Pular para o conteúdo principal

Promotor que matou jovem perde cargo vitalício

Do Estadão.com:

promotor_tales "O promotor de Justiça de São Paulo Thales Ferri Schoedl (foto) - que matou um jovem em 2004 em Bertioga - perdeu o direito a cargo vitalício. A decisão foi confirmada nesta segunda-feira, 18, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e, agora, Thales não poderá recorrer no CNMP, apenas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em junho, o Conselho havia negado o cargo vitalício de Thales, que recorreu da decisão. Na época, ele também foi exonerado do cargo no Ministério Público. Com a decisão desta segunda, Thales perde o direito ao foro privilegiado. Cabe ao Ministério Público de São Paulo editar sua exoneração. Segundo o MP, o órgão aguarda ser informado formalmente sobre a decisão. Mesmo afastado, o promotor continuava recebendo um salário de aproximadamente R$ 10,5 mil.

Na próxima quarta-feira, 25 desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo se reúnem para decidir se aceitam a denúncia contra o promotor. Se os desembargadores aceitarem a denúncia, Thales vai a júri popular. No entanto, caso a decisão desta segunda seja publicada no Diário Oficial, o julgamento deve ser cancelado. A expectativa é de que ele seria absolvido no julgamento de quarta, pois muitos desembargadores sinalizaram que ele teria agido em legítima defesa.

Thales matou a tiros o estudante Diego Mendes Modanez, de 20 anos, e feriu Felipe Siqueira Cunha de Souza, também estudante, que na época tinha 20. Segundo o promotor, ele e a namorada estavam saindo de uma festa na Riviera de São Lourenço, no litoral de São Paulo, quando um grupo de mais de dez rapazes teria mexido com a moça. Apesar dos vários disparos, Schoedl afirmou que agiu em legítima defesa."

 

ATUALIZAÇÃO

Sônia Mendes Modanez, 50, mãe do rapaz que foi morto por Schoedl, o Diego, disse que a exoneração foi uma decisão importante.

Disse ela aos jornalistas nesta terça (9):

“Se ele vai preso ou não, isso não vai trazer meu filho de volta, mas promotor ele não vai ser nunca mais. De jeito nenhum. Como um assassino vai trabalhar como promotor? Com que moral? Ele envergonhou a classe. É um descontrolado. Ele perdeu totalmente o respeito da sociedade. Usava o cargo para se impor, brigar. Não vai poder fazer isso nunca mais. Agora foi feita apenas justiça.”

Comentários

Anônimo disse…
UFA!!!! Ate que enfim!!!! Mas sera que desta vez é pra valer? Tenho ca minhas duvidas.
Anônimo disse…
Não concordo com pré-julgamentos... Esse rapaz estudou muito, se esforçou muito para ter o cargo que tem. E no mais, é totalmente plausível a tese de legítima defesa neste caso, afinal não é difícil encontrar grupos de "pitboys", alterados pelo alcóol, bancando os valentões para cima da minoria.
É uma pena que resultou em uma morte, mas nem sempre o morto é o inocente.
Anônimo disse…
O fato de o rapaz ter estudado, ter se esforçado não o inocenta de nada. Ademais, consta que quem foi morto também era muito esforçado.... Pitboys? Não parece ter sido o caso. Mas, se fosse, uma autoridade como ele deveria ter a habilidade de resolver a questão sem ter de matar ninguém. Aliás, nem sei por que promotor tem de andar armado. No caso dele, não havia nenhum motivo para estar com um revólver em uma praia -- ao que se sabe, ele não estava sendo ameaçado por ninguém. Foi insultado, mexeram com a namorada dele? A defesa dele deveria ter sido a lei. Afinal, ele estudou para que a lei seja aplicada, não é mesmo? Puxar o gatilho, qualquer bandido é capaz.
Anônimo disse…
Almir,
A questão de ele ter se esforçado e estudado não o inocenta, mas tb não o condena... Por isso deveriam esperar o seu julgamento para que, se condenado, ele fosse exonerado e tudo o mais que caberia neste caso.
E se voce não sabe porque um promotor deve andar armado, então vou lhe dizer... Esses profissionais que se dedicam a resolver casos absurdos e revoltantes, tentando colocar em seus devidos lugares monstros crueis e perversos e acabam por se tornar alvos fáceis desses bandidos e portanto tem o dever de defender a sua vida...(Lembra do caso do promotor assassinado na saida da academia??. E o fato de ele estar armado numa praia... bandido escolhe lugar para agir??? Continuo achando que o rapaz morto foi vitima de uma geração de pais que não souberam dar educação e impor limites aos seu filhos, deixando de transmitir-lhes que o seu direito acaba aonde começa o direito do seu semelhante.
Puxar o gatilho qualquer bandido é capaz, e tentar espancar alguém em grupo qualquer marginal também é capaz. Talvez se o promotor tivesse esperado para resolver isso através da lei, hoje estariamos aqui nos perguntando pq ele estaria morto!!!
Anônimo disse…
Se eu estivesse em uma praia e valentões prevalecidos pela força e por estarem covardemente em grupo, ao verem que sou franzino e aparentemente não esboçaria reação, mexessem com a minha namorada e ainda tentassem me agredir, é lógico que eu reageria, com a arma que tivesse e se tivesse que chorar alguém que fosse a mãe do provocador. Que reflita sobre a educação que deu a seu filho, pois se não mexesse nem tentasse agredir alguém certamente estaria vivo hoje.
Fernando disse…
Lendis picantis in anus autrens qui sucus est.

Se já é estúpido negar o direito de auto-defesa aos cidadãos de bem, ainda pior é igualá-los aos bandidos só pela posse de uma arma e o uso dela em legítima defesa num país onde há mais de 50 mil homicídios por ano pelas mãos dos mesmos bandidos.

E é tão fácil exigir habilidade dos outros por trás de um teclado.
Anônimo disse…
A defesa deveria ter sido a lei? Ponha-se no lugar do promotor, o que faria? Jogaria um código penal no agressor? Realmente, puxar o gatilho qualquer bandido é capaz, mas são inúmeros os casos de pit boys que matam espancando, geralmente filhinhos de papai que sabem que ficarão impunes.
Anônimo disse…
Nao vejo o caso sendo como de pitboys, alem do mais uma mulher bonita esta sujeita a galanteios ainda mais em uma praia...ja imaginaram se todos resolvem matar pelo simples fato de que mexeram com sua mulher? Acho que bneste caso pelo fato dele ser sim estudado e com o cargo que tem deveria ter tido cabeça fria pra resolver a situaçao e nao seimplesmente matar, e ao que consta ele nao tem autorizaçao para andar armado. Uma vida foi interronpida por motivo banal, isso sim é o que consta, perder o cargo é pouco, espero q desta vez seja mesmo pra valer, pois este rapaz nao tem nem moral e nem tampouco equilibrio pra continuar a ocupar um cargo destes.
Anônimo disse…
Ele tem sim, o direito e o DEVER de andar armado, pois cabe à ele a responsabilidade de resguardar a sua segurança. Os promotores, policiais militares, policiais civis, etc... podem (e devem) ter porte de arma, pois são agentes da lei. E o problema não foi os galanteios mas sim as consequencias desses galanteios.... Se você estivesse com sua esposa ou namorada e um bando de rapazes (mesmo te vendo ao lado dela) começasse a canta-la (usando inclusive palavras de baixo calão) você simplesmente colocaria seu r... entre as pernas e sairia sem um mínimo de dignidade e respeito a sua acompanhante...
Acho que não, como uma pessoa educada e civilizada exigiria respeito... E é neste momento que vem a falta de limites e respeito desse bando de rapazes, que de uma forma nada amigável (para não dizer animalesca) partiram para cima de UM HOMEM que não viu outra maneira de se defender. Acho que se ele não tivesse tomado essa atitude a sua vida é que acabaria sendo ceifada de uma maneira brutal...
Talvez aí o blog estaria sendo para defende-lo... Ou não, afinal, eu nunca vi tanta mobilização em defesa de um policial ou um promotor assassinados... Lamentável!!!!!!!!
Anônimo disse…
Aquele anônimo, que defende os pit boys, me diga a que praia você leva a sua mulher, pra eu ir até lá mexer com ela. Assim tenho certeza que você não vai fazer nada, pois você não acredita que elas tenham dignidade, e certo que existem pessoas como você sem hombridade de defender a própria mulher. A, só pra alertar, com a minha não mexam.
Anônimo disse…
hahaha
esse Alessandro é PODRE
Anônimo disse…
Esta certo este promotor mecheram com a mulher dele com ele ao lado,foram folgados mereceu isso mesmo,eu faria o mesmo,só porque eram bombados e o promotor pequeno quiseram mecher e levaram as azeitonadas de pt,meus parabéns ao promotor.
Anônimo disse…
Esta certo foram folgados com ele!!!!parabens a este promotor.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo