Pular para o conteúdo principal

Mãe bate mais nos filhos; pai é mais truculento

bebe_agredido Em 70% dos casos de violência contra as crianças, os agressores são os pais biológicos. A mãe é quem bate com mais freqüência e o pais é o mais truculento.

Esses dados foram levantados no Paraná e servem como uma média das ocorrências de maus-tratos às crianças para a maioria dos estados brasileiros --poucos têm sistema apurado de estatística. Paraná é uma das exceções.

O Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) do Paraná registrou no ano passado 55.797 casos de violências. Desse total, 3.569 ocorreram na capital, Curitiba.

MariaLeolina
Vítima pode virar
algoz, diz Maria
Não é fácil reduzir os índices desse tipo de violência porque está enraizado na herança cultural. “Muitas vezes, a pessoa foi vítima de agressões quando criança e acredita que o castigo corporal é a maneira certa de corrigir os filhos”, diz Maria Lolina Cunha (foto), coordenadora do Centro de Combate à Violência Infantil, conforme relato do Paraná Online.

É comum também o que Maria Lolina chama de “Sindrome do Bode Expiatório”. “Ocorre quando um dos filhos é eleito como o partinho feito. Ele é sempre considerado pelo agressor como o culpado pelas travessuras de outras crianças e acaba apanhando mais.”

Filhos de gravidez indesejada e os portadores de deficiência física ou mental costumam ser eleitos pelos pais como sacos de pancadas. São as crianças que mais têm medo dos pais. Normalmente, elas se isolam e desenvolvem a timidez.

De maneira geral, afirma Maria Lolina, há uma evolução de intensidade na violência. Começa leve e se mantém num crescendo, havendo casos de lesões sérias e morte.

Pai espanca filha para que 'siga as regras da igreja', e ela morre.
novembro de 2010

Casos de maus-tratos a crianças.


Comentários

Jessica Bombom disse…
Aff !!!
uma mae dessa tem k sofrer muito na vida
pra dar valor aos filhos.
Anônimo disse…
escutei certa vez que adulto que bate em criança é um covarde.Pare e pense é só comparar os tamanhos e medir a força.Pque esses monstros não enfrentam seus filhos qdo adultos será que a situação não se reverteria?
Anônimo disse…
Ainda bem que está vindo à tona o que acontece nas famílias, e que sempre a religião, quis passar por sagrada.
Mão é um ser sagrado (??)
pai é um ser sagrado (??)

Pois é...ser humano ´pe isso que vemos atualmente na midia.
Sempre foi é que midia agora MOSTRA.
Filhos disse…
No Brasil teria que ter uma lei , bem severa para esses pais que batem e filhos ou aqueles que e ainda sofrem abusos.
Está na hora do nosso PRESISENTE , olhar por essas crianças e o GOVERNO , abrir uma liminar de tenha punições .
Esperar a decisão de justiça em casa é um absurdo?
ACORDA BRASIL.......
Monika Bragagnolo
Anônimo disse…
qual a pena quando um adulto bate em uma criança?
Anônimo disse…
quem faz isso é uma pessoa muito ruim e que deveria sentir 20 vezes mais a dor que a criança estará sentindo.
Qual é a punição para esses pais.
Anônimo disse…
Estou lutando para ser pai há mais de treze anos, sou um dos maiores especialistas em infância e educação e um dos maiores defensodres dos direitos da criança e do adolescente. Sou 'tolerância zero' a qualquer agreção física ou psicológica contra criança, qualquer tipo de abuso, coerção, intimidação, incutição de preconceitos e neuroses à criança e ao adolescente. São treze anos lutando para ter o direito de ser pai, o melhor dos pais. Penso que essas pessoas que dão palmadinhas em crianças deveriam analisar e questionar seus métodos. Uma palmada não difere de um espancamento. Os dois são violências em princípio. Violência de um adulto contra uma criança. Sabem qual é o peso da mão de um gorila? Pois é. É semelhante ao de um adulto que bate numa criança, proporcionalmente. Quando um pai ou mãe bate em seu filho, está assinando seu atestado de incompetência. Penso que essas pessoas deveriam valorizar mais os filhos que têm, pois muita gente faria coisas surpreendentes para ter uma criança e amá-la, respeitá-la, protegê-la, educá-la. Pensem nisso, espencadores covardes de crianças!
Anônimo disse…
uma pessoa dessa tem que ir paro o inferno
se ela coloca o filho no mundo e para da amor ,carinho e respeito

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Americanos sem religião param de crescer, mas eles tendem a ter maior influência política

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores