-coronel Manoel Francisco Cavalcante, que se encontra detido em um presídio militar no Rio de Janeiro, depois de passar por vários presídios de segurança máxima do País. Antes de ser transferido para o Rio, Cavalcante cumpria pena em regime disciplinar diferenciado (RDD), no presídio federal de Catanduvas (PR).

"O ex-cabos Cição e Everaldo eram unha e carne. Os dois eram considerados os meninos de ouro do ex-tenente coronel Cavalcante", comentou o juiz Jerônimo Roberto, que atuou no combate à gangue fardada com outros magistrados. Na época, ele e o juiz Helder Loureiro, que também atuou nos processos da gangue fardada, foram ameaçados de morte e tiveram a segurança reforçada, temendo retaliação.

Entre os crimes atribuídos aos amigos Cícero Felizardo dos Santos, o Cição, e Everaldo, sob o comando de Cavalcante, está o assassinato do delegado Ricardo Lessa e seu motorista, Antenor Carlota da Silva. Os dois foram executados a tiros na noite de 9 de outubro de 1991, dentro do Monza do delegado. O assassinato ocorreu na Rua Mem de Sá, no bairro de Bebedouro, na porta da casa sogra de Ricardo Lessa, irmão do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), que na época era prefeito de Maceió.

Segundo consta nos autos do processo, Ricardo tinha ido com a mulher, Maria José Lopes, até a casa da sogra. Quando a mulher desceu e entrou na casa da mãe para pegar um pedaço de bolo, os pistoleiros chegaram e, antes que ela retornasse para o veículo, o marido e o motorista dele foram assassinados com várias disparos.

O crime foi investigado pelo então delegado Mário Pedro, que indiciou Cavalcante como o mandante do crime e demais integrantes da gangue fardada, entre eles Cição e Everaldo, como os autores materiais. Segundo o delegado, entre as motivações do crime estaria o fato de Ricardo Lessa estar investigando o assassinato de um protegido do fazendeiro José Miguel, morto a facadas dentro da Unidade de Emergência Armando Lages, principal pronto-socorro de Maceió.

Quando Ricardo Lessa estava na iminência de revelar os nomes de todos os militares que participaram da invasão do hospital, que resultou na execução do fazendeiro, protegido de José Miguel, recebeu um recado de Cavalcante para abandonar essa linha de investigação, caso contrário poderia se dar mal. O recado teria chegado a Lessa pelo ex-cabo Cição.

"Olhe Cição, você diga ao Cavalcante que se ele sabe matar, eu também sei", afirmou Lessa, conforme consta nos autos. Naquele mesmo momento, o delegado deu um prazo para Cavalcante apresentar os responsáveis pela invasão do pronto-socorro e pela morte do protegido de José Miguel. Consta também que o delegado teria dado um ultimado a Miguel, para que esse também assumisse o crime ou apontasse os responsáveis.

Antes que esse prazo fosse encerrado, Ricardo Lessa foi executado a tiros, junto com seu motorista. O filho do motorista, o policial civil José Cícero Carlota da Silva, também foi assassinado a tiros, em 16 de maio de 1995, após acusar Cavalcante como o mandante da morte do pai e do delegado. A morte de Carlota até hoje está impune.

No entanto, com base nas investigações policiais, o promotor de Justiça Dennis Lima Calheiros, ofereceu denúncia contra nove indiciados. Foram denunciados também os sargentos José Luiz da Silva Filho e José Carlos de Oliveira; e os soldados Edgar Romero de Morais Barros, Aderildo Moriz Ferreira e Valdomiro dos Santos Barros, além do "chumbeta" Valmir dos Santos.

O fazendeiro José Miguel não foi denunciado pelo assassinato de Ricardo Lessa, mas também teve um trágico fim: foi assassinado a tiros, junto com a mulher, no dia do seu aniversário, no sertão alagoano, em 1999. Em setembro de 2008, mais de dez anos depois do crime, apesar de jurar inocência, o fazendeiro Laelson Boiadeiro foi condenado a 39 anos de prisão pelo assassinato de José Miguel e sua esposa Matilde Toscano. Seus advogados recorrem na tentativa de anular a sentença."
Anônimo disse…
Pois é Paulo...
Eu estava täo agoniada e inconformada com tudo o que aconteceu com essa menina. Torci tanto por um final feliz pra ela. Já amanhecia o dia no PC pra ter notícias boas.
Mas ela acabou morrendo!Fiquei täo triste, desanimda mesmo!
Desde o ocorrido que eu questionava à Deus sobre o porque disso ter acontecido, porque Ele näo a salvou, enfim fiz tantas perguntas e agora me veio todas as respostas.

Tou perplexa!
E tenho certeza que essa menina Eloá jamais mereceu passar por esse sofrimento täo grande, mas Deus sabe de todas as coisas e o seu porquê. Ela agora está bem! Veio à terra pra fazer somente o bem... olha só quanta felicidade e justiça ela promoveu, mesmo que inconscientemente.

Deus a usou como instrumento para salvar vidas e fazer justiça!

Abraços amigo Paulo.

Agora estou mais conformada!

Ana...
Paulo Lopes disse…
Pois é, Ana. O matador agora passa pelo sofrimento de ter uma filha assassinada. Mas não creio tratar-se de uma vingança divina, embora a mãe da menina fale como se fosse isso que tivesse ocorrido. É a crença dela. Não creio em Deus vingativo porque, se fosse, não seria Deus, não é mesmo? Abs, Ana.
Anônimo disse…
A Bíblia nos ensina que o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado (1João 1:7); em Eclesiastes 7:20 que não existe nenhum homem justo na terra que faça o bem e que nunca peque; em Mateus 7:1, o Senhor Jesus diz: "não julge para que não seja julgado pois com a mesma medida que mediamos alguém, também vamos ser medido"; em 1João 1:9 diz que se confersarmos o nosso pecado, Jesus é fiel e justo para nos perdoar de todo pecado; em Provérbios 28:13 diz: "Os que encobre as suas transgressões nunca prosperarás, mas o que CONFESSA e ABANDONA alcansará misericórdia"; em Mateus 5:45 o Senhor Jesus diz: "Deus faz nascer o sol sobre os maus e os bons e derrama a chuva sobre os justos e injustos"; para finalizar em João 8:7 o Senhor Jesus diz: "...atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado...". A Palavra de Deus nos ensina a perdoar, a se arrepender e a não julgar. Sabemos que se o Everaldo cometeu estes crimes, ele primeiramente precisa se arrepender, pedir perdão a Deus e as pessoas a quem causou estes males que o acusam. Portanto, ao invés de ficarmos acusando, julgando e taxando-o de tudo quanto for nome, nós deveríamos orar por ele pedindo a Deus que tenha misericórdia dele. Se ele fez ou não, nós devemos colocar nas mãos de Deus esta situação e Ele (Deus) com certeza irá manifestar a Sua justiça. Que Deus abençoe a todos vocês em nome do Senhor Jesus. Pastor Luiz Cláudio da Igreja do Evangelho Quadrangular de Tiradentes/MG.
Anônimo disse…
Pois é amigos, não há nada encoberto que nãp seja revelado...Essa é nossa esperança, a justiça terrena falha, mas a de Deus NUNCA!

Não cabe á mim julgar. se a morte da garotoa Eloá, foi uma forma de justiça divina, mas, uma coisa é certa:

O Mundo dá muita voltas!!!

È preciso estarmos atento ao que estamos plantando hj!

Boa tarde!
Anônimo disse…
bom se cometeram esse crimes mesmo eles tem que pagar ,mais sematam um sapo na esquina foi culpa deles
Anônimo disse…
Deus não tarda, ele vem na hora certa, o que o homem plantar isso colherá,por isso temos que fazer o bem e plantar coisas boas para colhermos coisa boas, que Deus abençoe a todos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes