Pular para o conteúdo principal

Em Pernambuco, pai devedor de pensão vai para o SPC

Desde quarta (17), está em vigor em Pernambuco decisão de Justiça do Estado segundo a qual o pai devedor de pensão alimentícia poderá ser protestado em cartório e ter, portanto, o nome incluído na lista de inadimplentes do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Serasa.

A mãe ou o responsável pelo recebimento da pensão terá de pedir a certidão da dívida na Vara da Família onde tramita a ação de alimentos e registrá-la no Cartório de Protesto de Títulos e Documentos. Após ser notificado, o devedor terá de pagar a pensão em 72 horas, para não ficar com o “nome sujo”.

Pessoa da lista do SPC não pode tomar empréstimo em banco, comprar a prazo e participar de concurso público.

No caso de pensão alimentícia, o devedor já podia ser preso, mas em muitos casos a Justiça não consegue localizar o pai.

A decisão da Justiça de Pernambuco tem causado polêmica: advogados de Recife argumentam que, pelo Código de Processo Civil, casos sobre Direito de Família têm de ser mantido em sigilo.

image Para o desembargador Jones Figueirêdo Alves (foto), presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, não houve criação de uma lei, mas uma interpretação da legislação. Ele acredita que, agora, vai diminuir o número de ações que tramitam nas Varas de Família.

Pais desempregados reclamam. Afirmam que, por causa do “nome sujo”, terão mais dificuldade para encontrar trabalho.

Recentemente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) aprovou súmula vinculante, válida para os tribunais de todo o pais, determinando que a pensão alimentícia terá de ser paga mesmo para os filhos que completarem 18 anos. O pagamento, portanto, não cessa automaticamente, como ocorria.

> Casos de pensão alimentícia.

Comentários

Anônimo disse…
Esta é mais uma canalhice da justiça brasileira.Um juiz tem o poder de prender,mandar para o SPC e arrestar valores da nossa conta bancária.O cidaddão que se vire para defender-se.Isto tudo sob o manto de uma justiça cheia de êrros, autoritária,coorporativa e com corregedorias que não funcionam. Já passou da hora de uma profunda reforma no judiciário. Que democracia é esta??
Eduardo Varela
Advogado
Unknown disse…
Que foram honesta e digna de defender e fazer valer os direitos dos nossos filhos. Dever à filhos, talvez seja o maior erro e amior dívida que um pai pode ter com a sociedade!!!! Abençoado seja, quem defende esta atitude!!! Parabéns
Anônimo disse…
Era o que eu dizia, fazer filhos é muito bom e muito fácil, mas dificil mesmo é honrar as calças que vestem esses pais mediocres que gostam muito de crucificar o poder judiciário...mas como diz a colega logo acima, bendito esses que existem pra defenderem nossa próle, e vocês pais omissos, se não tem capacidade de fazer e assumir, façam o seguinte, capem-se...é a melhor solução, pq não existem ex-filhos...OK?????
Anônimo disse…
O negocio é esterilizar as mulheres..é a unica solução moral para a sciedade.
Anônimo disse…
A lei no país é branda para bandidos é por isso que nos trancamos em nossas casas enquanto o bandido passa tranquilamente nas ruas. O devedor de pensão alimentícia é uma das piores raça, rouba o próprio filho.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça