Pular para o conteúdo principal

Pai desespera-se com a morte do filho metralhado por PMs




O desabafo do taxista Paulo Roberto Amaral, pai do menino morto pela rajada de uma metralhada da PM do Rio, é de uma pungência inédita, nunca vista, mesmo neste país em que as fortes emoções se vulgarizaram, se tornaram baratas, de tanta que é a violência.

É mais que um desabafo. É um choro sem lágrimas de uma vítima indefesa da brutalidade patrocinada pela incompetência do Estado. É o lamento de uma pessoa castigada com crueldade por quem deveria proteger a sua família, por quem é sustentado com o pagamento de seus impostos pagos com dinheiro honesto. É o grito de desespero que não é só dele, mas de todo nós.

Para quem ainda não sabe e também para que fique registrado neste blog, aqui vai um resumo do drama de Amaral e de sua família: no domingo (6), às menino_baleado19h40min, dois PMs acharam que o carro conduzido pela advogada Alessandra Soares, mulher do taxista, fosse de bandidos em fuga e foi metralhado. Dentro do carro, estavam os dois filhos de casal, um bebê de 9 meses e outro, João Roberto (foto), de 3 anos. João teve morte cerebral nesta  segunda: ele foi alvejado por três balas. Uma pegou o seu glúteo esquerdo, outra raspou a orelha esquerda e terceira se alojou na parte frontal do seu cérebro.

Um homem viu os policiais atirarem – foram mais de 30 balas -- e seu testemunho é de que eles agiram como estivessem executando supostos bandidos, sem se darem conta de que ao volante estava uma mulher desesperada, que jogou uma bolsa de criança para fora, de modo a mostrar que ali estavam seus filhos. Por pouco a Alessandra e o bebê também não foram assassinados. Ela ficou ferida por estilhaços.

A testemunha desmente a versão dos dois PMs de que o carro da Alessandra estava em fogo cruzado, em meio a um tiroteio, e que foi atingido pelas balas dos bandidos. O Fiat Stilo preto (que teria acabado de ser roubado) dos bandidos já estaria longe, ele passou em alta velocidade pelo Palio Weekend grafite da advogada.

“Eles (os policiais) primeiro atiraram e só depois é que gritaram ‘sai’”, afirmou a testemunha.

Depois de prestarem depoimento à polícia civil, os PMs foram presos administrativamente por 72 horas. 

Na tarde desta segunda, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, convocou a imprensa para dizer o óbvio, o que todo mundo sabe: que houve uma “tragédia”, que “faltou preparo” aos policiais, que faltou "raciocínio aos PMs", que foi uma “atitude desastrosa”.

A entrevista de Beltrame teve o tom de que a culpa é  apenas dos dois policiais,  como se ele estivesse  isento de responsabilidade. Ele e as demais autoridades que estão fracassando na guerra contra crime; e a população não sabe a quem deve temer mais, se os bandidos ou se os policiais, com o agravante de que nem sempre é possível diferenciar uns dos outros.


FRASE. “Que dor! O sofrimento desse homem é sem fim.” (do leitor Fernando, 23, via Youtube)

 

> Vídeo desmente a versão dos PMs de que carro estava no meio de tiroteio.

Comentários

BELUGA NA CHINA disse…
Os dois casos, o do MEDICO acima, e o do GAROTO morto covardemente, ambos ficarao impunes. As "otoridades" brasileiras sao corporativas ou desonestas mesmo. O POVO, esse e um mero detalhe. Alem do mais, os que acham que pensam e contribuem para as mudancas que requer o Brasil, os que tem educacao e poderiam ser os formadores de opinioes, simplesmente se abstem ou se acorvadam para nao se comprometerem ou perderem a sua mamata com a VIUVA. Em suma, o povo brasileiro e um eterno RESIGNADO. Alguns pensam que apenas com as CHARGES ironicas, os bons artigos e textos escritos na midia parcialesca, passeatas com slogans "QUEREMOS JUSTICA" e similares irao mudar a situacao. As grandes nacoes so mudaram quando houve derramamento de "blood" dos grandes. Quem tem C. tem medo. Enquanto nao acontece, aguentem os bolsas esmolas, a rede BOBO com suas xuxas, novelas, faustoes, e galvoes. AH! Esqueci, estao acabando com o futebol tambem. FUI.....
Paulo Lopes disse…
Belunga! Você sumiu, cara! E foi justamente um pouco antes dos terremotos na China. Tudo bem? Sobreviveu intacto? E volte sempre. Principalmente agora que estão chegando as Olimpíadas de Pequim. Você precisa descer um pouco o pau também na China, Belunga! Fica mais fácil para você, que está aí, do que para mim. Abraço.
Roberta Mix disse…
Nossa! Que triste isso... hoje em dia é difícil saber o que é pior: polícia ou bandido?

Fiquei emocionada com o depoimento do pai. Que sofrimento, viu!
Anônimo disse…
Esse não é o vídeo onde ele mostra seu verdadeiro desespero...em que ele descarrega suas emoções nos verdadeiros culpados...os polícias despreparados do Rio de Janeiro...há um outro vídeo mais emocionante..., mas não acho, será que já censuraram????

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Repercute na internet a declaração do ator Paulo César Pereio à Veja desta semana de que a estátua do Cristo Redentor deveria ser implodida. Ele até estaria planejando uma campanha para obter adeptos à sua proposta. Ele isse à revista: “Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem. O morro onde ela está é lindo. O Cristo só atrapalha o visual do lugar.” Igreja quer indenização do filme que destroçou o Cristo Redentor. fevereiro de 2010 Ambientalistas do Peru criticam estátua rival do Cristo Redentor. junho de 2011

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo