Pular para o conteúdo principal

Governo britânico quer pôr sua polícia em aeroporto brasileiro

Veja que arrogância: o governo britânico quer que o seu departamento de imigração tenha um posto no aeroporto internacional de Cumbica para impedir que brasileiros viajem ilegalmente para a Grã-Bretanha, o que, na prática, significaria que o Brasil abriria mão de sua soberania.

PeterCollecott_embaixadorbritanico Correspondência com essa proposta foi entregue pessoalmente pelo embaixador Peter Collecott (foto) no dia 3 de julho aos ministros Celso Amorim (Itamaraty) e Tarso Gênero (Justiça). A notícia está no Estadão de hoje.

Não sei qual foi a resposta dos ministros brasileiros, mas ela deveria ser assim: “Caro Collecott: sugerimos que o senhor vá à merda”.

A proposta britânica ocorre dois meses após de o Brasil ser colocado na lista negra dos países de elevado índice de imigrantes ilegais, fazendo companhia a Bolívia, Malásia, África do Sul, Botsuana, Namíbia, Venezuela, Trinidad e Tobago, Lesoto, Suzazilândia e Ilhas Maurício.

As pessoas desses países que chegam à Grã-Bretanha passam no aeroporto por uma rigorosa fiscalização.

Se quiser sair da lista, o Brasil terá de aceitar policiais britânicos no aeroporto de Cumbica, para, juntamente com os agentes da Polícia Federal, checar os documentos de quem estiver (ou pretender) embarcar para a Grã-Bretanha. Além disso, pela proposta, os britânicos dariam treinamento aos funcionários das companhias aéreas brasileiras sobre como avaliar a autenticidade dos passaportes e demais documentação.

De fato, o problema de imigrantes brasileiros ilegais tem aumentado na Grã-Bretanha, mas querer intervir no aeroporto internacional do Brasil é uma petulância dos britânicos que exige uma resposta firme e contundente do governo brasileiro.

Claro, não precisa xingar o embaixador britânico no Brasil, como sugeri. Mas, em termos polidos da diplomacia, Amorim poderia dizer responder algo que tivesse o mesmo sentido.

Informalmente, Amorim poderia dizer: “Peter, vá catar coquinhos”.

ATUALIZAÇÃO

O presidente Lula considerou inaceitável a proposta apresentada por Peter Collecott. Em contrapartida, o embaixador disse que a partir do próximo ano a Grã-Bretanha passará a exigir visto de entrada de brasileiros. Se a decisão for confirmada, o Brasil adotará a política de reciprocidade e também exigirá visto dos britânicos.

> Lula pede que países europeus não persigam os brasileiros. (junho de 2008)

Brazucas.

Comentários

Redivu disse…
Mesmo sem termos os ingleses em território nacional,já acontece na pratica pra quem pretenda viajar para os E:U:A via TAM....e iisso aconteceu comigo em 2001,aquando da minha saida do Brasil para a Inglaterra.Infelizmente nesse altura os proprios funcionarios da TAM fizeram esse papel e me impediram de embarcar para a Inglaterra com conexão em Miami.....
Por desconhencimento e falta de informação minha,,,acabei por concordar...O Brasil jamais podera aceitar esse tipo de situação......
Anônimo disse…
Esses ingleses arrogantes já maltratam brasileiros na entrada de seu país há muito tempo. Minha irmã de 22 anos, foi estudar lá, com curso de inglês pago, família esperando por ela e foi barrada no aeroporto. Deixada em uma salinha por 4 horas, sem comida e sem água. Entrevistada e reentrevistada mil vezes, chegaram a insinuar que ela seria uma prostituta e depois ela foi colocada de volta em um avião para seu último destino, que havia sido Paris. Minha família sofreu muito e perdeu um grande investimento. Política de reciprocidade neles, já!
Paula - Curitiba PR
Anônimo disse…
Os ingleses querem dar uma de imperialistas em cima do Brasil. Ora, como são ridículos!
Anônimo disse…
A encrenca toda é por causa da tal imigração ilegal. Vocês sabem o que é imigração ilegal? Imigração ilegal é quando pessoas estrangeiras entram num país como turístas e começam a residir ou trabalhar clandestinamente, isto é, sem permissão da legislação local. Então, lembrem-se que a Amazônia é nossa e Londres é deles.
Anônimo disse…
quero que policia britanica veja os trabalhadores de hipicas e jockeys pois é lá que se concentra os ilegais do pais deixam seus filhos aqui no Brasil passando nescessidades e abandonam suas esposas para ficarem com todas as faceis da grã brethanha meu amigo que mora na grã bretanea me contou que cada saida é uma mulher diferente que eles levam para casa toda vez que saem para o tal do pub aqui é bar abraços
POLICIAIS DA GRÃ BRETANHA E LONDRES SE MECHAM MANDEM DE VOLTA ESSA TURMA QUE ESTÃO ILEGAIS

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica