
Uma empresa americana criou o Footnote.com – é um Orkut de gente morta. Trata-se de uma tendência (sem volta) que vem se fortalecendo na internet, a de cultivar a memória de parentes e amigos mortos.
No Orkut, versão brasileira, existe a comunidade PGM (Profile de Gente Morta); é uma das mais visitadas. Há pessoas que se dizem viciadas no PGM. É uma espécie do tradicional obituário de jornal.
No Footnote, lançado nesta semana, as pessoas poderão postar os dados de seus mortos, publicar fotos, contar episódios marcantes e tudo mais. É possível também linkar um morto com seus amigos e parentes também mortos.
No fim, acaba havendo é uma troca de informações entre os vivos, entre os parentes e amigos de quem já se foi.
O Orkut não deleta o profile de pessoas mortas (a não ser a pedido), e as informações e fotos delas ficam lá, disponíveis para visita em ocasiões especiais. Quando o acidente com o vôo 3054 da TAM completou um ano, em 17 de julho de 2008, em profiles das vítimas foram deixadas mensagens de saudades.
O Footnote foi ao ar com grande volume de informações: 80 milhões de perfis, com informações do seguro social. Algumas páginas são dedicadas aos mortos de eventos como a Guerra do Vietnã.
Alguém já disse que, quem for incluído na grande rede, de lá nunca mais sairá, considerando que toda a informação da internet pode ser reproduzida e difundida com facilidade.
Talvez essa seja a eternidade da qual tantos falam.
> Orkut tem viciados em profiles de gente morta.
> Tecnologia do outro mundo.
Comentários
Torna-se assim um grande banco de dados,de informações sobre quem partiu.
Terá sucesso sim,pois vem preencher um vazio,o das memórias e saudades...
É a realidade que foi a Pessoa,sabemos que nada mais fascinante que ela,a conhecermos e assim também sabermos um pouco de nós.
Pessoalmente não estou muito interessado em frequenta-lo...acho que a Morte e o Ser Humano merece outro tratamento,que não o de banalizarmos em publicidade e negócio...
Abraço amigo,
joao
Postar um comentário