Pular para o conteúdo principal

Fundadores da Renascer tentam anular pedido de extradição

image
Eles querem se precaver

Os advogados do apóstolo Estevam e bispa Sônia Hernandes (foto), fundadores da Igreja Renascer, estão tentando obter do STF (Supremo Tribunal Federal) um habeas corpus, de modo que seja suspenso o pedido de extradição que a Justiça brasileira encaminhou os Estados Unidos.

No ano passado, os dois foram presos nos Estados Unidos ao entrarem naquele país com US$ 56,5 mil não-declarados. As cédulas estavam escondidas em malas, porta-CDs e na capa de uma Bíblia.

Ambos foram condenados a 140 dias prisão, em período alternado. Sônia saiu da cadeia no dia 8 de junho e agora é Estevan que cumpre a condenação. Em um acordo com a Justiça americana, para não ficarem mais tempo na prisão, o casal admitiu o crime. Mesmo assim, os religiosos terão de ficar nos Estados Unidos até agosto de 2009, em regime de liberdade vigiada.

Na justiça brasileira correm mais de cem processos contra os dois. Eles são acusados de estelionato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Recentemente, foi revogado um pedido de prisão preventiva contra os religiosos.

A intenção dos advogados, com o pedido de habeas corpus, é garantir que, em caso de haver novo pedido de prisão, Estevan e Sônia possam continuar nos EUA por mais algum tempo, até que possam voltar ao Brasil.

Os advogados argumentam que o STJ (Superior Tribal de Justiça), ao respaldar o pedido de extradição, não levou em conta o Acordo de Extradição entre Brasil e Estados Unidos, que não reconhece o crime de lavagem de dinheiro.

Agora que Estevam está preso, é a bispa Sônia, por intermédio de transmissões via satélite, que tem procurado evitar que haja maior dispersão de seu rebanho de fiéis.

Mais sobre o caso Igreja Renascer.

Comentários

Tereza disse…
Estimado Paulo !

Imagine que esses dois " emrpesarios da religiosidade" poderam exercer e, ainda exercem, suas "atividades sagradas" com tantos processos que extrapolam um simples 171. A indsutria da religião no Brasil deixaria o brilhante Sociólogo Max Weber de cabelos arrepiados.
Parabéns por suas postagens tão intessantes e esclarecedoras

Abraços
Tereza
Paulo Lopes disse…
Sim, Tereza, com certeza. Abs.
Karla Nogueira disse…
Cada vez mais fico abismada com a "indústria da religião" no Brasil. Se você pegar os canais disponíveis na TV aberta, talvez a metade seja a ocupada por "tvs religiosas". É impressionante como pedem dinheiro. Parece que virou uma festa. Se isso já não bastasse, várias delas como a "Renascer" estão sendo processadas por inúmeros crimes.
Abraços Paulo.
Paulo Lopes disse…
Veja só, Karla: quem investe contra essa indústria corre o risco de ser acusado de intolerante religioso. Ou seja, além de isenção fiscal, esses picaretas querem isenção de crítica. Abs.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Evangelho apócrifo de Tomé relata que, na adolescência, Jesus matou três meninos